Maurício Miranda Sá • 02/06/2020
02/06/2020Uma das maiores preocupações dos alunos é sobre qual conteúdo deve-se dar prioridade em cada uma das disciplinas (direito administrativo, constitucional, português…) que caem em seu concurso, não é mesmo?
Pensando nisso, tive o trabalho de fazer um levantamento no QConcursos, para saber quais os conteúdos são mais exigidos em cada uma das disciplinas, nas principais bancas de concurso. A lista está dividida por assuntos e bancas!
Ao longo das próximas semanas, trarei estatística de uma série de disciplinas e seus conteúdos mais exigidos durante o ano de 2020.
É claro que isso não exime você de estudar todos os conteúdos trazidos no edital, mas, em uma revisão final, importa levar em consideração qual é o conteúdo “queridinho” da sua banca, concorda?
Por isso, salve este artigo nos seus favoritos e use sem moderação, pois foi realizada uma análise minuciosa e criteriosa quanto aos 13 conteúdos mais exigidos em Direito Administrativo.
O Qconcursos e o Direção Concursos se uniram para disponibilizar uma solução completa de estudos para concursos públicos. É teoria e prática na medida certa e em um único lugar. Pague por mês e não comprometa o limite do seu cartão.
Adquira o anual e garanta MAIS SEIS (6) meses de bônus. Se já é vitalício ou aluno Direção você ganha MAIS 12 meses. Clique na imagem a seguir:
Essa disciplina é, sem dúvidas, uma das principais em termos de cobrança em provas. O Direito Administrativo cai em tudo que é concurso, da área fiscal à policial, da área de tribunais à área de controle. Não pode (nem deve) ser ignorada.
Antes, não custa lembrar você de analisar a tabela não com o total geral, mas de acordo com sua banca. Veremos que cada banca tem predileção por determinados conteúdos em cada ano e isso faz uma grande diferença na sua análise.
Mas quais foram, até então, os conteúdos mais exigidos nesta disciplina em 2020? Vamos acompanhar na tabela a seguir? Confira:
Percebe-se que há uma predileção, em todas as bancas, pelo conteúdo de licitação e contratos, aqui englobadas as leis 8.666, 10.520 (pregão) e outros diplomas jurídicos (como RDC – Regime de Contratação Diferenciada). A Cespe/Cebraspe, por exemplo, exigiu mais de um terço do todo nesse tópico.
Outro conteúdo muito querido da banca Cespe/Cebraspe é a lei 8.429 (LIA). Veja, porém, que este não é um conteúdo tem incidente nas demais bancas, ao contrário do que acontece com as leis de licitações e contratos. Mas em todas elas, com a exceção da FGV e VUNESP, houve cobrança regular.
No total dos conteúdos, Atos Administrativos foram muito cobrados na banca IBADE, perdendo, somente, para a campeão (licitações e contratos), mas com margem muito pequena entre eles. Aqui já se observa a predileção da banca pelo tema, diferentemente do que ocorre com outras bancas.
Este é um conteúdo que tem uma incidência bastante regular e igualitária entre as bancas. Todas elas, com a exceção da FGV (que vale salientar não teve registro de questões este ano), trouxeram um quantitativo muito semelhante na cobrança deste conteúdo.
Conteúdo amado pela Cespe/Cebraspe. Em contrapartida, pouco exigido nas demais organizadoras. Aqui fica muito claro a importância de se conhecer a banca do seu concurso público.
Esse é um conteúdo que sempre deve ser estudado, pois dá base de sustentação aos demais conteúdos da matéria. Porém, tal como o conteúdo de Responsabilidade Civil Objetiva, nota-se claramente a predileção por uma banca, ao contrário das demais. A IBADE brincou de cobra-lo este ano.
A lei 8.112, historicamente, é um dos conteúdos mais exigidos em Direito Administrativo. Mas não foi isso que aconteceu este ano, pelo menos até aqui. Cobrança pouca, porém, regular em todas as bancas (com a exceção da FGV).
A lei 9.784, assim como a lei anterior, também era campeã de cobranças, mas que não se confirmou neste ano até então. Ficou para trás e com uma cobrança bem irregular. Mas não dá para vacilar com esta lei.
Outro conteúdo que teve pouca incidência, porém, bastante regular. Sempre se encontra uma ou outra questão deste tópico, que não pode ser desprezado, pois é considerado por muitos “ponto garantido”.
Com uma incidência bem menor no total em cada uma das bancas, alguns conteúdos apareceram “vez ou outra”ao longo do ano.
Os mais recorrentes são o Estatuto das Estatais (13.303), os Serviços Públicos, os Bens Públicos e Intervenção Administrativa, as Parcerias Público-Privadas, as Noções da Administração Pública. Veja qual foi a incidência por banca:
Ressalta-se que, a depender da área para a qual você esteja estudando, haverá mais ou menos incidência de um determinado conteúdo. Isso importa.
Assim, quando for fazer uma análise mais aprofundada para o seu concurso, ao utilizar o seu site de questões, use o filtro levando em consideração a área pretendida (policial, tribunais, fiscal, controle…), bem como a escolaridade exigida para o cargo.
Desse modo, haverá muito mais chances de uma cobrança semelhante e até mesmo igual na sua prova.
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Erick Alves • 1 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos testar os conhecimentos sobre os principais temas presentes na lei n° 14.133. É provável que, ao resolver as questões, você perceba “lacunas de conhecimento”, aspectos que precisa reforçar, assuntos que precisa reler etc. Se isso acontecer, volte às […]
Erick Alves • 1 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos falar sobre os critérios de julgamento, presente nos artigos 33 a 39 da lei n° 14.133. Além de tratar sobre a forma como se dará o julgamento das propostas, iremos abordar também quais critérios de julgamento podem ser utilizados […]
Jornalismo Direção Concursos • 1 de novembro de 2024
Você já ouviu falar de concurso público? A maioria das pessoas com certeza responderia que sim! Mesmo que sendo muito comentado, concurseiros iniciantes ainda tem dificuldades em alguns aspectos que podem parecer simples mas podem ser mais complicados em determinados editais! Uma dúvida popular é como se inscrever! O que pode parecer fácil em um primeiro momento […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.