Victor Botteon • 05/02/2019
05/02/2019“Todo contato deixa uma marca”. Quem nunca ouviu essa célebre frase do Princípio da Troca de Locard desde criança assistindo aos seriados ou aos documentários televisivos sobre investigação e perícia criminal. Ser “CSI” é o sonho de muita gente. Pessoas que, assim como eu, cresceram fissurados por mistérios e por desvendar todas as peças do quebra-cabeça de um caso, e hoje aspiram a uma vaga em concursos nas áreas policiais e periciais.
A curiosidade e o interesse do público brasileiro para ingressar e atuar em carreiras das áreas forenses são enormes e esse ano promete ter bastante oportunidade para os concurseiros apaixonados pelo fascinante universo da perícia criminal. Os concursos estão cada vez mais concorridos e precisamos nos preparar bastante de forma antecipada e direcionada. Então bora deixar a nossa “marca” nas provas dos concursos que estão por vir e deixar o sonho dos seriados se transformar em realidade!
Enquanto ainda não se sabe que fim terá a novela do concurso da Polícia Civil do estado de RR (se a prova ocorrerá na data prevista, será suspensa ou a data prorrogada), novos concursos na área começaram a ser anunciados, além das outras oportunidades já previstas. O governo do Rio de Janeiro anunciou concurso para o preenchimento de 1.000 vagas para delegado, perito e agente da Polícia Civil! O concurso da Perícia Oficial do estado de Alagoas também foi anunciado e o edital deve sair nos próximos meses. O último concurso em AL ocorreu no ano de 2013 e o estado necessita de muitos profissionais.
Portanto, não fiquem parados! Há muita gente já se preparando conosco. Para materializar os nossos sonhos, assim como os peritos materializam os vestígios provocados pela prática de uma ação criminosa, precisamos praticar bastante. Com candidatos cada vez mais preparados, os estudos precisam ser antecipados e intensificados desde JÁ!
COMO SÃO AS PROVAS PARA PERITO CRIMINAL OFICIAL?
Sempre varia de acordo com a banca do concurso e com as peculiaridades de cada órgão oficial. As provas objetivas geralmente são de múltipla escolha (em geral com 4 ou 5 alternativas por questão). Há bancas em que as questões consistem em marcar CERTO ou ERRADO (sendo que se errar uma questão, você anula uma que acertou!), muito comum nas provas da Polícia Federal (PF), por exemplo. Além disso, pode ter uma prova discursiva, contendo questões a serem respondidas ou para elaborar uma redação dissertativa sobre determinado tema relacionado à área.
E QUAIS DISCIPLINAS ESTUDAR?
As provas dependem muito da banca eleita, mas em geral, para antecipar os estudos, postarei as principais disciplinas que todo CONCURSEIRO FORENSE PADRÃO precisa ter na ponta da caneta e da língua.
•Módulo de conhecimentos gerais: Língua Portuguesa, Noções de Lógica, Informática e Atualidades (disciplinas comuns na maioria dos concursos públicos), Noções de Direito (Constitucional, Administrativo, Penal e Processual Penal).
•Módulo de conhecimentos específicos: Ciências Forenses em geral, Noções de Criminalística, Medicina legal, Noções de Criminologia (cobrado nos concursos de SP) e disciplinas específicas de cada área de formação (disciplinas de Engenharia, Contabilidade, Ciências da Computação, Biomedicina, Ciências Biológicas, Farmácia etc.), dentre outras. Pode cair também as disciplinas de Biologia, Química, Física e Matemática (cobradas no concurso para Perito Criminal de SP, por exemplo).
Além da prova preambular, o concurso também pode possuir as fases de: PROVA DE APTIDÃO PSICOLÓGICA (PAP); PROVA DE APTIDÃO FÍSICA (PAF); INVESTIGAÇÃO SOCIAL (IS); EXAMES DE SAÚDE E EXAME TOXICOLÓGICO; PROVA DE TÍTULOS, de caráter unicamente classificatório. Dependendo das peculiaridades de cada órgão, após todas as etapas, o Curso de Formação (CF) também pode ser uma etapa do concurso, ocorrendo anteriormente à nomeação e à posse.
QUAIS AS DICAS PARA A PREPARAÇÃO?
Bora lá para algumas dicas importantes para a sua APROVAÇÃO!
