Jornalismo Direção Concursos • 11/12/2024
11/12/2024Os gabaritos preliminares das provas do TSE Unificado para candidatos à Técnico Judiciário estão disponíveis. Os candidatos podem eviar recurso contra a correção até amanhã (12/12). Neste artigo, veja dois exemplos que justificam a revisão do resultado divulgado pela banca organizadora Cebraspe.
O concurso TSE Unificado abriu 412 vagas imediatas e também oportunidades em cadastro reserva, para os cargos de Técnico e Analista em diversas especialidades. Os 637.628 inscritos concorrem a salários que chegam a R$ 13.994,78.
Quer saber tudo sobre a área de tribunais? Quer ficar por dentro das próximas oportunidades para a sua área de estudos? Os tribunais têm remunerações e benefícios bem chamativos, e alguns deles permitem o trabalho remoto. Não vai ficar de fora dessa, né? Então, faça parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão os concursos de tribunais:
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DOS TRIBUNAIS NO TELEGRAM
É cabível a interposição de recurso para questões cujo enunciado apresente ambuiguidade de conceituações fundamentais para chegar a resposta correta. Confira abaixo argumentos contras as questões 3 e 7 da prova para Técnico Judiciário.
Questão 03: Número de Eleições Disputadas por Rui Barbosa
O texto da questão aborda o número de eleições em que Rui Barbosa teria participado, mencionando explicitamente as eleições de 1878, 1881, 1884, 1886 e 1888. No entanto, o próprio enunciado do texto afirma:
“Vianna alega, ainda, que o próprio Rui, ‘ao responder à comissão promotora da candidatura dele pelo 1.º Distrito da Corte, em 1889…’.”
Fica claro, portanto, que Rui Barbosa também foi candidato em 1889, o que eleva o total de eleições a seis, e não cinco, como sugerido pelo gabarito preliminar. A banca deve considerar que a questão exige uma interpretação que não ignore os dados explícitos fornecidos no texto.
Com base na argumentação apresentada, o gabarito correto para a questão deveria ser ERRADO.
Questão 07: Classificação do Texto como Conto
Outro ponto de divergência refere-se à definição de “conto”. A questão analisada propõe caracterizar um texto como pertencente ao gênero, e, ao confrontarmos o enunciado com a definição de Antônio Candido, lemos:
“Conto é uma narrativa curta em prosa, que geralmente foca em um evento principal e desenvolve um conflito de maneira rápida, concentrada e intensa, com um número reduzido de personagens e um desfecho impactante.”
Aplicando essa descrição ao texto em análise, verifica-se que ele se ajusta perfeitamente aos critérios: apresenta um único evento central – o dia da votação –, uma narrativa breve e concentrada, com poucos personagens. Não há nada que descaracterize o texto como um conto.
Assim, o gabarito deveria ser CERTO, considerando a adequação do texto ao gênero descrito.
Lembre-se, o período de interposição de recurso será finalizado às 18h de amanhã (12/11), pelo horário de Brasília (DF). Para entrar com recurso, candidatos devem acessar a página do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), a banca realizadora do certame.
A consulta individual aos gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas do concurso, para todos os cargos, foi aberta na terça-feira (10) e prossegue até quinta-feira (12). Também foi colocado à disposição o padrão preliminar de respostas da prova discursiva para os cargos de analista judiciário.
A divulgação geral dos gabaritos oficiais preliminares estará disponível na sexta-feira (13/11). A divulgação do resultado final das provas está prevista para junho de 2025 e a nomeação dos aprovados para julho do mesmo ano.
O ano de 2025 já começou e muitos concurseiros já estão de olho nas milhares de oportunidades em concursos públicos que irão ser ofertadas neste ano (que promete ser tão generoso quanto 2024)!
São mais de 60 mil vagas previstas para concurseiros das mais distintas áreas de atuação: tribunais, policiais, controle, administrativa, fiscal e legislativa. As remunerações também são bastante atrativas, podendo ultrapassar iniciais de R$ 30 mil.
Pensando nisso, o Direção Concursos liberou no seu cadastro as melhores condições de assinatura, que incluem ferramentas como cursos completos em vídeo, cursos completos em PDF, resumos direcionados, marcações digitais, caderno de anotações, tamanho de fonte personalizável e tira-dúvidas direto com professor.
Toque no botão abaixo para conferir, o Direção Concursos vem aprovando uma multidão de alunos nos concursos mais disputados de todo o Brasil:
Jornalismo Direção Concursos
Sob a coordenação do professor Arthur Lima e gerência do jornalista Victor Gammaro, a equipe de jornalismo do Direção Concursos te deixa informado sobre tudo que há de mais importante no mundo dos concursos públicos. Temos compromisso com a excelência e rapidez nas notícias, para que o (a) concurseiro (a) fique totalmente informado (a) sobre as oportunidades no funcionalismo público.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Redação Direção Concursos • 13 de janeiro de 2025
Candidatos ao concurso MPU (Ministério Público da União) têm acesso ao curso gratuito elaborado pelo Direção Concursos. O material tem foco no conteúdo cobrado em provas da seleção e inclui videoaulas com professores especializados em cada área de conhecimento O material ainda traz um calendário de aulas específico para cada um dos cargos abertos pelo […]
Arthur Lima • 13 de janeiro de 2025
Hoje é o último dia para você adquirir o Programa PASSE no primeiro lote, e eu Professor Arthur Lima, vou te falar o porquê você deve aproveitar a MAIOR novidade da história do Direção! Para você que não me conhece, sou um dos fundadores do Direção Concursos, professor há mais de sete anos e aprovado […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.