Leticia Bastos • 30/08/2021
30/08/2021Oi, gente. Tudo bem com vocês?
Hoje comentaremos um pouquinho sobre a discursiva da prova da Polícia Civil do Alagoas – PCAL. Acredito que todos acharam muito tranquilo o tema da redação, pois o tema da mulher, além de ter sido cobrado várias vezes este ano, também é um assunto que foi e está sendo muito discutido em todos os meios, não é mesmo?
O nosso tema foi: Polícia Civil e o combate à violência doméstica. Contudo, lembre-se que esse é o tema macro, então temos de analisar os elementos micro da redação. Vamos lá?
De acordo com o art. 5º da Lei Maria da Penha, violência doméstica e familiar contra a mulher é “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”.
A violência contra a mulher tem como origem a construção desigual do lugar das mulheres e dos homens nas mais diversas sociedades. Portanto, a desigualdade de gênero é a base de onde todas as formas de violência e privação contra mulheres estruturam-se, legitimam-se e perpetuam-se.
A desigualdade de gênero é uma relação de assimetria de poder em que os papéis sociais, o repertório de comportamentos, a liberdade sexual, as possibilidades de escolha de vida, as posições de liderança, a gama de escolhas profissionais são restringidas para o gênero feminino em comparação ao masculino.
As causas, portanto, são estruturais, históricas, político-institucionais e culturais. O papel da mulher foi por muito tempo limitado ao ambiente doméstico, que, por sua vez, era uma propriedade de domínio particular que não estava sujeita à mesma legislação dos ambientes públicos.
Além disso, causas culturais, por exemplo, poder-se-ia citar, por exemplo, sobre o patriarcado, visto que, ainda hoje, o homem é visto como figura principal dentro de casa, como ser soberano e a mulher, consequentemente, vista como ser submisso.
A Polícia Civil (PC) atua diretamente com as mulheres que sofrem tal abuso. Vale lembrar que é a PC que faz o primeiro atendimento da mulher e que esses devem estar totalmente preparado no atendimento, visto que as mulheres chegam às delegacias sensíveis e envergonhadas.
Além disso, hoje, existem delegacias especializadas ao atendimento da mulher que sofre violência doméstica. No Distrito Federal, por exemplo, existem duas delegacias especializadas no atendimento e funcionam 24 horas por dia. Todos os agentes e delegados que atuam em tais delegais passam por um treinamento especializado.
Neste contexto, poder-se-ia citar a necessidade de criação de outras delegacias especializadas, treinamento dos policiais para fazer o primeiro contato com a vítima a fim de que ela não ficasse constrangida. Aumentar o número do corpo policial para que essa mulher possa ter um atendimento mais priorizado e também a fim de que o processo se torne célere.
Acredito que vocês não tiveram dificuldades para escrever a redação. Contudo, me contem aqui o que vocês acharam do tema e se conseguiram desenvolver bem o texto de vocês.
No mais, eu desejo a todos sucesso sempre. Até o nosso próximo encontro.
Leticia Bastos
Professora de Língua Portuguesa para Concursos Públicos. No Direção Concursos, é responsável pela área de Redação Discursiva e Literatura. Além disso, também atua como Revisora Textual, tendo ampla experiência na área de concursos públicos e vestibulares. Formada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná e especialista nas áreas de Gramática Aplicada ao Texto, Linguística e Literatura.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Erick Alves • 1 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos testar os conhecimentos sobre os principais temas presentes na lei n° 14.133. É provável que, ao resolver as questões, você perceba “lacunas de conhecimento”, aspectos que precisa reforçar, assuntos que precisa reler etc. Se isso acontecer, volte às […]
Erick Alves • 1 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos falar sobre os critérios de julgamento, presente nos artigos 33 a 39 da lei n° 14.133. Além de tratar sobre a forma como se dará o julgamento das propostas, iremos abordar também quais critérios de julgamento podem ser utilizados […]
Jornalismo Direção Concursos • 1 de novembro de 2024
Você já ouviu falar de concurso público? A maioria das pessoas com certeza responderia que sim! Mesmo que sendo muito comentado, concurseiros iniciantes ainda tem dificuldades em alguns aspectos que podem parecer simples mas podem ser mais complicados em determinados editais! Uma dúvida popular é como se inscrever! O que pode parecer fácil em um primeiro momento […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.