DICA #1: Não há receita mágica para estudar. O que existe é planejamento e otimização de tempo sempre em sua rotina de preparação. Estabeleça um cronograma e metas diárias e semanais de estudo. Promova o hábito de estudar sempre. Com disciplina, foco, dedicação e comprometimento, você possui grande chance de conseguir excelentes resultados! Suor no treinamento para não sangrar no campo de batalha!
DICA #2: Ser perito é sua prioridade, então encontre o seu tempo e estude com qualidade dentro dos recursos que possui. Qualidade > quantidade!
Acomode o conhecimento em sua mente ao longo do tempo. Não adquira aquele “falso aprendizado” quando você decora as coisas para uma prova e no dia seguinte já esqueceu completamente tudo!
DICA # 3: Concurso é prática, você adquire experiência fazendo provas. Você consegue até prever que tipo de pergunta a banca vai colocar na prova. Quanto mais questões e simulados fizer, e mais provas prestar, chegará uma hora que você vai ganhando confiança e segurança contra o nervosismo e a ansiedade atormentadora, porque sabe que fez um bom trabalho e que se preparou bem. Fique sempre praticando até passar na prova dos seus sonhos! PRATIQUE sempre resolvendo muitas QUESTÕES!
DICA #4: As questões e as provas fornecem excelentes feedbacks para o direcionamento do estudo de vocês. Cada disciplina é importante e fundamental para a aprovação! Nenhuma disciplina deve ser menosprezada, e atenção maior nas matérias as quais possui maior dificuldade de aprendizado (aquela que você acha chata!). Qualquer pontinho pode fazer total diferença para a sua aprovação e classificação.
DICA #5: Deixe um tempo na sua rotina para o descanso e lazer, principalmente na reta final para descansar a mente para a hora da prova. Alimente-se bem com comidas saudáveis, muita água e pratique exercícios para preparar a mente (mindset) e o corpo! A força dos bons hábitos na sua preparação!
DICA #6: A preparação precisa ser consistente e ao longo do tempo. Não espere pela publicação do edital do concurso para iniciar os seus estudos. Estudando com prazer e se preparando antecipadamente, você vai ficando cada vez mais perto da sua vaga. Claro que há concursos extremamente difíceis e bem mais concorridos, com candidatos de elevado nível. Nesse caso a preparação precisa ser intensificada e proporcional ao nível de dificuldade da prova. A aprovação pode demorar um pouco mais, mas persistindo um dia chegaremos lá.
DICA #7: Persistência! Você precisa se levantar sempre após alguma queda. Uma hora chegará a sua vez. Desistir jamais! Você está na DIREÇÃO certa! Acredite!
Vamos aprender muito ainda juntos neste fascinante universo das Ciências Forenses! Espero que tenham gostado das dicas que levo sempre comigo. Afinal, antes de tudo também sou um concurseiro assim como vocês!
Para mais dicas e conhecimento sobre como ingressar e atuar na área, acesse o E-book: “Dos Estudos ao Local, como se tornar um Perito Criminal”, de download gratuito!
Saudações forenses do Prof. Victor Botteon e muito sucesso a todos nessa jornada pericial! TMJ!
Fico à disposição pelas redes sociais para qualquer dúvida, sugestão, curiosidade e/ou esclarecimento. Seu feedback é muito importante para nós!
Até a próxima, futuros peritos e peritas!
Victor Botteon
Biólogo de formação, mestre em ciências e que encontrou na perícia criminalística a sua vocação! Possuo um pouco de experiência na área pericial, com atuações em locais de crime de naturezas diversas. Na área de docência, ministro palestras, aulas, cursos livres e de extensão na área forense e de Ciências Biológicas para Ensino Médio e Superior. Como concurseiro já fui aprovado em 6 concursos, como: Oficial da Polícia Militar de SP, Polícia Civil de SP, Tribunal de Justiça de SP, Polícia Científica de SP e Instituto Geral de Perícias de SC. Voaremos juntos rumo a sua aprovação! Bem vindos ao universo forense!
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Nathalia Masson • 28 de maio de 2019
Gabarito do ISS Guarulhos – Direito Constitucional.
Jornalismo Direção Concursos • 28 de maio de 2019
E aí pessoal, tudo bem? O Pronunciamento Técnico CPC 06 (R2), vigente a partir de 01/01/2019, sofreu mudanças significativas em relação ao Pronunciamento Técnico CPC 06 (R1), revogado em 31/12/2018. Em função disso tenho recebido muitas mensagens de alunos aflitos! Quais são as principais mudanças? Houve alterações radicais? O que eu considero para provas futuras? […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.