José Maria • 04/07/2021
04/07/2021Prezados Alunos,
Eis meus comentários da prova de Língua Portuguesa da PC PA, para o cargo de Investigador.
Esperemos a publicação do gabarito oficial pela organizadora e, havendo qualquer divergência pertinente, proporemos os recursos cabíveis.
Grande abraço e sucesso!
José Maria
Professor José Maria
– Instagram: @professorjosemaria
– Telegram: t.me/professorjosemaria
– Youtube: /professorjosemaria
Gabarito Extraoficial: Letra C
Letra A – ERRADA – O advérbio interrogativo “por quê”, no final de frase, deve ser acentuado.
Letra B – ERRADA – A reescrita proposta pode induzir o leitor a associar a construção “pode se considerar” a uma ideia de reflexividade, o que não é o caso. No texto original, temos um sujeito paciente, e não agente e paciente ao mesmo tempo.
Letra C – CERTA
Letra D – ERRADA – Deve-se acentuar o “quê” tônico no final da frase.
Letra E – ERRADA – Houve uma mudança substancial de sentido com a reescrita proposta. Note que o texto original fala em “fatores sociais” e a reescrita, em “fatores individuais”.
Gabarito Extraoficial: Letra D
Letra A – ERRADA – Há uma divergência acerca da influências de fatores sociais na depressão. Bolguese entende que há influência. Já Moreno, de forma categórica, afirma que não.
Letra B – ERRADA – Não é verdade, são muitas as conceituações para depressão. Estas variam de especialidade para especialidade, é o que se percebe na entrevista.
Letra C – ERRADA – Bolguese deixa claro que há um amplo espectro para definir o que é depressão. Sua visão não é binária, portanto.
Letra D – CERTA – De fato! Ele afirma categoricamente que a depressão não pode ser causada por fatores sociais.
Letra E – ERRADA – É equivocado dizer que Bolguese seja contrária à aplicação de medicamentos. Na verdade, ela apenas recomenda que seja lavada em consideração a condição de vida do paciente.
Gabarito Extraoficial: Letra E
A expressão “ou seja” introduz uma explicação do que foi dito anteriormente, visando a dar mais clareza. Isso nos faz marcar a letra E.
A dúvida reside na letra D. Não entendo que ocorra uma mera repetição com outras palavras do que foi dito anteriormente (uma paráfrase), mas sim uma explicação adicional, com mais especificidade e clareza.
Gabarito Extraoficial: Letra D
De fato! O “quando” possui primordialmente um valor temporal, mas pode ter a ele associado uma ideia de condição. Isso é evidenciado por meio da reescrita proposta com o tradicional conector condicional “se”.
Gabarito Extraoficial: Letra A
Letra A – CERTA – O “se” atua como partícula apassivadora, configurando uma voz passiva do tipo sintética. Nessa situação, o agente da ação verbal se apresenta indeterminado, o que dá um tom impessoal ao texto.
Letra B – ERRADA – O pronome “isso” atua como anafórico, retomando ideia já citada no texto.
Letra C – ERRADA – A grafia correta é “atrás”, com S.
Letra D – ERRADA – O “que” pronome relativo atua como fator de próclise, o que obriga o emprego desta. Dessa forma, a alteração proposta causaria um prejuízo sintático, e não semântico.
Letra E – ERRADA – O presente empregado não se refere ao momento da fala, e sim a algo que é habitual.
José Maria
Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Erick Alves • 7 de novembro de 2024
Olá! Aqui é o Erick Alves, professor de Direito Administrativo aqui no Direção Concursos. Nesse texto, vamos discorrer sobre a recente decisão do STF e seus efeitos práticos, abordando os seguintes tópicos: 1. Contextualização Histórica do Regime Jurídico Único no Brasil; 2. A Decisão Recente do STF e Seu Impacto na Flexibilização dos Modelos de […]
Erick Alves • 7 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos testar os conhecimentos sobre os principais temas presentes na lei n° 14.133. É provável que, ao resolver as questões, você perceba “lacunas de conhecimento”, aspectos que precisa reforçar, assuntos que precisa reler etc. Se isso acontecer, volte às […]
Erick Alves • 7 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos falar sobre os critérios de julgamento, presente nos artigos 33 a 39 da lei n° 14.133. Além de tratar sobre a forma como se dará o julgamento das propostas, iremos abordar também quais critérios de julgamento podem ser utilizados […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.