Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Direito Administrativo: 13 conteúdos mais cobrados em 2020; divisão por banca

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Maurício Miranda Sá02/06/2020

02/06/2020

Uma das maiores preocupações dos alunos é sobre qual conteúdo deve-se dar prioridade em cada uma das disciplinas (direito administrativo, constitucional, português…) que caem em seu concurso, não é mesmo?

Pensando nisso, tive o trabalho de fazer um levantamento no QConcursos, para saber quais os conteúdos são mais exigidos em cada uma das disciplinas, nas principais bancas de concurso. A lista está dividida por assuntos e bancas!

Ao longo das próximas semanas, trarei estatística de uma série de disciplinas e seus conteúdos mais exigidos durante o ano de 2020.

É claro que isso não exime você de estudar todos os conteúdos trazidos no edital, mas, em uma revisão final, importa levar em consideração qual é o conteúdo “queridinho” da sua banca, concorda?

Por isso, salve este artigo nos seus favoritos e use sem moderação, pois foi realizada uma análise minuciosa e criteriosa quanto aos 13 conteúdos mais exigidos em Direito Administrativo.

Já conhece a Assinatura Ilimitada Digital do Direção Concursos?

O Qconcursos e o Direção Concursos se uniram para disponibilizar uma solução completa de estudos para concursos públicos. É teoria e prática na medida certa e em um único lugar. Pague por mês e não comprometa o limite do seu cartão.

Adquira o anual e garanta MAIS SEIS (6) meses de bônus. Se já é vitalício ou aluno Direção você ganha MAIS 12 meses. Clique na imagem a seguir:

Direito Administrativo

Essa disciplina é, sem dúvidas, uma das principais em termos de cobrança em provas. O Direito Administrativo cai em tudo que é concurso, da área fiscal à policial, da área de tribunais à área de controle. Não pode (nem deve) ser ignorada.

Antes, não custa lembrar você de analisar a tabela não com o total geral, mas de acordo com sua banca. Veremos que cada banca tem predileção por determinados conteúdos em cada ano e isso faz uma grande diferença na sua análise.

Mas quais foram, até então, os conteúdos mais exigidos nesta disciplina em 2020? Vamos acompanhar na tabela a seguir? Confira:

analise direito administrativo

Direito Administrativo – Licitações e Contratos

Percebe-se que há uma predileção, em todas as bancas, pelo conteúdo de licitação e contratos, aqui englobadas as leis 8.666, 10.520 (pregão) e outros diplomas jurídicos (como RDC – Regime de Contratação Diferenciada). A Cespe/Cebraspe, por exemplo, exigiu mais de um terço do todo nesse tópico.

Direito Administrativo – Lei de Improbidade Administrativa

Outro conteúdo muito querido da banca Cespe/Cebraspe é a lei 8.429 (LIA). Veja, porém, que este não é um conteúdo tem incidente nas demais bancas, ao contrário do que acontece com as leis de licitações e contratos. Mas em todas elas, com a exceção da FGV e VUNESP, houve cobrança regular.

Direito Administrativo – Atos Administrativos

No total dos conteúdos, Atos Administrativos foram muito cobrados na banca IBADE, perdendo, somente, para a campeão (licitações e contratos), mas com margem muito pequena entre eles. Aqui já se observa a predileção da banca pelo tema, diferentemente do que ocorre com outras bancas.

Direito Administrativo – Administração Direta e Indireta

Este é um conteúdo que tem uma incidência bastante regular e igualitária entre as bancas. Todas elas, com a exceção da FGV (que vale salientar não teve registro de questões este ano), trouxeram um quantitativo muito semelhante na cobrança deste conteúdo.

Direito Administrativo – Responsabilidade Civil Objetiva

Conteúdo amado pela Cespe/Cebraspe. Em contrapartida, pouco exigido nas demais organizadoras. Aqui fica muito claro a importância de se conhecer a banca do seu concurso público.

Direito Administrativo – Princípios Administrativos

Esse é um conteúdo que sempre deve ser estudado, pois dá base de sustentação aos demais conteúdos da matéria. Porém, tal como o conteúdo de Responsabilidade Civil Objetiva, nota-se claramente a predileção por uma banca, ao contrário das demais. A IBADE brincou de cobra-lo este ano.

Direito Administrativo – Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis Federais

A lei 8.112, historicamente, é um dos conteúdos mais exigidos em Direito Administrativo. Mas não foi isso que aconteceu este ano, pelo menos até aqui. Cobrança pouca, porém, regular em todas as bancas (com a exceção da FGV).

Direito Administrativo – Lei de Processo Administrativo

A lei 9.784, assim como a lei anterior, também era campeã de cobranças, mas que não se confirmou neste ano até então. Ficou para trás e com uma cobrança bem irregular. Mas não dá para vacilar com esta lei.

Direito Administrativo – Lei de Poderes Administrativos

Outro conteúdo que teve pouca incidência, porém, bastante regular. Sempre se encontra uma ou outra questão deste tópico, que não pode ser desprezado, pois é considerado por muitos “ponto garantido”.

Direito Administrativo – Diversos Conteúdos

Com uma incidência bem menor no total em cada uma das bancas, alguns conteúdos apareceram “vez ou outra”ao longo do ano.

Os mais recorrentes são o Estatuto das Estatais (13.303), os Serviços Públicos, os Bens Públicos e Intervenção Administrativa, as Parcerias Público-Privadas, as Noções da Administração Pública. Veja qual foi a incidência por banca:

  • Cespe/ Cebraspe:
    • Estatuto das Estatais (13.303): 01
    • Serviços Públicos: 01
    • Bens Públicos e Intervenção Administrativa: 01
    • Parcerias Público-Privadas: 01
  • FCC:
    • Estatuto das Estatais (13.303): 01
    • Noções da Administração Pública: 02
  • VUNESP:
    • Estatuto das Estatais (13.303): 01
    • Serviços Públicos: 03
    • Bens Públicos e Intervenção Administrativa: 03
    • Parcerias Público-Privadas: 01
  • IBFC
    • Estatuto das Estatais (13.303): 01
    • Bens Públicos e Intervenção Administrativa: 01
    • Parcerias Público-Privadas: 02
  • IBADE
    • Noções da Administração Pública: 01

Ressalta-se que, a depender da área para a qual você esteja estudando, haverá mais ou menos incidência de um determinado conteúdo. Isso importa.

Assim, quando for fazer uma análise mais aprofundada para o seu concurso, ao utilizar o seu site de questões, use o filtro levando em consideração a área pretendida (policial, tribunais, fiscal, controle…), bem como a escolaridade exigida para o cargo.

Desse modo, haverá muito mais chances de uma cobrança semelhante e até mesmo igual na sua prova.

noticias direcao concursos
 Concursos Públicosadministrativodireito administrativoadministrativodireito administrativo
Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 14

Artigos Relacionados

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.