Victor Dalton • 01/06/2019
01/06/2019Olá amigos e amigas! Vamos ver a prova resolvida do ISS Guarulhos 2019, tanto a parte de informática quanto a de Tecnologia da Informação. A rigor, a prova não foi difícil, e quem estudou conosco, mesmo na revisão de véspera de TI, deve ter achado a prova boa. Temos uma única divergência com o gabarito oficial da banca. Vejamos:
31. O Windows 10 possui o recurso Windows Hello, que é uma maneira de se obter acesso rápido aos dispositivos com esse sistema operacional. O acesso aos dispositivos pode ser feito por meio
(A) da impressão digital e do certificado digital.
(B) do certificado digital e do smartphone.
(C) do certificado digital e do reconhecimento facial.
(D) do reconhecimento facial e da impressão digital.
(E) do smartphone e da impressão digital.
Comentários: O Windows Hello é o software que oferece formas mais modernas de realizar o login na máquina, como o reconhecimento facial e a impressão digital. Resposta certa, alternativa d).
32. Em um texto presente em um documento editado no MS-Word 2016, a palavra “Janela” encontra-se com a seguinte aparência original (formato Normal, Arial):
Janela
A aparência dessa palavra pode ser modificada ao se aplicar diferentes Estilos de Fonte ou Efeitos. Seguem três possíveis modificações dessa palavra em relação à sua aparência original
Essas três modificações de Estilo de Fonte ou de Efeito são denominadas, respectivamente, de:
(A) Itálico; Tachado; Subscrito.
(B) Itálico; Versalete; Sobrescrito.
(C) Negrito; Sublinhado; Sobrescrito.
(D) Negrito; Tachado; Subscrito.
(E) Negrito; Versalete; Subscrito.
Comentários: Efeitos visuais elementares, como o negrito, tachado e o subscrito. Resposta certa, alternativa d).
33. A planilha a seguir foi editada no MS-Excel 2016.
Caso a fórmula: =SOMA(A1:C3) seja inserida na célula C5, o resultado produzido nessa célula será igual a:
(A) 3
(B) 6
(C) 16
(D) 21
(E) 45
Comentários: Fico até um pouco frustrado, pois a questão de Excel veio bem fácil. Sem pegadinhas, nem nada. Basta somar todos os números da planilha, de A1 a C3, e encontrar o resultado 45. Resposta certa, alternativa e).
34. Embora os discos rígidos (HD) sejam ainda muito utilizados, as unidades de estado sólido (SSD) vêm cada vez mais sendo utilizadas. Comparando os HDs convencionais com os SSDs, tem-se que
(A) a vida útil dos SSDs é maior do que a dos HDs.
(B) o consumo dos SSDs é maior do que o dos HDs.
(C) o preço por bit de armazenamento dos SSDs é menor do que o dos HDs.
(D) os tempos de leitura e escrita dos SSDs são maiores do que os dos HDs.
(E) os SSDs são mais resistentes do que os HDs em relação a movimentos, quedas ou interferências magnéticas.
Comentários: boa questão envolvendo SSDs e HDs! Vejamos:
a) SSDs possui vida útil inferior aos HDs;
b) SSD consome menos do que HD;
c) preço por bit do SSD é bem maior do que o do HD;
d) tempo de leitura e escrita do SSD é menor do que o dos HDs;
e) SSDs são mais resistentes do que os HDs em relação a movimentos e pancadas, pois não possui partes eletromecânicas.
Resposta certa, alternativa e).
35. No PMBOK (5a edição), o único grupo de processos de gerenciamento que abrange todas as áreas de conhecimento é o grupo de processos de
(A) iniciação.
(B) planejamento.
(C) execução.
(D) encerramento.
(E) monitoramento e controle.
Comentários: o único grupo de processos que possui processos o suficiente para englobar todas as áreas de conhecimento é o grupo de processos de planejamento. Resposta certa, alternativa b).
36. No ITIL (versão 3), um dos processos que faz parte da publicação Operação de Serviço é o Gerenciamento de
(A) Fornecedor.
(B) Demanda.
(C) Problemas.
(D) Capacidade.
(E) Conhecimento.
Comentários: Operação de Serviço é dia-a-dia, e tudo que dá dor de cabeça está no dia-a-dia. Portanto, o Gerenciamento de Problemas faz parte da Operação de serviço. Resposta certa, alternativa c).
37.O COBIT 5 estabelece um domínio de governança denominado (em português):
(A) Avaliar, Dirigir e Monitorar.
