admin • 20/07/2023
20/07/2023Fala, meu aluno! Tudo bem contigo? Segue abaixo recurso para a questões de estatística da prova da SEFIN/FORTALEZA.
131. A média amostral é uma estatística suficiente para a estimação do parâmetro desconhecido b
O examinador deu uma escorregada no gabarito. O recurso está bem fundamentado, inclusive utilizei como fonte um livro estudado no curso de estatística da Universidade de Brasília – UnB, livro da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, referência no estudo de estimadores suficientes.
Vamos ao recurso:
Prezada banca, dizemos que a estatística T = T (X1, . . . , Xn) é suficiente para θ, quando a distribuição condicional de X1, . . . , Xn dado T for independente de θ (Bolfarine, INTRODUÇÃO À INFERÊNCIA ESTATÍSTICA,2001, Definição 2.2.1, p.20). Pelo critério da Fatoração de Neyman, sejam X1, . . . , Xn uma amostra aleatória da distribuição da variável aleatória X com função de densidade (ou de probabilidade) f(x|θ) e função de verossimilhança L(θ; x). Temos, então, que a estatística T = T (X1, . . . , Xn) é suficiente para θ, se e somente se, pudermos escrever L(θ; x) = h(x1, . . . , xn) × g(θ,T), onde h(x1, . . . , xn) é uma função que depende apenas de x1, . . . , xn (não depende de θ) e g(θ,T) depende de θ e de x1, . . . , xn somente através de T (Bolfarine, INTRODUÇÃO À INFERÊNCIA ESTATÍSTICA,2001, Teorema 2.2.1, p.22). Com isso, dada uma estatística T = Σxi, tem-se que a função de verossimilhança de f é dada por: L(θ;x) = (2^n) × e^(-2Σxi + 2bn) × I(x⩾b), onde I(x⩾b) é a função indicadora e a notação m^c equivale a m elevado a c. Tal função pode ser reescrita da seguinte forma: L(θ;x) = [(2^n)] × [e^(-2Σxi) × e^(2bn) × I(x⩾b)], isto é, L(θ;x) pode ser escrita pelo produto das funções h(x1, . . . , xn) = 2^n (uma função que não depende do parâmetro) e g(θ,T) = e^(-2T) × e^(2bn) × I(x>=b) (uma função que depende da estatística T e do parâmetro b), portanto T é uma estatística suficiente para o parâmetro b. Por fim, como T = Σxi é equivalente à estatística T’ = Σxi/n = média amostral, tem-se que a média amostral também será uma estatística suficiente para o parâmetro b (Bolfarine, INTRODUÇÃO À INFERÊNCIA ESTATÍSTICA,2001, Exemplo 2.3.2, p.25). A partir do exposto, sugere-se à douta banca a alteração do gabarito do item para certo.
Professor Pedro Felippe (Direção Concursos)
Matemática, raciocínio lógico, matemática financeira e estatística
Auditor Fiscal de Tributos de Roraima
Não deixe de me seguir nas redes sociais:
Na Black Friday do Direção Concursos, estamos oferecendo o MENOR PREÇO DO ANO pela nossa Assinatura Vitalícia durante todo mês de novembro!
Isso mesmo, você pode PAGAR MENOS e garantir o acesso a uma plataforma completa, desenhada para te levar até a aprovação que você tanto busca em mais de 500 concursos.
E não adianta deixar para depois: a condição especial tem data para acabar, então seja rápido!
Com a Assinatura Vitalícia, você vai ter em mãos mais de 500 cursos completos, em vídeo e PDF, que cobrem todos os detalhes dos principais concursos do país; acesso direto aos nossos professores com o tira-dúvidas, sem enrolação, respondendo o que você realmente precisa; ao Sistema de Questões que coloca sua preparação à prova e te ajuda a dominar cada assunto até a aprovação e muito mais.
Toque no banner abaixo e acesse a página para DAR O PASSO QUE VAI MUDAR SUA VIDA
admin
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Erick Alves • 7 de novembro de 2024
Olá! Aqui é o Erick Alves, professor de Direito Administrativo aqui no Direção Concursos. Nesse texto, vamos discorrer sobre a recente decisão do STF e seus efeitos práticos, abordando os seguintes tópicos: 1. Contextualização Histórica do Regime Jurídico Único no Brasil; 2. A Decisão Recente do STF e Seu Impacto na Flexibilização dos Modelos de […]
Erick Alves • 7 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos testar os conhecimentos sobre os principais temas presentes na lei n° 14.133. É provável que, ao resolver as questões, você perceba “lacunas de conhecimento”, aspectos que precisa reforçar, assuntos que precisa reler etc. Se isso acontecer, volte às […]
Erick Alves • 7 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos falar sobre os critérios de julgamento, presente nos artigos 33 a 39 da lei n° 14.133. Além de tratar sobre a forma como se dará o julgamento das propostas, iremos abordar também quais critérios de julgamento podem ser utilizados […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.