José Maria • 03/02/2019
03/02/2019Fala pessoal! Vejam aqui o meu Gabarito PRF de Língua Portuguesa.
Vamos começar a resolver a prova?
1 – CESPE – PRF – 2019) A forma verbal “viceja” poderia ser substituída por “germina”, sem prejuízo da coerência e da correção gramatical do trecho.
RESOLUÇÃO:
CERTO – É possível sim associar contextualmente o verbo “vicejar” à ideia de “germinar”, “desenvolver-se”, que correspondem ao sentido dicionário do vocábulo. A vida humana só se desenvolve sob algum tipo de luz, de preferência a solar.
Gabarito extraoficial: CERTO
2 – CESPE – PRF – 2019) Infere-se do primeiro parágrafo do texto que “boêmios da pá virada e vampiros” diferem biologicamente dos seres humanos em geral, os quais tendem a desempenhar a maior parte de suas atividades durante a manhã e a tarde.
RESOLUÇÃO:
ERRADO – No primeiro parágrafo, diz-se claramente que os seres humanos são animais diurnos, ou seja, quer-se dizer que grande parte concentra suas ações durante o dia! Diferem desse padrão os boêmios citados e os vampiros, que concentram suas atividades no período da noite. No entanto, afirmar que essa diferença se dá no nível biológico é um exagero! Trata-se tão somente de uma diferença comportamental.
Gabarito extraoficial: ERRADO
3 – CESPE – PRF – 2019) A correção gramatical seria mantida caso o pronome “se”, em “se sentindo”, fosse deslocado para imediatamente após a forma verbal “sentindo”, da seguinte maneira: “sentindo-se”.
RESOLUÇÃO:
CERTO – Não há fator de próclise que obrigue o pronome oblíquo a se posicionar antes do verbo “sentindo”.
Observe que o relativo “que” não atua como partícula atrativa, uma vez que pertence a outra oração – “que acordam”. Já o pronome “se” está ligado ao verbo “sentir”.
Dessa forma, o emprego da próclise (pronome antes do verbo) ou da ênclise (pronome depois do verbo) é permitido e atende à correção gramatical.
Gabarito extraoficial: CERTO
4 – CESPE – PRF – 2019) A correção gramatical e os sentidos seriam mantidos caso se suprimisse o trecho “é que”, em “como é que se fazia”.
RESOLUÇÃO:
CERTO – A expressão “é que” é expletiva. Sua única função é realçar (adornar), não cumprindo qualquer função morfossintática. Sua exclusão não acarreta prejuízo gramatical nem implica alteração de sentido.
Gabarito extraoficial: CERTO
5 – CESPE – PRF – 2019) Sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos do texto, o primeiro período do terceiro parágrafo poderia ser assim reescrito: “Contudo, os cientistas avisam que ter tanta luz à nosso dispor custa muito caro ao meio ambiente”.
RESOLUÇÃO:
ERRADO – É incorreto o emprego do acento grave antes da expressão masculina “nosso dispor”. O emprego da crase no trecho reescrito implica explícito equívoco gramatical.
Gabarito extraoficial: ERRADO
6 – CESPE – PRF – 2019) A correção gramatical do texto seria mantida, mas seu sentido seria alterado, caso o trecho “que se infiltra no ambiente no qual dormimos” fosse isolado por vírgulas.
RESOLUÇÃO:
CERTO – Na redação original, o fato de o trecho oracional introduzido pelo relativo “que” não estar isolado por vírgulas confere caráter restritivo, dando a entender quem nem toda luz urbana se infiltra no ambiente em que dormimos.
Com o isolamento do trecho por vírgulas, o trecho adquire caráter explicativo, dando a entender que toda luz urbana se infiltra no ambiente em que dormimos.
A correção gramatical não é afetada, mas o sentido, como explicado anteriormente, é alterado com a mudança.
Gabarito extraoficial: CERTO
7 – CESPE – PRF – 2019) A correção gramatical e os sentidos do texto seriam mantidos caso a forma verbal “existia” fosse substituída por “existisse”.
RESOLUÇÃO:
ERRADO – Até é possível fazer a substituição pela forma “existisse”, no entanto, para que isso seja possível, é necessário alterar as formas verbais seguintes para “teria sido extinto” e “deveria ter se transferido”. Só assim teríamos uma adequada correlação de tempos verbais.