(B) Alinhar, Planejar e Organizar.
(C) Construir, Adquirir e Implementar.
(D) Entregar, Serviço e Suporte.
(E) Monitorar, Avaliar e Analisar.
Comentários: A VUNESP REPETIU uma questão que aplicou em 2017 e que nós mostramos em nossa revisão! Confira abaixo (o vídeo já está posicionado):
Resposta certa, alternativa a).
38. Um dos modelos de BPM (Business Process Modeling) estabelece as seguintes 6 fases para o ciclo de vida dessa técnica:
A. Implementação
B. Refinamento
C. Desenho
D. Planejamento
E. Monitoramento e Controle
F. Análise
A sequência cronológica correta para a execução dessas 6 fases é:
(A) A – B – F – C – D – E.
(B) B – E – A – D – F – C.
(C) D – F – C – A – E – B.
(D) D – F – E – A – B – C.
(E) F – D – A – C – B – E.
Comentários: Ciclo BPM! Naturalmente, o ciclo inicia-se pelo Planejamento da BPM; posteriormente, temos a Análise (AS-IS) e o Desenho (TO-BE); a seguir, implantaremos o processo redesenhado, monitoraremos para encontrar as virtudes e pontos de melhoria, e refinaremos o processo. Resposta certa, alternativa c).
39. Na modelagem de bancos de dados relacionais, há um item importante da modelagem, que é o conceito de chave estrangeira, na qual
(A) os atributos que a compõem não admitem o uso da acentuação da língua portuguesa.
(B) os atributos que a compõem podem ter origem na chave primária de mais de uma tabela.
(C) uma tabela com chave estrangeira não é armazenada no banco de dados.
(D) não pode ser aplicada a tabelas com mais de 5 atributos.
(E) somente pode ser do tipo numérico.
Comentários: A chave estrangeira é o elemento mais simbólico do modelo relacional, pois é ela que efetiva o relacionamento entre as tabelas, referenciando uma chave primária em outra tabela. Analisando os itens:
a) não cabe tal restrição;
(A) Não existe tal requisito. As chaves estrangeiras podem ser compostas por atributos de diversos tipos, incluindo atributos do tipo char ou varchar, cadeias de caracteres que podem ser compostas por palavras acentuadas. ERRADA
(B) Sinceramente, creio que a questão deveria ser anulada. Por eliminação, essa é a nossa resposta. Contudo, a redação não deixa muito claro o que o examinador está querendo dizer.
Ele parece afirmar que só existe uma chave estrangeira na tabela, e os atributos dessa chave poderiam referenciar, cada um, uma tabela diferente. Esse não é o caso. Em uma tabela, temos somente uma chave primária, mas podemos ter múltiplas chaves estrangeiras, cada uma fazendo referência a uma tabela distinta. ERRADA
(C) Uma tabela que contém chaves estrangeiras é armazenada no banco de dados como qualquer outra. ERRADA
(D) Também não existe essa restrição. Uma chave estrangeira pode ser criada em tabelas com um número de atributos tão grande quanto for suportado pelo SGBD. ERRADA
(E) Como já dissemos, as chaves estrangeiras podem ter atributos de diversos tipos. Essa é uma alternativa falsa bastante recorrente em provas da VUNESP. ERRADA
Por eliminação, vou de alternativa b). Ainda vou analisar se cabe recurso aqui.
40. O processo de Assinatura Digital de documentos digitais inclui recursos para garantir os fatores de segurança da informação. Nesse processo, o recurso utilizado para garantir o não repúdio, ou a irretratabilidade, é
(A) a chave privada do Certificado Digital do autor do documento.
(B) a chave pública do Certificado Digital do autor do documento.
(C) a chave pública do Certificado Digital do receptor do documento.
(D) o índice positivo de confiabilidade da Autoridade Certificadora (CA).
(E) o resumo criptográfico gerado a partir do documento.
Comentários: Questão que não está tão bem redigida. Vamos lá: a irretratabilidade é a propriedade que garante que a operação não pode ser negada pelo seu autor. Para a confirmação da irretratabilidade, o que acontece é que uma operação assinada pelo autor, com a sua chave privada, é confirmada pelo receptor utilizando a chave pública do autor, disponibilizada no Certificado Digital, que é assinado por uma Autoridade Certificadora. Então a irretratabilidade é um conjunto de fatores. O gabarito preliminar da banca é a alternativa a).
