Marcelo Soares • 01/03/2023
01/03/2023As provas objetivas e discursivas do concurso TCM SP (Tribunal de Contas Municipal de São Paulo) foram aplicadas no último domingo (26/2) para o cargo de Auditor de Controle Externo.
A equipe do Direção Concursos preparou a correção completa das avaliações para a especialidade de Administração e, nesta matéria, você encontra a correção do conteúdo de Administração Geral, feita pelo professor Marcelo Soares.
Os itens foram do 71 ao 82, exceto a questão número 81. O gabarito seguiu conforme o indicado pela banca e não foram identificadas possibilidades de recursos.
Acompanhe a íntegra da correção por vídeo e confira as perguntas abaixo:
71. Nos fundamentos da administração como ciência e no estudo da evolução das suas escolas clássicas, são comuns as referências à gestão administrativa das organizações e ao fayolismo. O norte-americano Luther H. Gulick, na década de 1930, considerando as organizações públicas, propôs o acrônimo POSDCORB. O significado deste acrônimo refere-se ao
(A) sistema de organização da produção e do trabalho das empresas públicas.
(B) modelo racionalista de eficiência produtiva nas organizações públicas.
(C) processo de separação entre política e administração no setor público.
(D) processo que reúne os elementos funcionais do trabalho do órgão central do Executivo.
(E) desenho da teoria do departamento de administração geral nos governos.
72. Em um órgão público do estado do Rio de Janeiro, foram analisados os processos organizacionais e coletadas informações dos servidores públicos e dos usuários dos serviços, visando diagnosticar os problemas e propor melhorias. Para o exame dos dados, um dos analistas administrativos da organização produziu o gráfico a seguir.
A ferramenta gerencial ilustrada nesse gráfico, muito utilizada na gestão da qualidade, é o
(A) diagrama de Ishikawa.
(B) gráfico de dispersão.
(C) diagrama de Deming.
(D) histograma.
(E) diagrama de Pareto.
Concurso TCM SP – questão 73. Em um documento do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o uso da Análise SWOT aplicada na Auditoria, lê-se:
atriz SWOT auxilia a equipe a caracterizar, de forma sistemática, situações relacionadas às forças ou fraquezas, bem como às oportunidades e às ameaças, concernentes ao objeto da auditoria. Permite, dessa forma, identificar estratégias adequadas e equilibradas para priorizar a atuação no trabalho de auditoria. (…)
Nesta análise, as informações sobre _____________e __________ podem estar referenciadas a beneficiários, fornecedores, concorrentes (programas semelhantes de iniciativa de outras esferas de governo). No macro ambiente podem referir-se a situações econômicas, demográficas, políticas, culturais, tecnológicas, legais, ecológicas e sociais”.
(Portaria TCU-SEGECEX no 31, de 9 de dezembro de 2010)
Considerando a matriz SWOT, assinale a alternativa que apresenta os termos que preenchem, correta e respectivamente, as lacunas.
(A) forças … fraquezas
(B) ameaças … oportunidades
(C) forças … oportunidades
(D) fraquezas … ameaças
(E) forças … ameaças
74. Com objetivo de estreitar os laços com os jurisdicionados e com a sociedade, a Ouvidoria de um Tribunal de Contas Estadual (TCE) passou a prestar atendimento por meio do aplicativo Whatsapp, ferramenta multiplataforma
de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones e tablets. A Ouvidoria desse TCE é um órgão de apoio estratégico que surgiu como sendo um novo instrumento de comunicação entre os cidadãos de todo o território estadual com a Corte de Contas. Supondo que nessa Ouvidoria os processos de trabalho sejam rotinizados e programáveis e a comunicação desse órgão com os cidadãos seja padronizada segundo normas/regras formais, o modelo de gestão, em termos de estrutura organizacional, propício para esse órgão é o
(A) modelo orgânico.
(B) modelo de departamentalização geográfica.
(C) modelo just in time.
(D) modelo de organização virtual e sem fronteiras.
(E) modelo mecanicista.
Concurso TCM SP – questão 75. Com o propósito de orientar os órgãos e entidades jurisdicionados e instruir gestores e ordenadores de despesas municipais, o Tribunal de Contas de um Município (TCM) elaborou 10 manuais temáticos que buscam apoiar os administradores públicos no cumprimento de suas obrigações perante a Corte de Contas local. Além de informar em detalhes as alterações na legislação, foram inseridas nos manuais as principais decisões que sedimentam a jurisprudência desse TCM, com recomendações de boas práticas acerca da adequada prestação de contas. Em termos gerenciais, essa iniciativa pode ser enquadrada como tipicamente uma ação de
(A) controle estratégico desse TCM sobre os gestores e ordenadores de despesas municipais.