Gabarito extraoficial: ERRADO
8 – CESPE – PRF – 2019) A substituição da locução “a cidade toda” por “toda cidade” preservaria os sentidos e a correção gramatical do texto
RESOLUÇÃO:
ERRADO – O trecho “a cidade toda” pode ser traduzido por “a cidade inteira”. Já “toda cidade” dá a entender “qualquer cidade”. Ocorre, portanto, mudança significativa de sentido.
Gabarito extraoficial: ERRADO
9 – CESPE – PRF – 2019) É correto inferir do trecho “o homem da luz já deve ter se transferido para o mundo das trevas eternas” que provavelmente o funcionário responsável pelo acionamento da iluminação urbana já morreu.
RESOLUÇÃO:
CERTO – Com esse dizer, o autor dá a entender que o hipotético cargo existiu há muito tempo. Dessa forma, é grande a chance de que não exista mais entre nós um ex-acionador da iluminação pública vivo.
Gabarito extraoficial: CERTO
10 – CESPE – PRF – 2019) Caso o advérbio “praticamente” fosse isolado por vírgulas, a correção gramatical do texto seria alterada.
RESOLUÇÃO:
ERRADO – É facultativo o emprego de vírgulas para isolar adjuntos adverbiais de pequena extensão, mesmo quando deslocados da ordem direta. Sendo assim, o isolamento de “praticamente” por vírgulas não compromete a correção gramatical.
Gabarito extraoficial: ERRADO
11 – CESPE – PRF – 2019) As forma pronominais “Estas” e “las” referem-se a “necessidades dos seres humanos”.
RESOLUÇÃO:
CERTO – O pronome “Estas” retoma o elemento anterior citado por último – no caso, “as necessidades dos seres humanos”. Já o pronome “las”, em “atendê-las” também possui esse referente. Note que o mundo natural é onde se encontram os elementos utilizados para atender as necessidades humanas.
Gabarito extraoficial: CERTO
12 – CESPE – PRF – 2019) Seriam mantidos os sentidos do texto caso o primeiro período do segundo parágrafo fosse assim reescrito: “Quando prestamos atenção a nossa volta, percebemos que quase tudo que vemos existe pelas atividades do trabalho humano.”
RESOLUÇÃO:
CERTO – Temos no texto original uma oração de natureza condicional introduzida pelo SE. Na reescrita proposta, empregou-se o conector QUANDO.
Sabemos que QUANDO expressa a ideia de TEMPO, mas também pode ser empregado com valor CONDICIONAL. Esse último sentido pode ser identificado quando a oração seguinte corresponde a um resultado obtido com o atendimento da condição exposta na oração anterior.
Dito de outra forma, a percepção de que tudo existe em função do trabalho depende de que prestemos atenção ao que está a nossa volta.
Isso posto, o sentido original de CONDIÇÃO permanece com a reescrita proposta.
Gabarito extraoficial: CERTO
13 – CESPE – PRF – 2019) Com o emprego da expressão “assim como”, estabelece-se uma relação de comparação entre ideias expressas no período.
RESOLUÇÃO:
ERRADO – Não se trata de uma comparação, e sim de uma adição. O trecho pode ser assim reescrito: Os processos de produção dos objetos que nos cercam movimentam relações entre os indivíduos E a organização do trabalho alterou-se bastante…
Gabarito extraoficial: ERRADO
14 – CESPE – PRF – 2019) A locução “em razão de” expressa uma ideia de causa.
RESOLUÇÃO:
CERTO – Facilmente podemos substituir “em razão de” por “devido a”.
Gabarito extraoficial: CERTO
15 – CESPE – PRF – 2019) No trecho “Os processos de produção dos objetos que nos cercam movimentam relações diversas entre os indivíduos”, o sujeito da forma verbal “cercam” é “Os processos de produção dos objetos”.
RESOLUÇÃO:
ERRADO – O sujeito de “cercam” é o pronome relativo “que”, que retoma o termo antecedente “objetos” – são os objetos que nos cercam.
Gabarito extraoficial: ERRADO
16 – CESPE – PRF – 2019) Conclui-se do texto que, devido à abundância de recursos, nas sociedades tribais os indivíduos não têm necessidade de separar as práticas laborais das outras atividades sociais.
RESOLUÇÃO:
ERRADO – Não é isso que afirma o texto: “Naquelas (Nas sociedades tribais), o trabalho está integrado a outras dimensões da sociabilidade…”.
Gabarito extraoficial: ERRADO
17 – CESPE – PRF – 2019) A informação apresentada pela oração “nenhuma letra se igualando a outra” é redundante em relação à informação apresentada na oração imediatamente anterior, servindo para reforçar-lhe o sentido.
