Heitor Ferreira • 18/09/2024
18/09/2024Salve, salve, concurseiro! Sou o professor Heitor Ferreira, seu professor de redação e coordenador de discursivas aqui no Direção Concursos, hoje vamos falar um pouquinho sobre redação e sobre a banca IBFC, que organizará o próximo concurso Correios.
Serão ofertadas 3.468 vagas no próximo edital, e apenas os benefícios dos servidores dos Correios podem passar de R$ 4,5 mil!
Bem, temos que destacar as características, prerrogativas e a organização dessa banca na realização das provas. Quer acompanhar todas essas dicas e ficar por dentro da banca? Continua aqui comigo!
Se você sempre diz que não tem tempo para estudar ou para resolver seus problemas, este e-book vai te ajudar! Já te adianto: você TEM tempo para estudar. Confira as dicas do Prof. Ronaldo e começa agora sua preparação!
Clique no botão abaixo, e garanta seu e-book gratuito:
QUERO O MEU MATERIAL GRATUITO!
Estamos falando sobre redação e já adianto para você: se tem redação na sua prova do concurso Correios já pode ficar comigo, porque a banca IBFC é uma banca tradicionalista.
Ela segue à risca o núcleo básico de redação dissertativa-argumentativa, com um padrão muito bom e organizado. Dito isso, vamos ao que interessa! Bora para muito conteúdo para você evoluir dentro da sistemática de hoje, meu aluno concurseiro. Conheça a banca IBFC para que possamos iniciar os nossos trabalhos!
Primeiramente, trago a informação mais importante: a banca IBFC é uma banca tradicional. Como toda banca tradicional, ela gosta de trabalhar com o texto dissertativo-argumentativo no padrão clássico. E o que seria esse padrão clássico?
Não tem segredo: se você quer êxito na banca IBFC, siga esse padrão clássico. Tecnicamente, pense em uma boa progressão textual, bons conectivos e períodos adequados. Assim, você já tem grandes chances de ter êxito e fechar sua redação com uma boa nota.
Quando falamos de redação para a banca IBFC, precisamos cuidar de detalhes técnicos, como a organização estrutural, a progressão de ideias e a divisão de períodos. Para não sofrer com a banca IBFC, vou te mostrar um caminho.
Vamos montar um esqueleto básico, um quadro com quatro colunas:
Em cada parágrafo, defina o primeiro período com conectivos como “no que concerne”; “mormente”; “outrossim” e “em síntese”. Assim, você terá um esqueleto prévio para iniciar seus primeiros parágrafos de forma organizada.
Agora, para o segundo período de cada parágrafo, você pode usar conectivos como “dito isso”; “assim como” e “deste modo”. No terceiro período, gosto de trabalhar com “assim”; “ademais” e “por fim”. Essa tabela básica te ajuda a nunca mais ficar em dúvida sobre como começar cada parágrafo.
Se quiser um texto mais simples, pode usar conectivos alternativos como “ao se falar sobre“, “em primeiro plano” e “por fim“. A IBFC é uma banca clássica, então você precisa ser direto dentro dessa organização.
Você pode variar os conectivos, mas a estrutura precisa ser bem definida. Agora, pensando na IBFC, o núcleo básico do texto precisa de uma introdução que evidencie a tese. O texto dissertativo-argumentativo exige isso para que você tenha um bom domínio técnico.
No desenvolvimento, o objetivo é promover um debate teórico e sustentar o posicionamento. Sugiro que você trabalhe com dois parágrafos de desenvolvimento, no máximo três, para organizar melhor seus argumentos. Cada parágrafo de desenvolvimento precisa ter um crescimento sistêmico, com o argumento mais fraco no início e o mais forte no final.
Na conclusão, para a banca IBFC, mantenha-se simples, direto e objetivo. Retome as ideias debatidas e dê o tom de encerramento. Você pode também trazer uma proposta de solução ou intervenção, mas isso não é obrigatório para a IBFC. Agora você já conhece a estrutura e a sistemática da banca.
Sempre lembre-se de trabalhar com uma boa progressão textual, tanto intra quanto interparágrafo. A progressão intra refere-se à organização dentro de cada parágrafo, enquanto a inter refere-se à conexão entre os parágrafos.
Escolher conectivos adequados para essa transição é vital para seu progresso técnico!
Se você tem dificuldade em produzir textos no estilo dissertativo-argumentativo, que é mais reto e direto, sugiro que organize bem o seu projeto de texto. Divida seu brainstorming em três etapas:
Isso vai te ajudar a ter clareza sobre como organizar seu texto antes mesmo de começar a escrevê-lo.
Então é isso, meu aluno! Se você quer lograr êxito na banca IBFC e no concurso Correios, siga essas dicas, organize seu texto e pratique. Espero que tenha ajudado e que você coloque tudo isso em prática.
Grande abraço do professor Heitor Ferreira,
e vamos juntos até a sua aprovação!
Na Black Friday do Direção Concursos, estamos oferecendo o MENOR PREÇO DO ANO pela nossa Assinatura Vitalícia durante todo mês de novembro!
Isso mesmo, você pode PAGAR MENOS e garantir o acesso a uma plataforma completa, desenhada para te levar até a aprovação que você tanto busca em mais de 500 concursos.
E não adianta deixar para depois: a condição especial tem data para acabar, então seja rápido!
Com a Assinatura Vitalícia, você vai ter em mãos mais de 500 cursos completos, em vídeo e PDF, que cobrem todos os detalhes dos principais concursos do país; acesso direto aos nossos professores com o tira-dúvidas, sem enrolação, respondendo o que você realmente precisa; ao Sistema de Questões que coloca sua preparação à prova e te ajuda a dominar cada assunto até a aprovação e muito mais.
Toque no banner abaixo e acesse a página para DAR O PASSO QUE VAI MUDAR SUA VIDA
Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Erick Alves • 1 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos testar os conhecimentos sobre os principais temas presentes na lei n° 14.133. É provável que, ao resolver as questões, você perceba “lacunas de conhecimento”, aspectos que precisa reforçar, assuntos que precisa reler etc. Se isso acontecer, volte às […]
Erick Alves • 1 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos falar sobre os critérios de julgamento, presente nos artigos 33 a 39 da lei n° 14.133. Além de tratar sobre a forma como se dará o julgamento das propostas, iremos abordar também quais critérios de julgamento podem ser utilizados […]
Jornalismo Direção Concursos • 1 de novembro de 2024
Você já ouviu falar de concurso público? A maioria das pessoas com certeza responderia que sim! Mesmo que sendo muito comentado, concurseiros iniciantes ainda tem dificuldades em alguns aspectos que podem parecer simples mas podem ser mais complicados em determinados editais! Uma dúvida popular é como se inscrever! O que pode parecer fácil em um primeiro momento […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.