(B) empowerment desse TCM para o desenvolvimento de sua burocracia pública.
(C) benchmarking desse TCM baseada na divulgação de suas melhores práticas de gestão para os administradores públicos.
(D) gestão e partilha do conhecimento desse TCM que sistematiza informações e orientações e as transfere para a melhoria da prestação de contas dos jurisdicionados.
(E) Organizações e Métodos (O&M) desse TCM caracterizada pela confecção de manuais para orientar a sua força de trabalho.
76. Em processos de negociação nas organizações públicas ou privadas, as opções criadas a partir de interesses mútuos ou divergentes precisam ser justas para que possam ser aceitas pela outra parte. É, portanto, fundamental que sejam utilizados critérios objetivos, com referências facilmente verificáveis pelas partes, para que a tomada de decisões fique confortável para ambos. Na teoria sobre Negociação, além dos aspectos (elementos e critérios) objetivos, qualquer resolução de conflitos envolve alguns elementos subjetivos como
(A) a legitimidade da lei e da jurisprudência.
(B) os interesses comuns e complementares das partes.
(C) o compromisso materializado no acordo final entre as partes.
(D) a geração de opções satisfatórias com criatividade.
(E) a melhor alternativa para um acordo negociado.
77. Analisando o setor público brasileiro pela abordagem do comportamento organizacional, a gestão dos processos de comunicação é um dos tópicos em que as organizações públicas falham recorrentemente. Muitas vezes, o uso e abuso de vocabulários técnicos é identificado como uma das barreiras para uma comunicação eficaz dos órgãos públicos com o usuário-cidadão. Um Auditor de Controle Externo do TCM, convidado para uma entrevista em um programa de televisão para explicar didaticamente o sistema de planejamento-orçamento municipal para os munícipes, ao utilizar, repetidamente, as siglas PPA, LDO e LOA, falha em termos de
(A) emprego de linguagem intragrupal, emitindo informação que pode ser incompreensível.
(B) diferença de status entre o emissor e o receptor, sem senso de oportunidade.
(C) comportamento proxêmico do emissor na comunicação interpessoal.
(D) adoção de quadros de referência (valores, necessidades e expectativas) distintos.
(E) repetição ou redundância de natureza técnica da comunicação organizacional.
Concurso TCM SP – questão 78. Um especialista em gestão de recursos humanos (GRH) foi convidado a palestrar na Universidade Corporativa da
empresa pública municipal KAIZEN. Cabia a ele discorrer sobre a redefinição da estratégia de GRH dessa entidade
com vistas a um alinhamento das suas políticas e práticas de gestão de pessoas com os propósitos organizacionais. Durante sua apresentação, o palestrante afirmou que __________ é a função operativa de recursos humanos que constitui a “porta de entrada” em qualquer sistema integrado de GRH no setor público, permitindo antecipar a definição de diretrizes coerentes nos subsistemas restantes, com os quais está conectado.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna no texto acima.
(A) a melhoria contínua da administração do departamento de pessoal
(B) o recrutamento e seleção de pessoal intraorganizacional
(C) o planejamento de pessoal (ou dimensionamento da força de trabalho)
(D) a manutenção de pessoal (salários, benefícios e segurança do trabalho)
(E) o treinamento e desenvolvimento das pessoas da organização
79. Um Auditor de Controle Externo do TCM, pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas no Setor Público
(GEPSP), foi convidado pela Unidade de Recursos Humanos desse órgão de controle para colaborar com o design de um concurso público. Em uma das reuniões de trabalho, ele propôs que, após o certame, todos os candidatos que tomarem posse no cargo passem por um processo de capacitação interno que estimule o autoconhecimento individual e reflexões para o desenvolvimento profissional no que se refere às habilidades de trabalho em equipe, relacionamento interpessoal e capacidade de negociação. Segundo o especialista em GEPSP, ________ são fundamentais em quaisquer organizações públicas, mas, dificilmente, conseguem ser aferidos(as) nas provas de concursos públicos
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna no texto.
