Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

A importância da prova discursiva – Parte 3

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Sergio Varella10/04/2020

10/04/2020

E continuamos na compreensão da importância da prova discursiva para concurso público. Redação, Estudo de caso ou Peça Técnica? Não importa. Ela sempre é muito importante.

O texto de hoje foi feito com ajuda da Raquel (https://www.instagram.com/raquel_ojaf/). Essa menina faz de tudo. Vejam o instagram dela. É coach, é atleta, é professora…

“Quando começamos a estudar para concurso, e depois de algumas reprovações, a preocupação passa a ser atingir a pontuação mínima para ter a parte da prova discursiva corrigida. Essa preocupação é genuína no início, mas é preciso tomar cuidado para não demorar demais para começar a ter uma dedicação maior para uma boa pontuação na parte subjetiva da prova.

Muitas vezes, esse período de estudos (até conseguir uma correção de discursivas) é longo demais e, por conta da grande concorrência, a discursiva só é corrigida quando a quantidade de conteúdo estudada já é suficiente para uma boa classificação final também. Nessa realidade, pode acontecer uma das situações mais tristes: uma excelente nota na prova objetiva, mas (como deixou a preparação da a discursiva em segundo plano) uma queda de 300 ou 400 posições depois da correção da parte subjetiva. Essa diferença significa tomar posse ou não! Em um tribunal aconteceu o seguinte comigo: estava na posição 37 e fui eliminada com a correção da discursiva, se tivesse uma nota boa nessa parte, poderia ter passado para os primeiros lugares!

Às vezes a diferença nem é tão grande, mas é determinante: no TRTSC a candidata estava em 4 lugar com o resultado da prova objetiva, depois da discursiva e considerando as chamadas das cotas, passou para posição 22. Nessa mesma prova, um amigo que estava na posição 16, foi para a posição 9. Resultado? Ele tomou posse em 2018 e ela ainda aguarda nomeação (torcendo para que o concurso não vença).

Viram aí a importância da prova discursiva para seu concurso??

Penso que não há desespero maior que estar garantido dentro das vagas com a nota objetiva e descobrir, com a nota da discursiva, que não há a menor chance de ser nomeado. O sentimento é de que todo o estudo foi em vão. Não foi uma ou duas vezes que isso aconteceu: há casos de candidatos que estavam entre os 50 primeiros de tribunal e caíram para depois da posição 300 com a correção da discursiva. Você já deve ter ouvido alguém se lamentar por causa disso. Não seja essa pessoa.

Não espere passar por essa situação para começar estudar para essa parte tão relevante da prova. Você não precisa passar por esse sofrimento. O estudo precisa ser conjunto e equilibrado. Não espere estar tendo as questões discursivas corrigidas para começar a se dedicar para elas.  Não permita que a nomeação escorra por entre os dedos.”

Gostaram do texto de hoje? Muito massa né?

Vou abrir um parêntese e falar um pouco sobre um ponto crucial na sua preparação para prova discursiva.

A importância de ter alguém corrigindo a sua prova discursiva.

Para isso, quero chamar atenção a uma característica inerente a nós, seres humanos. Nossa razão (ou seria a emoção?) sempre tenta nos defender. Acho que faz parte da evolução humana. Todavia, para o mundo dos concursos isso pode ser um problema. Todo erro que você comete em casa é relativizado.  Prontamente você apresentará uma desculpa.

– Ahh, só errei porque não prestei atenção, mas na hora da prova isso não vai ocorrer. – O cachorro me atrapalhou. Na prova não teremos cachorros na sala. Esse erro não vai acontecer. – A campainha tocou… – Meu filhou entrou no quarto… – Meu namorado ligou e eu estava morrendo de saudades.

A grande questão é que na prova você tem outros fatores que vão te atrapalhar. O cachorro será o nervosismo. A falta de atenção será a pressa, com tempo limitado. A campainha, o vizinho abrindo um pacote de salgadinhos. O filho, o fiscal que vai te abordar para assinar a lista. E assim, por diante.

Diante desse cenário, é importantíssimo que você tenha uma terceira pessoa corrigindo as suas questões discursivas. Pode ser um familiar que tenha facilidade com escrita de textos, um amigo que estuda para concursos, um colega de faculdade, etc.

Mesmos que eles não sejam especialistas em concursos, já terão uma visão mais isenta da sua resposta e menos condescendente do que você avaliando a si mesmo.

-Uma outra possibilidade é a contratação do curso com correção individualizada de um especialista em concursos. A grande vantagem é que agora além da visão externa, você terá uma correção utilizando os mesmos critérios que a banca de seu concurso usará e ainda contará com sugestões de como melhorar o seu texto.Aqui no Direção contamos com diversos cursos com correção individualizada para vocês se preparar para prova discursiva e arrasar em seu concurso. Entre em contato com nosso pessoal de apoio e eles te orientarão na aquisição. Ou me procurem diretamente nas redes sociais e terei prazer de ajudá-los.

https://www.instagram.com/profsergiovarella/

Nesse tipo de curso, cada aluno terá direito a um número específico de correções individualizadas e poderá escolher entre os temas propostos na aula. Ele deverá desenvolver uma discursiva a partir de proposta única relacionada ao seu edital, que podem ser temas gerais de atualidades ou temas específicos de determinada matéria. Você deverá simular a resolução da prova como se estivesse no dia do concurso e utilizar as técnicas que serão passadas ao longo do curso.

Os temas serão postados na área do curso e você poderá escolher a ordem que irá responder. Assim, pode começar pelo tema que tem mais facilidade para começar a praticar, caso prefira.

Sugiro que toda semana você faça pelo menos uma das propostas. Isso faz com que você vá recebendo o feedback do professor e ajustando a técnica para próxima discursiva. Se você fizer todas de uma vez e me enviar, não terá como ir aprimorando a técnica com a ajuda de um especialista.

E o melhor, não se preocupe se comprou o curso muito perto da prova. As correções de discursivas têm validade de um ano a contar da contratação ou até 15 dias antes da realização da prova (o que for maior. Além disso, cada questão que você enviar será respondida e enviada corrigida para você em até 7 dias úteis.

Vejam dois depoimentos sobre o curso com correção individualizada.

Aproveitem para conhecer nossos cursos para prova discursiva para concurso público aqui no Direção.

https://www.direcaoconcursos.com.br/cursos/professor-professor-sergio-varella

Para quem não viu segue link para nossos posts anteriores sobre o assunto.
https://www.direcaoconcursos.com.br/artigos/a-importancia-da-prova-discursiva-redacao-estudo-de-caso-peca-tecnica-questao-etc-parte-1/

https://www.direcaoconcursos.com.br/artigos/a-importancia-da-prova-discursiva-redacao-estudo-de-caso-peca-tecnica-questao-etc-parte-2/

Quem quiser mais informações sobre discursivas e o mundo dos concursos, aproveita para me seguir no Instagram https://www.instagram.com/profsergiovarella/

Grande abraço.

Prof. Sérgio Varella

Coordenador de Discursivas e Recursos

#concursopublico#provadiscursivaconcursodiscursiva
Sergio Varella

Sergio Varella

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 14

Artigos Relacionados

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.