Raquel Monteiro • 26/01/2022
26/01/2022Já pensou em morar em um dos estados mais charmosos do sudeste que reúne as belezas naturais das praias e florestas? Se você pensou no Espírito Santo, acertou a resposta! Aliás, tanto em âmbito estadual, quanto em âmbito federal, novas oportunidades estão sendo desenhadas no horizonte. Uma delas é Tribunal Regional do Trabalho da 17a Região (TRT 17a Região). Falemos um pouco mais sobre este futuro certame.
Só há vantagens em prestar este concurso
Comecemos pela carreira. Um dos atrativos, além do salário e dos benefícios, é a possibilidade de redistribuição, nos termos do art. 37 da Lei n.º 8.112 de 1990. Portanto, se você for aprovado, tomar posse no TRT 17a Região ou em outro, exercer o cargo, no futuro, poderá ser redistribuído. Isso acontece muito no âmbito dos TRTs. É ótimo para quem deseja voltar para seu local de origem!
Existem disciplinas presentes em todos os certames da justiça do trabalho
Outra vantagem são as disciplinas que se repetem muito nos concursos de TRT pelo Brasil. Seja qual for a banca, teremos sempre Direito do Trabalho, Processual do Trabalho, Direito Administrativo, Português, Direito Constitucional e Direito Civil. É claro que as disciplinas comportam variações, mas já sabemos, de antemão, que esse é o nosso “núcleo duro”, ou seja, são as disciplinas nucleares que sempre estarão presentes nestes certames.
As variações ficam por conta de Direito Penal, Atualidades, Redação Oficial, Raciocínio Lógico, Informática, Administração Financeira e Orçamentária, Direito Previdenciário, Administração Geral, Administração Pública, Administração de Recursos de Materiais, Gestão de Pessoas, Regimento Interno, Direito Empresarial, Ética na Administração Pública, Gerência de Projetos e Psicologia. Estas disciplinas podem cair ou não. Tudo depende daquilo que seja necessidade para o momento pelo qual o Tribunal passe. Aliás, é bem provável – e isso é meramente especulativo – que a informática seja mais cobrada por conta dos processos e audiências virtuais que vem ganhando cada vez mais força na justiça laboral. (TRT 17a Região)
Sobre o último concurso
Sabemos que o último certame de 2013 foi considerado um dos mais difíceis de sua época, inclusive no âmbito dos TRTs. O “malvado favorito” de muitos concurseiros, qual seja, o Cebraspe organizou o último certame. Nele, houve uma quebra de paradigmas, pois a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho para os candidatos a Técnico Judiciário. A nota de corte foi bastante baixa, tendo sido perto dos índices mínimos de aprovação do edital.
O cenário de hoje
Antes da pandemia mundial, em 2019, o Tribunal formou comissão, pois o último concurso havia vencido sua validade. Ocorre que, em virtude dos cortes orçamentários e das distribuições de vagas por parte do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, este certame precisou ser postergado para um momento futuro. Contudo, as necessidades de pessoal no âmbito do TRT 17a Região chegaram a ponto de se tornarem inadiáveis. Com isso, novos estudos começaram a ser feitos com vistas a um novo certame.
O que fazer agora para conseguir ser aprovado?
Você, muitas vezes, pediu por mais tempo para estudar. Essa é a sua oportunidade! Agora, é possível fazê-lo com uma probabilidade muito grande de que o certame aconteça em um horizonte de tempo não muito longo. Assim, convém, neste momento estudar as disciplinas do “núcleo duro” de forma bastante atualizada, treinar muitas questões anteriores e deixar as matérias mais variáveis para quando tivermos o edital publicado ou alguma outra informação oficial neste mesmo sentido. Desta forma, comece, primordialmente a estudar Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, bem como as outras disciplinas. Com elas, além de já ter muito a caminhar, você terá como fazer ótimas revisões perto da prova.
Resumo da Ópera – para se preparar com solidez e confiabilidade, faça os cursos do Direção. Você fará, certamente, um investimento seguro na sua preparação.
Na Black Friday do Direção Concursos, estamos oferecendo o MENOR PREÇO DO ANO pela nossa Assinatura Vitalícia durante todo mês de novembro!
Isso mesmo, você pode PAGAR MENOS e garantir o acesso a uma plataforma completa, desenhada para te levar até a aprovação que você tanto busca em mais de 500 concursos.
E não adianta deixar para depois: a condição especial tem data para acabar, então seja rápido!
Com a Assinatura Vitalícia, você vai ter em mãos mais de 500 cursos completos, em vídeo e PDF, que cobrem todos os detalhes dos principais concursos do país; acesso direto aos nossos professores com o tira-dúvidas, sem enrolação, respondendo o que você realmente precisa; ao Sistema de Questões que coloca sua preparação à prova e te ajuda a dominar cada assunto até a aprovação e muito mais.
Toque no banner abaixo e acesse a página para DAR O PASSO QUE VAI MUDAR SUA VIDA
Raquel Monteiro
Raquel Monteiro é advogada, escritora, professora pós-graduada em Direito Público e blogueira do Concurseiro Solitário. Já foi oficial da Marinha do Brasil e agora vem trazer conteúdo de qualidade ao Direção Concursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Erick Alves • 7 de novembro de 2024
Olá! Aqui é o Erick Alves, professor de Direito Administrativo aqui no Direção Concursos. Nesse texto, vamos discorrer sobre a recente decisão do STF e seus efeitos práticos, abordando os seguintes tópicos: 1. Contextualização Histórica do Regime Jurídico Único no Brasil; 2. A Decisão Recente do STF e Seu Impacto na Flexibilização dos Modelos de […]
Erick Alves • 7 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos testar os conhecimentos sobre os principais temas presentes na lei n° 14.133. É provável que, ao resolver as questões, você perceba “lacunas de conhecimento”, aspectos que precisa reforçar, assuntos que precisa reler etc. Se isso acontecer, volte às […]
Erick Alves • 7 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos falar sobre os critérios de julgamento, presente nos artigos 33 a 39 da lei n° 14.133. Além de tratar sobre a forma como se dará o julgamento das propostas, iremos abordar também quais critérios de julgamento podem ser utilizados […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.