Jornalismo Direção Concursos • 11/12/2024
11/12/2024Os gabaritos preliminares das provas do TSE Unificado para candidatos à Técnico Judiciário estão disponíveis. Os candidatos podem eviar recurso contra a correção até amanhã (12/12). Neste artigo, veja dois exemplos que justificam a revisão do resultado divulgado pela banca organizadora Cebraspe.
O concurso TSE Unificado abriu 412 vagas imediatas e também oportunidades em cadastro reserva, para os cargos de Técnico e Analista em diversas especialidades. Os 637.628 inscritos concorrem a salários que chegam a R$ 13.994,78.
Quer saber tudo sobre a área de tribunais? Quer ficar por dentro das próximas oportunidades para a sua área de estudos? Os tribunais têm remunerações e benefícios bem chamativos, e alguns deles permitem o trabalho remoto. Não vai ficar de fora dessa, né? Então, faça parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão os concursos de tribunais:
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DOS TRIBUNAIS NO TELEGRAM
É cabível a interposição de recurso para questões cujo enunciado apresente ambuiguidade de conceituações fundamentais para chegar a resposta correta. Confira abaixo argumentos contras as questões 3 e 7 da prova para Técnico Judiciário.
Questão 03: Número de Eleições Disputadas por Rui Barbosa
O texto da questão aborda o número de eleições em que Rui Barbosa teria participado, mencionando explicitamente as eleições de 1878, 1881, 1884, 1886 e 1888. No entanto, o próprio enunciado do texto afirma:
“Vianna alega, ainda, que o próprio Rui, ‘ao responder à comissão promotora da candidatura dele pelo 1.º Distrito da Corte, em 1889…’.”
Fica claro, portanto, que Rui Barbosa também foi candidato em 1889, o que eleva o total de eleições a seis, e não cinco, como sugerido pelo gabarito preliminar. A banca deve considerar que a questão exige uma interpretação que não ignore os dados explícitos fornecidos no texto.
Com base na argumentação apresentada, o gabarito correto para a questão deveria ser ERRADO.
Questão 07: Classificação do Texto como Conto
Outro ponto de divergência refere-se à definição de “conto”. A questão analisada propõe caracterizar um texto como pertencente ao gênero, e, ao confrontarmos o enunciado com a definição de Antônio Candido, lemos:
“Conto é uma narrativa curta em prosa, que geralmente foca em um evento principal e desenvolve um conflito de maneira rápida, concentrada e intensa, com um número reduzido de personagens e um desfecho impactante.”
Aplicando essa descrição ao texto em análise, verifica-se que ele se ajusta perfeitamente aos critérios: apresenta um único evento central – o dia da votação –, uma narrativa breve e concentrada, com poucos personagens. Não há nada que descaracterize o texto como um conto.
Assim, o gabarito deveria ser CERTO, considerando a adequação do texto ao gênero descrito.
Lembre-se, o período de interposição de recurso será finalizado às 18h de amanhã (12/11), pelo horário de Brasília (DF). Para entrar com recurso, candidatos devem acessar a página do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), a banca realizadora do certame.
A consulta individual aos gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas do concurso, para todos os cargos, foi aberta na terça-feira (10) e prossegue até quinta-feira (12). Também foi colocado à disposição o padrão preliminar de respostas da prova discursiva para os cargos de analista judiciário.
A divulgação geral dos gabaritos oficiais preliminares estará disponível na sexta-feira (13/11). A divulgação do resultado final das provas está prevista para junho de 2025 e a nomeação dos aprovados para julho do mesmo ano.
O ano de 2025 já começou trazendo inúmeras oportunidades em concursos públicos, com salários iniciais que podem ultrapassar os R$ 30 mil. Se você quer se preparar com qualidade, preste atenção: a assinatura do Direção vai aumentar!Aproveite os últimos dias de oferta para garantir acesso vitalício à nossa plataforma completa por um valor promocional, que inclui:
É a sua chance de conquistar a melhor preparação para mais de 500 concursos antes que o preço suba. Toque no botão abaixo e dê o primeiro passo rumo à sua aprovação!
Jornalismo Direção Concursos
Sob a coordenação do professor Arthur Lima e gerência do jornalista Victor Gammaro, a equipe de jornalismo do Direção Concursos te deixa informado sobre tudo que há de mais importante no mundo dos concursos públicos. Temos compromisso com a excelência e rapidez nas notícias, para que o (a) concurseiro (a) fique totalmente informado (a) sobre as oportunidades no funcionalismo público.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Jornalismo Direção Concursos • 20 de fevereiro de 2025
A prova discursiva do concurso TCU (Tribunal de Contas da União) é um dos desafios para concurseiros da área de controle. Neste artigo, confira os temas mais recorrentes nas provas discursivas da seleção. Sou Matheus Bispo, auditor do TCU e mentor no Direção Concursos! O último concurso TCU abriu 20 vagas para Auditor de Controle […]
Jornalismo Direção Concursos • 20 de fevereiro de 2025
Fala concurseiro! Tudo bem? Eu me chamo Mateus Bispo, sou auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) e mentor da área de controle aqui no Direção. Hoje, recebi a missão de falar sobre cinco dicas para iniciar os estudos para o concurso TCU. Quer saber mais sobre como começar a estudar agora para o […]
Lucas Ramos • 20 de fevereiro de 2025
Se você foi aprovado na prova objetiva do concurso CRF BA agora é o momento de se dedicar à prova discursiva. Essa etapa é fundamental para a classificação final e pode ser decisiva para a sua aprovação. E hoje foi aberto o recurso da prova discursiva! Mas atente-se, o período para envio é curto: de […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.