Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Concurso TRF6: como aproveitar os estudos dos últimos editais?

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Robson Oliveira27/11/2024

27/11/2024

Os editais não param! Agora é o edital do concurso TRF6 que foi publicado no início de outubro, com provas previstas para o dia 19 de janeiro de 2025. Eu sou o Robson, sou professor de Direito Eleitoral e de outras disciplinas aqui do Direção e também sou servidor público. Venho aqui para te mostrar a possibilidades de aproveitamento de estudos para provas do tribunal.

Quais concursos recentes que você estudou podem ser aproveitados para esta disputa? Continua aqui comigo para eu te contar tudo sobre!

Sem tempo para estudar? Veja esse Material Gratuito!

Se você sempre diz que não tem tempo para estudar ou para resolver seus problemas, este e-book vai te ajudar! Já te adianto: você TEM tempo para estudar. Confira as dicas do Prof. Ronaldo e começa agora sua preparação!


Clique no botão abaixo, e garanta seu e-book gratuito:

QUERO O MEU MATERIAL GRATUITO!

Concurso TRF6: como aproveitar os estudos de últimos editais?

O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (Minas Gerais) é um novo Tribunal Federal, relativamente recente e esse vai ser o primeiro concurso de fato organizado pelo tribunal, o fato de ser um tribunal novo vai te permitir bastante ascensão na carreira. A tendência é você alcançar os cargos de direção e chefia das unidades um pouco mais rápido do que alcançaria em um TRF consolidado ou em um TRE, que seja, ou em um tribunal já mais estabelecido, como o TRT, e assim por diante. Esse é mais um ponto importante para te incentivar na preparação!

Mas vamos lá, o que você pode aproveitar pensando na prova do concurso TRF6? O edital trouxe matérias que estão bem dentro daquilo que esperamos para um concurso de Tribunal Federal, como:

  • Administrativo;
  • Constitucional; para a área judiciária, tem Civil;
  • Processo Civil;
  • Tributário;
  • Ambiental; e
  • Previdenciário.

Você que vem da linha de estudos de tribunais, esse é um super concurso para aproveitar. Ou seja, quem vem do TSE Unificado ou dos outros TRFs que tivemos neste ano, basta, entre aspas, fazer uma adequação ao estilo de prova do Cebraspe e às cobranças com as quais ele está mais familiarizado, o seu estudo estará praticamente pronto!

Quem fez TRF1, TRF2 ou TRF3 (que foi aqui de São Paulo), mais ou menos o mesmo conteúdo, mesma matéria. Vai alterar o estilo de cobrança da banca examinadora. Isso vale também para quem está estudando para o TSE.

Quem está estudando para o TSE já sabe, desde janeiro, que a banca é o Cebraspe. Então, já está habituado a resolver questões de certo e errado. Por certo, já que a prova do TSE está prevista para 8 de dezembro, você que vem dos Tribunais Federais tem totais chances. Basta adequar algum conteúdo a mais, e vamos em frente.

Este ano também tivemos provas do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ SP), como a de escrevente e oficial de justiça. Você que fez a prova de escrevente ou oficial de justiça, vale a pena? Claro que vale. Só que você não aproveita tanta coisa. Por quê? Porque você veio de um tribunal estadual. Quem vem de tribunal estadual, talvez o maior aproveitamento seja no assunto das matérias, mas não na forma de cobrança, a menos que, no caso do TJ SP, a banca tenha sido o Cebraspe. Fora isso, você aproveita os conteúdos.

Falando especificamente com a galera que fez a prova de escrevente em São Paulo: você tem cobrança de Direito na prova de escrevente, mas certamente encontrará, na prova do concurso TRF6, uma profundidade maior!

Ainda que você faça a prova de técnico (que seria teoricamente a equivalência de escrevente), a tendência é uma prova mais profunda. Então, você que estudou para o Tribunal de São Paulo para a carreira de escrevente, precisa ter essa alerta.

Já no caso do oficial de justiça, é diferente. Quem fará a prova de oficial de justiça no TJ de São Paulo já está se preparando com maior profundidade. Portanto, encontrará formas mais parecidas de cobrança, no que diz respeito à profundidade. Mas cuidado com o estilo do Cebraspe, que é completamente diferente da Vunesp, a banca do TJ SP.

Se você está se preparando concurso PCDF Adm e também pensa em fazer o concurso Polícia Federal, você irá aproveitar pouca coisa. Claro, Administrativo, Constitucional e Português são matérias básicas. Mas, para o TRF6, você teria que agregar muito mais. Além disso, você teria que escolher, porque as duas provas são no mesmo dia. Teria que abrir mão da PCDF administrativa para fazer a prova do concurso TRF6.

Se você está em preparação para a prova da PCDF, faz mais sentido manter o foco nela, a menos que prefira se mudar para Minas Gerais, já que no caso do TRF6, o exercício será em Minas, com possibilidade de aproveitamento de lista ou remoção para outros órgãos do Judiciário Federal.

Quem fez CNU também aproveita algo, mas o estilo da prova foi bem diferente. Os conteúdos, como Constitucional, Administrativo e Lei 8.112, podem ser aproveitados. Porém, o estilo do CNU não tem relação com o Cebraspe.

Por fim, um alerta importante: não caia na tentação de querer abraçar tudo. Fazer todos os concursos é complicado! Entendo a sua pressa, mas não faça escolhas que coloquem tudo a perder. Se está há meses focado no TSE, não mude o foco agora. Após a prova do TSE, aí sim, agregue o que for diferente para o concurso TRF6. O mesmo vale para quem está focado no STJ ou na PCDF. Priorize a responsabilidade, a caminhada do concurso é algo acumulativo, e uma hora você vai passar! Estude com foco, e, quando passar, sua vida vai mudar.

Espero que esta reflexão tenha ajudadoe bons estudos.
Um abraço do Prof. Robson Oliveira!

ÚLTIMO DIA de bônus para estudar como UM APROVADO com o Programa PASSE!

Conheça a preparação mais COMPLETA e PERSONALIZADA já criada para sua aprovação: o Programa Passe! Com essa novidade EXCLUSIVA do Direção, NUNCA FEITA ANTES no mercado, você vai:

  • Ter o prof. Erick Alves, o prof Arthur Lima e o prof. Victor Dalton te guiando;
  • Saber exatamente o que e como estudar cada matéria;
  • Nunca mais se sentir perdido ou ansioso com a sua preparação;
  • Receber feedback constante do seu desempenho;
  • E ter todo suporte necessário para sua aprovação.

Tudo isso sem precisar investir em uma mentoria individual!Toque no botão para conhecer os detalhes e faça sua inscrição:

 Concursos PúblicosConcurso TRF 6TRF 6Concurso publicoconcurso trf 6concurso trf6concurso tribunaisconcurso tribunalconcursos estaduaisconcursos públicosdirecaoconcursostrf6
Robson Oliveira

Robson Oliveira

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.