Redação Direção Concursos • 23/09/2024
23/09/2024Na segunda-feira (23), a Justiça de Pernambuco decretou prisão preventiva do cantor Gusttavo Lima. O cantor está sendo investigado por suposta participação em um esquema de lavagem de dinheiro.
Andrea Calado da Cruz, juíza do TJPE, foi quem tomou a decisão. Nivaldo Batista Lima (nome verdadeiro do cantor) teria envolvimento financeiro com foragidos da Justiça e movimentações suspeitas, de acordo com as investigações da operação Integration.
Ei, guerreiro(a), você quer ficar por dentro de todas as novidades desse concurso e ainda ter acesso à aulas gratuitas?
Então, faça parte de um grupo exclusivo de alunos que irão receber materias gratuitos, notícias, aulas com os nossos especialistas e muito mais!
Entre AGORA no botão abaixo:
QUERO SABER FAZER PARTE DO GRUPO EXCLUSIVO
Mas em que casos a prisão preventiva pode ser aplicada no Brasil? Isso pode ser tema de cobranca no seu concurso!
A prisão preventiva é uma medida cautelar decretada exclusivamente por um juiz quando presentes os requisitos legais estabelecidos no Código de Processo Penal.
Ela pode ser aplicada para garantir a ordem pública ou econômica, assegurar a aplicação da lei penal, ou para proteger a instrução criminal.
Para além disso, também pode ser decretada em casos de descumprimento de medidas cautelares anteriormente impostas.
As hipóteses de cabimento da prisão preventiva, de acordo com o Código de Processo Penal (art. 312), seguem abaixo:
A prisão preventiva é considerada uma medida extrema e excepcional, devendo ser utilizada somente quando necessária.
E não, o embaixador Gusttavo Lima não tem foro privilegiado!
Segue uma questão para que você aproveite a fofoca do dia para estudar para o seu concurso!
Dentre as prisões cautelares, isto é, aquelas prisões decretadas antes da sentença final condenatória transitada em julgado, destaca-se a prisão preventiva. Nesse sentido, um dos motivos que autoriza a decretação da prisão preventiva é a:
A) prática de crime punido com pena privativa de liberdade máxima superior a 2 (dois) anos.
B) prática de crime culposo contra o patrimônio.
C) conveniência da instrução criminal
D) garantia da ordem privada.
E) inexistência de prova do crime.
Resolução:
a) conforme o artigo 313 do CPP, que será logo mais estudado, a pena máxima deverá ser superior a 4 anos.
b) conforme o artigo 313 do CPP, que será logo mais estudado, somente é cabível nos crimes doloso.
c) conforme o artigo 312 do CPP, um dos fundamentos da prisão preventiva é justamente a conveniência da instrução criminal.
d) conforme o artigo 312 do CPP, a garantia é da ordem pública e não da ordem privada.
e) conforme o artigo 311 do CPP, é necessário o fumus comissi delicti.
Gabarito: Letra C.
Ei, concurseiro(a), você quer ficar por dentro de todas as novidades desse concurso e ainda ter acesso à aulas gratuitas?
Então, faça parte de um grupo exclusivo de alunos que irão receber materias gratuitos, notícias, aulas com os nossos especialistas e muito mais!
Entre AGORA no botão abaixo:
Redação Direção Concursos
Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Erick Alves • 7 de novembro de 2024
Olá! Aqui é o Erick Alves, professor de Direito Administrativo aqui no Direção Concursos. Nesse texto, vamos discorrer sobre a recente decisão do STF e seus efeitos práticos, abordando os seguintes tópicos: 1. Contextualização Histórica do Regime Jurídico Único no Brasil; 2. A Decisão Recente do STF e Seu Impacto na Flexibilização dos Modelos de […]
Erick Alves • 7 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos testar os conhecimentos sobre os principais temas presentes na lei n° 14.133. É provável que, ao resolver as questões, você perceba “lacunas de conhecimento”, aspectos que precisa reforçar, assuntos que precisa reler etc. Se isso acontecer, volte às […]
Erick Alves • 7 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos falar sobre os critérios de julgamento, presente nos artigos 33 a 39 da lei n° 14.133. Além de tratar sobre a forma como se dará o julgamento das propostas, iremos abordar também quais critérios de julgamento podem ser utilizados […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.