RESOLUÇÃO:
ERRADO – Não se trata de uma redundância, pois nomes completamente díspares (diferentes) não necessariamente apresentam todas as letras diferentes. A oração detalha, explica o conteúdo da oração anterior, ao clarificar o que quer dizer quando afirma serem os nomes “”completamente díspares”.
Gabarito extraoficial: ERRADO
18 – CESPE – PRF – 2019) A afirmação de que alguns nomes põem nos olhos de seus donos “um azul que não possuem” contradiz a ideia de que os nomes definem não as qualidades reais de cada um, mas o modo como os outros o veem.
RESOLUÇÃO:
ERRADO – Não há contradição, e sim alinhamento entre as ideias. Ora, a expressão “um azul que não possui” diz respeito a uma característica não associada de fato à pessoa, mas percebida equivocadamente por terceiros.
Gabarito extraoficial: ERRADO
19 – CESPE – PRF – 2019) O vocábulo “um” refere-se a um individuo cujo nome é idêntico ao do autor do texto.
RESOLUÇÃO:
CERTO – O autor julgava ser impossível encontrar alguém com a mesma combinação de nome e sobrenome. Mas, aos seus vinte anos, encontrou alguém com a mesma combinação, ou seja, um homônimo – idêntico nome.
Gabarito extraoficial: CERTO
20 – CESPE – PRF – 2019) Infere-se que o autor do texto é espanhol.
RESOLUÇÃO:
ERRADO – O autor possui um sobrenome hispânico, ou seja, espanhol. Isso não é suficiente para se atestar sua nacionalidade como espanhola.
Gabarito extraoficial: ERRADO
No geral, a prova da CESPE obedeceu ao seu estilo. Prova bem elaborada, moçada! Com certeza privilegiou o aluno que teve uma preparação DIRECIONADA, focada na resolução de questões!
Você discorda de algum gabarito que eu propus? Deixe o seu comentário neste artigo e vamos conversar mais!
Arthur Lima – Raciocínio Lógico-Matemático
Erick Alves – Direito Administrativo
Danuzio Neto – Ética, Geopolítica e História p/ PRF
José Maria – Língua Portuguesa
Julio Ponte – Legislação do Trânsito
Matheus Laranja – Física
Nathalia Masson – Direito Constitucional
Pietro Chidichimo/Alexandre Salim- Penal, Processo e Legislação
Rodrigo Mesquita – Direitos Humanos e Cidadania
Victor Dalton – Informática
Conheça os nossos cursos completos e DIRECIONADOS para o seu edital em:
Continua interessado na área policial? O concurso da PCDF pode ser uma grande oportunidade. São 300 vagas autorizadas e remuneração de R$9 mil. Veja os nossos cursos de agente e escrivão:
Quer ser informado sobre os próximos concursos públicos? Salve o nosso contato o Whasapp e envie mensagem para qual área você está estudando!
Saudações,
Prof. José Maria
Siga meu instagram e acompanhe dicas gratuitas diariamente: @professorjosemaria
José Maria
Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Igor Cintra • 10 de janeiro de 2023
E aí pessoal, tudo bem? Seguem os comentários das questões de Contabilidade Geral e Contabilidade Avançada da prova de Auditor Fiscal da SEFAZ MG, aplicada em 8/1/2023 pela banca Fundação Getúlio Vargas (FGV). A prova de Contabilidade Geral foi mais tranquila do que a de Contabilidade Avançada, que contou com alguns tópicos pouco usuais e […]
Igor Cintra • 10 de janeiro de 2023
Olá, pessoal! Hoje a banca Fundaçã Getúlio Vargas aplicou a prova de Auditor Fiscal da SEFAZ/MG. Neste artigo você terá acesso aos gabaritos extraoficiais das 10 questões de Contabilidade Geral. No entanto, lembro que o Direção Concursos está realizando a correção ao vivo das provas aplicadas para a área de Auditoria e Fiscalização. Acompanhe através […]
Igor Cintra • 10 de janeiro de 2023
Olá, concuseiro(a)! A banca Fundação Carlos Chagas é uma das mais justas entre as principais, pois pouco inova em suas provas. Em regra esta é a banca mais previsível de todas, dado que repete muito seus questionamentos em provas de concursos públicos, inclusive da área fiscal. Um dos temas muito recorrentes é a Demonstração das […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.