Jetro Coutinho • 24/04/2023
24/04/2023Olá pessoal! Em minha visão, há duas questões passíveis de recurso na prova de Economia da CGDF (Especialidade: Finanças e Controle).
PRIMEIRO RECURSO – Questão 1 Contas Nacionais.
A questão pergunta acerca do conceito referente a “soma das remunerações dos fatores de produção” e o gabarito preliminar aponta a alternativa B (PIB a custos dos fatores) como resposta.
No entanto, o gabarito deve ser alterado para a alternativa D (PNB a custos dos fatores), conforme se passa a expor a seguir.
Froyen, Richard T. (Macroeconomia: Teoria e Aplicações, 2. ed., Editora Saraiva, p. 34) afirma que “a renda nacional é a soma das rendas dos fatores de produção de bens e serviços no período.”
De forma semelhante, DORNBUSCH et. al. (Macroeconomia, 11. ed., Editora AMGH), p. 24) afirma que “os pagamentos de fatores incluem os recebimentos do exterior para efetuar os pagamentos de fatores de produção de propriedade dos residentes. A soma desses pagamentos ao PIB fornece o Produto Nacional Bruto.
Ainda no mesmo sentido, PAULANI, Leda Maria (A nova contabilidade social: uma introdução à macroeconomia, 5. ed., Saraiva Educação, p. 41), ao elaborar quadro explicativo, demonstra que a soma da remuneração dos fatores de produção leva à “Renda ou produto nacional bruto”.
Dessa forma, a questão deve ter o seu gabarito anulado de A para D, visto que, segundo a literatura econômica, a soma das remunerações dos fatores de produção gera como resultado a Renda Nacional Bruta que, sob a ótica da despesa, deve ser entendida como Produto Nacional Bruto a custo de fatores, conforme afirma a alternativa D.
SEGUNDO RECURSO – Questão sobre condição Marshall-Lerner e Depreciação Cambial.
A questão questiona o candidato acerca do resultado gerado pela depreciação da taxa de câmbio, supondo como válida a condição de Marshall-Lerner.
O gabarito preliminar aponta a alternativa A como resposta (no curto prazo, redução das exportações líquidas), mas a questão deve ter o seu gabarito alterado para alternativa B (no curto prazo, aumento das exportações líquidas) pelos motivos expostos a seguir.
BLANCHARD, Olivier (Macroeconomia, 5 ed., Editora Pearson, p. 572) define a condição de Marshall-Lerner como: “Condição sob a qual uma depreciação real leva a um aumento das exportações líquidas”.
Como se depreende da definição acima, a própria conceituação da condição de Marshall-Lerner leva em consideração ao aumento das exportações líquidas, razão pela qual deve-se alterar o gabarito da questão de A para B.
Jetro Coutinho
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Erick Alves • 7 de novembro de 2024
Olá! Aqui é o Erick Alves, professor de Direito Administrativo aqui no Direção Concursos. Nesse texto, vamos discorrer sobre a recente decisão do STF e seus efeitos práticos, abordando os seguintes tópicos: 1. Contextualização Histórica do Regime Jurídico Único no Brasil; 2. A Decisão Recente do STF e Seu Impacto na Flexibilização dos Modelos de […]
Erick Alves • 7 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos testar os conhecimentos sobre os principais temas presentes na lei n° 14.133. É provável que, ao resolver as questões, você perceba “lacunas de conhecimento”, aspectos que precisa reforçar, assuntos que precisa reler etc. Se isso acontecer, volte às […]
Erick Alves • 7 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos falar sobre os critérios de julgamento, presente nos artigos 33 a 39 da lei n° 14.133. Além de tratar sobre a forma como se dará o julgamento das propostas, iremos abordar também quais critérios de julgamento podem ser utilizados […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.