Danusa Studart • 08/04/2020
08/04/2020Oi Futuro Concursado, tudo bem? Em época de quarentena, muito se tem falado sobre os seus impactos na economia. Uma das questões é a postergação do pagamento do ICMS.
“Uma empresa de pequeno porte obteve liminar que prorroga os prazos dos tributos e parcelamentos de débitos estaduais vencidos desde 1º de março até 1º de maio. Essa é a primeira decisão neste sentido da qual se tem notícia, mas já incentiva outras a tentarem obter o mesmo. A Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp) entraram com mandado de segurança com pedido semelhante.
(…)
A Fiesp/Ciesp pede a prorrogação dos parcelamentos e dos tributos estaduais, especialmente o ICMS, relativos a operações de março a junho, por 180 dias a contar da data de cada vencimento, sem que sejam aplicadas multas. O requerimento inclui os tributos pagos pelo Simples e por substituição tributária”.
Esse artigo não é para entrar no mérito sobre qual seria a decisão correta a ser tomada, mas vamos aproveitar o tema para relembrar uma das características principais do ICMS: ser um tributo indireto.
A divisão entre tributos diretos e indiretos é feita com base no ônus de quem arca com a despesa do tributo.
O ICMS está embutido no preço dos produtos que compramos, mas quem “entrega o dinheiro” ao Governo é a empresa. Daí dizer que ele é um tributo indireto.
Assim, sobre a prorrogação do pagamento do ICMS, é perceptível que, quando a mercadoria é vendida, o valor referente ao ICMS está incluído no preço.
Portanto, quem está pagando efetivamente o ICMS é o consumidor e não a empresa.
Por isso, quando o comércio está fechado (e por isso não realiza vendas), não tem ICMS para pagar.
Como dissemos no início, não vamos entrar no mérito sobre qual seria a decisão certa a ser tomada pelo Judiciário.
Mas gostaríamos de saber sua opinião a respeito. O que você acha?
Forte abraço!
Danusa Studart
Concursada e concurseira, entende bem as dificuldades de estudar para concurso, mas sabe a satisfação que é conseguir o almejado cargo público. Formada em Administração pela Universidade Federal do Ceará - UFC com especialização em Gestão Tributária, é Auditora Fiscal na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo há 5 anos
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Lucas Ramos • 4 de fevereiro de 2025
Se você foi aprovado na prova objetiva do concurso CRF BA agora é o momento de se dedicar à prova discursiva. Essa etapa é fundamental para a classificação final e pode ser decisiva para a sua aprovação. E hoje foi aberto o recurso da prova discursiva! Mas atente-se, o período para envio é curto: de […]
Redação Direção Concursos • 4 de fevereiro de 2025
Candidatos ao concurso MPU (Ministério Público da União) têm acesso ao curso gratuito elaborado pelo Direção Concursos. O material tem foco no conteúdo cobrado em provas da seleção e inclui videoaulas com professores especializados em cada área de conhecimento O material ainda traz um calendário de aulas específico para cada um dos cargos abertos pelo […]
Arthur Lima • 4 de fevereiro de 2025
Hoje é o último dia para você adquirir o Programa PASSE no primeiro lote, e eu Professor Arthur Lima, vou te falar o porquê você deve aproveitar a MAIOR novidade da história do Direção! Para você que não me conhece, sou um dos fundadores do Direção Concursos, professor há mais de sete anos e aprovado […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.