Sergio Varella • 16/04/2020
16/04/2020Olá Pessoal, vamos falar da sua prova discursiva. Paradigmas e padrões precisam muitas vezes mudar para que tenhamos um bom resultado.
O Coronavírus tem nos forçado a mudar e repensar grande parte de nossos hábitos e preconceitos, né? A quebra de paradigmas, padrões tem forçado empresas e, principalmente, o serviço público a se reinventar, com grande parte dos serviços sendo realizados na modalidade de teletrabalho. Quando vocês chegarem no seu cargo tão desejado essa realidade será bem mais forte após essa pandemia.
Falando em quebra de paradigmas, eu vou contar uma história que vivenciei no meu segundo concurso para Conselheiro Substituto (TCMGO). Fui de carro fazer a prova, de carona, com um outro candidato. Esse cara é uma lenda dos concursos de TCs. Já tinha passados em vários concursos para Conselheiro Substituto.
A prova discursiva era à tarde e fomos almoçar. No almoço ele tomou dois chopps. Aquilo me deixou muito surpreso. A prova seria dali a alguns minutos e tomar cerveja antes da prova parecia loucura. Eu fiquei foi feliz, né? Um candidato a menos, pensei eu.
Que nada!! O cara foi bem na prova discursiva, uma das melhores notas.
Vida que segue. Alguns meses depois li um artigo que falava dos benefícios da cerveja no aprendizado das pessoas. A pesquisa foi realizada com 88 indivíduos. Os voluntários foram divididos em dois grupos (uns bebendo cerveja e outros sem beber) e fizeram testes sobre a capacidade de cada um deles aprender novas palavras por dois dias. Ao final mediu-se qual desses grupos teve melhor resultado.
E aí? Acho que a grande maioria vai dizer que a bebida atrapalha, né? Que o grupo que bebeu com certeza teve um desempenho pior. Será?
Olha aí!!! Coronavírus e a quebra dos padrões atuais, tomar dois copos de cerveja e isso antes da segunda fase de uma prova de concurso, na discursiva. A resposta para nossa pergunta inicial: eles estão interligados.
Qual o motivo da cerveja ter feito as pessoas aprenderem mais no estudo? Talvez antes da prova discursiva ela diminua o nervosismo. Vai saber, né?
Não estou falando para beberem antes prova. Eu nunca fiz isso, vale ressaltar. Nem estou aqui aconselhando vocês a fazerem.
A mensagem que quero passar é que muitas vezes nossos preconceitos, ideias anteriores podem e devem ser adaptadas na hora do nosso estudo. Padrões são quebrados. Só conseguia estudar em casa no maior silêncio e agora tem um irmão pentelho enchendo seu saco? Vai ter que se adaptar e estudar mesmo assim.
Acho que o segredo de tudo é o equilíbrio. Tem que estudar muito o conteúdo. Tem que praticar muito a prova discursiva.
Clique aqui e veja os cursos de discursivas disponíveis aqui no Direção. https://www.direcaoconcursos.com.br/cursos/professor-professor-sergio-varella
Não existe milagre. É sentar a bunda e estudar. Escrever muita prova discursiva. O resultado aparecerá. E quem sabe com um copo de cerveja antes da prova? Ehehehe (eu não arriscaria, mas…)
Quem quiser mais informações sobre discursivas e o mundo dos concursos, aproveita para me seguir no Instagram https://www.instagram.com/profsergiovarella/
Grande abraço.
Prof. Sérgio Varella
Coordenador de Discursivas e Recursos
Se precisar de ajuda para elaboração do recurso para prova discursiva do seu concurso é só entrar em contato. Contamos com uma equipe de especialistas para te ajudar.
Segue link para nosso serviço regular de recurso.
Recurso para prova discursiva.
Ah, segue o artigo para quem quiser aprofundar sobre o assunto:
Sergio Varella
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Erick Alves • 1 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos testar os conhecimentos sobre os principais temas presentes na lei n° 14.133. É provável que, ao resolver as questões, você perceba “lacunas de conhecimento”, aspectos que precisa reforçar, assuntos que precisa reler etc. Se isso acontecer, volte às […]
Erick Alves • 1 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos falar sobre os critérios de julgamento, presente nos artigos 33 a 39 da lei n° 14.133. Além de tratar sobre a forma como se dará o julgamento das propostas, iremos abordar também quais critérios de julgamento podem ser utilizados […]
Jornalismo Direção Concursos • 1 de novembro de 2024
Você já ouviu falar de concurso público? A maioria das pessoas com certeza responderia que sim! Mesmo que sendo muito comentado, concurseiros iniciantes ainda tem dificuldades em alguns aspectos que podem parecer simples mas podem ser mais complicados em determinados editais! Uma dúvida popular é como se inscrever! O que pode parecer fácil em um primeiro momento […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.