
As Agências Reguladoras Federais têm se manifestado sobre o alto déficit de servidores em atuação, o que pode significar a realização de novos concursos públicos, em breve.
Trata-se de uma nota conjunta divulgada pelas 11 Agências Reguladoras Federais sobre a situação crítica em que se encontram devido ao corte orçamentário de, aproximadamente, 20%. De acordo com as autarquias, o corte pode inviabilizar a realização das ações necessárias para que se possa minimamente continuar a fazer uma boa regulação.
Além disso, as Agências enfrentam mais uma dificuldade: o déficit no quadro de pessoal. Isso porque mais de 65% dos postos de trabalho estão vagos em consequência de aposentadorias e exonerações de servidores. Por outro lado, as autorizações para realização de novos concursos não têm sido suficientes para amenizar esta defasagem.
Confira trecho da nota divulgada pelas Agências Reguladoras:

Vale lembrar que diversos provimentos serão realizados por meio do Concurso Nacional Unificado, que para as Agências Reguladoras, ofertará o seguinte quantitativo de vagas:
- ANEEL – Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia: 30 vagas;
- ANS – Especialista em Regulação de Saúde Suplementar: 35 vagas;
- ANTAQ – Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários: 30 vagas;
Outras Agências, no entanto, optaram por realizar seus certames individualmente, como é o caso da ANTT, Anvisa, ANAC e ANA.
Confira, a seguir, pedidos de autorização para a realização de novos concursos de Agências Reguladoras:
Já imaginou ter um emprego estável por toda a vida? Sua aprovação em concursos públicos, com o auxílio de ferramentas e materiais de alta qualidade, pode ser mais acessível do que você pensa.
ANAC solicita 476 vagas – concursos Agências Reguladoras
A Agência Nacional de Aviação Civil enviou ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI) um novo pedido de autorização para realização de concurso público. O ofício foi assinado pelo diretor-presidente da ANAC, Tiago Sousa Pereira, no último 28 de maio.
De acordo com o documento, a ANAC solicita 476 vagas imediatas de níveis médio e superior, além de oportunidades em cadastro reserva, para os seguintes cargos:
- Analista Administrativo (n. superior): 89 vagas;
- Especialista em Regulação de Aviação Civil (n. superior): 176 vagas;
- Técnico Administrativo (n. médio): 58 vagas; e
- Técnico em Regulação de Aviação Civil (n. médio): 153 vagas.
Segundo a autarquia, a previsão é que os novos cargos possam ser providos a partir de 2026.
ANM solicita 1.072 vagas – concursos Agências Reguladoras
Em abril de 2024, uma solicitação para autorização de novo concurso para a Agência Nacional de Mineração foi enviada ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
O pedido prevê o provimento de 1.072 vagas de níveis médio e superior, distribuídas entre os seguintes cargos:
- Especialista em Recursos Minerais: 589 vagas;
- Analista Administrativo: 123 vagas;
- Técnico em Atividades de Mineração: 225 vagas; e
- Técnico Administrativo: 135 vagas.
Ancine solicita 36 vagas – concursos Agências Reguladoras
Já em maio, um novo concurso Ancine também foi solicitado ao MGI. O documento, assinado pelo Diretor-presidente do órgão, Alex Braga, visa o provimento de 36 oportunidades na Agência Nacional de Cinema.
O pedido aponta que as vagas solicitadas correspondem ao total de 10,14% do quadro pessoal de servidores da agência. Ainda não existem informações sobre as carreiras que serão contempladas com o possível novo concurso Ancine, contudo, o último edital ofertou vagas para Analista e Especialista.
Novo canal do Direção no WhatsApp
Agora o Direção tem um canal EXCLUSIVO para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais. Não perca tempo e entre agora!
Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: