Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Concursos públicos: principais erros gramaticais em discursiva

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Redação Direção Concursos30/08/2024

30/08/2024

Fala galera, eu sou o professor Lucas Eduardo, professor de discursivas aqui da Apóstolos concursos e do Direção Concursos. E hoje eu vim aqui para dar uma pequena aula para vocês de um assunto muito importante que corriqueiramente é perguntado pra gente, quais são os principais erros gramaticais de discursivas em concursos públicos?

Bem, tentei fazer um compilado dos principais, os que a gente mais vê na hora da correção individualizada que os alunos cometem. Além disso, vou dar dicas também para vocês não cometerem esses erros, tá beleza?

Continua aqui comigo para ver esse belo conteúdo que preparamos para você!

Sem tempo para estudar? Veja esse Material Gratuito!

Se você sempre diz que não tem tempo para estudar ou para resolver seus problemas, este e-book vai te ajudar! Já te adianto: você TEM tempo para estudar. Confira as dicas do Prof. Ronaldo e começa agora sua preparação!


Clique no botão abaixo, e garanta seu e-book gratuito:

QUERO O MEU MATERIAL GRATUITO!

Concursos públicos: principais erros gramaticais

Então vamos lá, sempre que estamos corrigindo provas, três palavrinhas erradas sempre se destacam. Elas são:

Advérbio onde

Geralmente as pessoas nunca estão se referindo a um local físico e fixo. O onde é um advérbio que deve ser utilizado somente nessas ocasiões, ou seja, se você não estiver falando da sua casa ou do seu trabalho, por exemplo, um lugar propriamente dito, o “onde” não deve ser utilizado.

Então fica ligado! Você pode utilizar o que a gente chama do coringa, substitui o “onde” pelo “em que”, o em que vai servir para qualquer ocasião, até mesmo para locais físicos e fixos.

Exemplo: “A lei de responsabilidade fiscal em que são adotadas medidas de gestão fiscal da República Federativa brasileira..”.

Advérbio através

Outro muito comum é o através, que vem da família do verbo “atravessar”, beleza? Então se você não estiver falando de algo que denota o sentido de atravessar alguma coisa, por exemplo “Vi o professor Lucas através da janela do curso”, se você não tá utilizando nesse sentido do verbo não coloque o através.

E aí você substitui pelo coringa, que é o “por meio de”. Sempre falo para meus alunos em correções: nunca escreva onde e através nos textos de vocês porque na maioria das vezes vocês vão estar utilizando no sentido incorreto. Sempre prefira colocar o “em que” no caso do onde ou “por meio de” no caso de através.

Verbo podemos

Outro grande erro aqui é o “podemos”. Em um texto dissertativo uma das suas características fundamentais é que você preze pela impessoalidade. Quando você escreve algo que denota pessoalidade, ou seja quando você tá conversando com o leitor, isso é tido como um erro, e vai ser descontado de vocês.

A utilização do podemos acontece muito quando vocês vão fazer uma citação, por exemplo “Podemos citar”; isso traz pessoalidade para o seu texto e deve ser evitado, tá beleza? Nunca conjugue verbos na primeira pessoa do singular ou na primeira pessoa do plural. Isso é mais comum na primeira pessoa do plural, pois você vai estar cometendo esse erro.

Então você pergunta “E aí professor o que que eu faço?”, você pega e utiliza “é possível citar”, “cita-se”. Mas jamais conjugue o verbo nessa pessoa do plural, tá beleza?

Letras maiúsculas

Outra dúvida muito comum é utilização de letras maiúsculas e minúsculas em determinados casos, isso acontece muito! “Eu tenho que escrever administração pública em letras maiúsculas ou minúsculas?”, “Como eu escrevo leis?”. Bem, então vamos lá!

As regras básicas são: letras maiúsculas no início de cada período no início dos parágrafos, e para nome próprio. Então se é para nome próprio, a lei de responsabilidade fiscal aprovada pelo congresso nacional tem nome próprio. Uma lei em sentido genérico não tem. Então, leis em sentido genérico iniciam com letra minúscula e lei de responsabilidade fiscal as suas iniciais serão maiúsculas.

O uso em administração pública é facultativo, se você tiver falando da administração pública e ela estiver se referindo ao Estado como estado soberano, nesse caso você pode colocar em letras maiúsculas. Mas se não for nesse sentido e estiver de modo genérico você deve utilizar em letras minúsculas, beleza?

Erro em concursos públicos: pontuação

Outro erro muito comum é a pontuação. Têm vários tipos de erros, mas o mais comum são as vírgulas, principalmente quando vocês fazem deslocamentos de orações adverbiais, e aí você tem que colocar entre vírgula, e coloca a primeira vírgula não coloca a segunda, e aí você vai estar possivelmente separando o sujeito do verbo e isso é um erro gramatical.

Então sempre prestar muita atenção nessas regras de pontuação, principalmente a utilização de vírgulas, para vocês não errarem isso no dia da sua prova. Além disso, não coloquem uma vírgula entre o sujeito e o seu verbo. Deem uma estudada sempre em pontuação porque isso é muito importante para sua escrita.

Erro em concursos públicos: crase

Outro erro também bastante comum em discursivas de concursos públicos são as crases. E diferentemente de questões de português da prova objetiva sobre crase que você vai ter que raciocinar para saber se aquilo ali tinha mesmo crase ou não, aqui no seu texto quem manda é você.

Então você pode substituir a crase, tá com dúvida se tem crase ou não naquela naquela escrita que você tá colocando? Substitua a palavra ou verbo!

Na grande maioria das vezes quando a gente faz aquela regrinha de substituir pelo masculino e pelo feminino isso vai funcionar e vai te mostrar se a crase era realmente exigida. Mas sempre dê uma estudada maior também em crase porque são erros bastante cometido por vocês, tá beleza?

Bem, então é isso! Agradeço se você acompanhou até aqui com essas dicas mais pontuais. Obrigado pela companhia e pela confiança sempre. Não deixem de aproveitar as nossas ofertas e coloque uma DIREÇÃO certa na sua aprovação!

Até a próxima, abraços do Prof. Lucas Eduardo!

Confira o conteúdo completo em vídeo!

2025: o ano da sua APROVAÇÃO!

O ano de 2025 já começou e muitos concurseiros já estão de olho nas milhares de oportunidades em concursos públicos que irão ser ofertadas neste ano (que promete ser tão generoso quanto 2024)!

São mais de 60 mil vagas previstas para concurseiros das mais distintas áreas de atuação: tribunais, policiais, controle, administrativa, fiscal e legislativa. As remunerações também são bastante atrativas, podendo ultrapassar iniciais de R$ 30 mil.

Pensando nisso, o Direção Concursos liberou no seu cadastro as melhores condições de assinatura, que incluem ferramentas como cursos completos em vídeo, cursos completos em PDF, resumos direcionados, marcações digitais, caderno de anotações, tamanho de fonte personalizável e tira-dúvidas direto com professor.

Toque no botão abaixo para conferir, o Direção Concursos vem aprovando uma multidão de alunos nos concursos mais disputados de todo o Brasil:

 Concursos Públicosconcursos federaisconcursos públicosdireção concursosdiscursivadiscursiva para concursodiscursivasredacao
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.