Mateus Melis • 21/12/2022
O ano novo está chegando e a expectativa pelo novo concurso unificado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) só aumenta!
Conforme informado pelo Direção Concursos no dia 15/12, a Câmara dos Deputados derrubou o veto presidencial que proibia alteração da escolaridade para o cargo de Técnico Judiciário. Com a queda do veto, editais para esse cargo podem passar a exigir o nível superior de formação.
TSE Unificado, Tribunais de Justiça, TRTs e TRFs… 2023 definitivamente é o ano dos tribunais. Para se diferenciar da multidão que vai fazer essas provas você PRECISA se diferenciar.
Clique no botão abaixo e saia na frente:
Com a derrubada do veto, muitos concurseiros questionam se o concurso TSE unificado vai aderir ao novo requisito. Mas e aí? Será preciso ter nível superior para ser aprovado nos cargos de técnico do edital TSE unificado?
A resposta é sim. Conforme explicado pelo professor Victor Dalton, as partes do processo correspondentes ao projeto apreciado são encaminhadas à promulgação do presidente. Em caso de omissão, a promulgação será feita pelo presidente ou vice-presidente do Senado Federal.
“Uma vez promulgado, editais publicados no dia seguinte já devem incluir a exigência (de nível superior)”, relatou Victor Dalton.
Vale a pena ressaltar que o texto da minuta já está pronta, mas ainda não houve a publicação do texto da mudança.
O Direção Concursos já entrou em contato com o TSE para obter mais informações sobre a possibilidade de o certame unificado exigir nível superior para o cargo de Técnico Judiciário!
É importante reforçar que a mudança impacta somente editais da Justiça Federal que ofertam o cargo de Técnico Judiciário, como: Tribunais Regionais Federais (TRFs), Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), concurso TSE unificado e etc.
Um edital unificado oferta, em um único documento, vagas para diversos órgãos de forma centralizada. No caso do concurso TSE unificado, além das oportunidades para o Tribunal Superior Eleitoral, o certame ofertará também vagas para diversos TREs.
Além do TSE, diversos Tribunais Regionais do Trabalho também devem participar do edital unificado. Veja uma lista dos TREs que já manifestaram interesse no certame:
De acordo com dados levantados pelo Direção Concursos, os Tribunais Regionais Eleitorais e o TSE possuem, ao todo, 532 cargos vagos. Do total, 341 vacâncias correspondem ao cargo de Técnicos. Para o quadro de Analistas são 191 vacâncias.
Confira detalhes no vídeo na íntegra!
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.