(A) esses saberes teóricos
(B) esses conhecimentos técnicos e qualificações políticas
(C) essas competências acadêmicas e técnicas
(D) essas competências comportamentais
(E) esses comportamentos intraempreendedores
80. Um Auditor de Controle Externo do TCM-SP, para realizar o esboço de uma atividade de auditoria operacional do Programa Descomplica SP sob sua responsabilidade, resolveu utilizar a ferramenta gerencial 5W2H. Como o objetivo do seu trabalho é conduzir uma avaliação de satisfação dessa ação governamental, ele alocou no plano de ação a realização de dois grupos focais, respectivamente, com usuários das unidades de Campo Limpo e São Mateus, utilizando-se de uma sala de reuniões da Câmara Municipal, no dia 24 de junho de 2023. Considerando os 5 (cinco) Ws do quadro de análise do 5W2H, uma vez que o profissional definiu o que será feito (what), onde será feito (where), e quando será feito (when), falta ele indicar:
(A) como será feita e quanto custará fazer essa atividade.
(B) por que será feita e por quem será feita essa atividade.
(C) quanto custará fazer e por quem será feita essa atividade.
(D) por que será feita e como será feira essa atividade.
(E) por quem será feira e como será feita essa atividade
Concurso TCM SP – questão 82. A gestão de risco, embora não totalmente nova nas organizações públicas brasileiras, vem se intensificando nos últimos anos e é parte dos esforços do TCU e de alguns tribunais de contas subnacionais. Considerada uma evolução do diagrama de causa e efeito, a técnica ____________ consiste em identificar e analisar os possíveis caminhos de um evento de risco, dado que um problema pode estar relacionado a diversas causas e consequências. Primeiramente, identifica-se o problema e, em seguida, suas possíveis causas e consequências. E, finalmente, identificam-se as formas de prevenção, a ocorrência do risco e as formas de mitigar as consequências, caso o risco se materialize.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna no texto.
(A) gravata borboleta (ou bow-tie)
(B) SWIFT (técnica “e se” estruturada)
(C) de análise preliminar de perigos
(D) MCDA (Análise de Decisão por Multicritério)
(E) de análise de causa-raiz
PARA CONFERIR A CORREÇÃO DAS DEMAIS MATÉRIAS CLIQUE AQUI!
Na Black Friday do Direção Concursos, estamos oferecendo o MENOR PREÇO DO ANO pela nossa Assinatura Vitalícia durante todo mês de novembro!
Isso mesmo, você pode PAGAR MENOS e garantir o acesso a uma plataforma completa, desenhada para te levar até a aprovação que você tanto busca em mais de 500 concursos.
E não adianta deixar para depois: a condição especial tem data para acabar, então seja rápido!
Com a Assinatura Vitalícia, você vai ter em mãos mais de 500 cursos completos, em vídeo e PDF, que cobrem todos os detalhes dos principais concursos do país; acesso direto aos nossos professores com o tira-dúvidas, sem enrolação, respondendo o que você realmente precisa; ao Sistema de Questões que coloca sua preparação à prova e te ajuda a dominar cada assunto até a aprovação e muito mais.
Toque no banner abaixo e acesse a página para DAR O PASSO QUE VAI MUDAR SUA VIDA
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!
Marcelo Soares
Auditor do Estado do Mato Grosso. Graduado em Administração, pós-graduado em Gestão Pública e mestre em Administração (Estratégia e Governança Corporativa). Aprovado e nomeado nos cargos de Auditor do Estado do Mato Grosso, Auditor Fiscal da Receita Municipal de Cuiabá, Auditor Governamental do Piauí, duas vezes para Analista Judiciário - área administrativa (TRF-1ª, TRT-11ª), Administrador da EBCT, Administrador da Secretaria de Cultura do Amazonas, Administrador da Secretaria de Infraestrutura do Amazonas, Agente de Fomento - área administrativa da AFEAM.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Erick Alves • 1 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos testar os conhecimentos sobre os principais temas presentes na lei n° 14.133. É provável que, ao resolver as questões, você perceba “lacunas de conhecimento”, aspectos que precisa reforçar, assuntos que precisa reler etc. Se isso acontecer, volte às […]
Erick Alves • 1 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos falar sobre os critérios de julgamento, presente nos artigos 33 a 39 da lei n° 14.133. Além de tratar sobre a forma como se dará o julgamento das propostas, iremos abordar também quais critérios de julgamento podem ser utilizados […]
Jornalismo Direção Concursos • 1 de novembro de 2024
Você já ouviu falar de concurso público? A maioria das pessoas com certeza responderia que sim! Mesmo que sendo muito comentado, concurseiros iniciantes ainda tem dificuldades em alguns aspectos que podem parecer simples mas podem ser mais complicados em determinados editais! Uma dúvida popular é como se inscrever! O que pode parecer fácil em um primeiro momento […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.