Proposta de recurso: Venho discordar do gabarito apresentado pela banca, que afirma que “a chave privada do Certificado Digital do autor do documento” é o recurso utilizado para garantir o não-repúdio. Inicialmente, cabe destacar que a irretratabilidade não é assegurada por meio de um recurso isolado. A irretratabilidade ocorre em virtude de uma operação que ocorre realizada empregando-se a chave privada do autor no envio de uma mensagem, cuja autenticidade é verificada quando o receptor usa a chave do autor para decifrar a mensagem, cuja chave pública está presente em um certificado digital válido emitido por uma autoridade certificadora (CA) de confiança.
Ainda, cabe observar que a alternativa certa, ao colocar que “a chave privada do Certificado Digital do autor do documento” é o elemento que assegura a irretratabilidade, ela dá a entender que a chave privada é elemento componente do Certificado Digital, o que não procede.
Nakamura, em seu livro Segurança de Redes em Ambientes Corporativos, página 318, afirma que “um certificado digital pode conter diversas outras informações que determinam o nível de confiabilidade do certificado: nome, endereço e empresa do solicitante, chave pública do solicitante, validade do certificado, nome e endereço da autoridade certificadora”.
A chave privada não pode estar no Certificado Digital, pois este precisa ser entregue ao receptor da mensagem, e a chave privada jamais pode ser divulgada.
Nakamura, ainda na página 321, afirma que “o par de chaves pode ser gerado pelo próprio usuário ou pela CA. Nesse último caso, a chave pode ser distribuída para o usuário em um arquivo cifrado ou em um token…”
Enfim, ao colocar como alternativa certa “a chave privada do Certificado Digital do autor do documento”, a banca confunde o candidato, uma vez que a chave privada não pode compor o Certificado Digital. O Certificado Digital, entregue ao receptor do documento, contém apenas a chave pública do autor do documento.
Diante do exposto, solicita-se a anulação da questão.
Ah. e lembrem-se que recursos iguais são ignorados pela banca. Formulem com suas próprias palavras, e sigam também algumas dicas de recurso para as provas objetivas que eu indico.
Considerações finais: Embora o nosso material tenha atacado em cheio o conteúdo previsto, a verdade é que a prova veio em um nível abaixo do esperado. As questões de informática foram fáceis, e não houve questões de TI fora da curva. A verdade é que o candidato deverá estar próximo de gabaritar a matéria para ir bem. Foi esse o seu caso? Ah, e não se esqueça de voltar aqui para conferir se teremos recursos!
Comente aqui ou no meu instagram @profvictordalton!
Confira o Gabarito Consolidado com TODAS as matérias
Veja também o gabarito de Direito Empresarial
Veja também o gabarito de Português
Veja também o gabarito de Direito Constitucional
Veja também o gabarito de Direito Tributário
Veja também o gabarito de Direito Penal
Veja também o gabarito de Contabilidade
Veja também o gabarito de Direito Administrativo
Victor Dalton
Professor de Informática, Tecnologia da Informação e Regimento Interno da Câmara dos Deputados. Foi Analista de Planejamento e Orçamento do MPOG, Analista do Banco Central do Brasil e Analista Legislativo da Câmara dos Deputados. Formado em Engenharia da Computação pelo IME. Possui certificações ITIL Foundation e Cobit Foundation.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Igor Cintra • 10 de janeiro de 2023
E aí pessoal, tudo bem? Seguem os comentários das questões de Contabilidade Geral e Contabilidade Avançada da prova de Auditor Fiscal da SEFAZ MG, aplicada em 8/1/2023 pela banca Fundação Getúlio Vargas (FGV). A prova de Contabilidade Geral foi mais tranquila do que a de Contabilidade Avançada, que contou com alguns tópicos pouco usuais e […]
Igor Cintra • 10 de janeiro de 2023
Olá, pessoal! Hoje a banca Fundaçã Getúlio Vargas aplicou a prova de Auditor Fiscal da SEFAZ/MG. Neste artigo você terá acesso aos gabaritos extraoficiais das 10 questões de Contabilidade Geral. No entanto, lembro que o Direção Concursos está realizando a correção ao vivo das provas aplicadas para a área de Auditoria e Fiscalização. Acompanhe através […]
Igor Cintra • 10 de janeiro de 2023
Olá, concuseiro(a)! A banca Fundação Carlos Chagas é uma das mais justas entre as principais, pois pouco inova em suas provas. Em regra esta é a banca mais previsível de todas, dado que repete muito seus questionamentos em provas de concursos públicos, inclusive da área fiscal. Um dos temas muito recorrentes é a Demonstração das […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.