Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

CNU: Senado quer explicações do MGI sobre denúncias no certame

CNU: Senado quer explicações do MGI sobre denúncias no certame

O Senador Eduardo Girão (NOVO/CE) enviou, na última quinta-feira (31), um requerimento à ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, para que preste informações sobre a aplicação das provas do CNU (Concurso Nacional Unificado) e denúncias sobre irregularidade!

A justificativa apresentada por Girão é que o gabinete do Ceará tem recebido denúncias de candidatos do certame, onde apontam que a correção das provas está sendo feita “com dois pesos e duas medidas”. Segundo os relatos, candidatos foram eliminados por erros de preenchimento no campo de identificação, enquanto outros, com a mesma falha, não sofreram eliminação.

De acordo com o documento, esta prática de critérios “inconsistentes e discriminatórios” gera dúvidas sobre a imparcialidade e transparência do processo seletivo, o que pode indicar a necessidade de revisão dos resultados, caso confirmadas as falhas.

Importante lembrar que as Justiças do Rio Grande do Sul e do Distrito Federal deferiram liminares que reintegram candidatos que haviam sido eliminados por não marcar o tipo de prova ou marcar duas alternativas.

O requerimento faz os seguintes questionamentos à Esther Dweck sobre o CNU:

  • Quais medidas o governo está tomando para investigar as denúncias de inconsistências na correção das provas do CPNU? Há um cronograma definido para essa investigação?
  • Diante do impacto em milhares de pessoas o governo pensa em anular o concurso?
  • Que medidas estão sendo implementadas para garantir maior transparência e imparcialidade nos processos seletivos futuros, evitando assim a repetição de situações como a vivenciada no CPNU?
  • O que levou a organização do certamente a eliminar sumariamente alguns candidatos e outros não, já que a violação foi a mesma? Quais os critérios utilizados para a referida eliminação?
  • Com a divulgação do resultado final marcada para 21/11, como o governo pretende assegurar que todos os candidatos tenham suas situações analisadas antes dessa data?
  • Que estratégias estão sendo adotadas para manter os candidatos informados sobre o andamento das investigações e possíveis mudanças nas decisões relacionadas ao concurso?

O documento pode ser conferido na íntegra!

O que fazer pós-CNU?

Enfim chegamos ao final da sua jornada de preparação para o CNU. Foram dias de muito eforço e dedicação que te trouxeram até aqui.

Mas concurseiro(a), seus estudos não podem parar! Ainda existem inúmeras oportunidades em concursos públicos que você poderá conquistar neste ano e no próximo.

Por isso, montamos um e-book gratuito com dicas do que fazer após o CNU. É gratuito, toque no botão abaixo:

QUERO SABER O QUE FAZER DEPOIS DO CNU

Panorama do CNU

Organizado pela Fundação Cesgranrio, o CNU é destinado à oferta de 6.640 vagas de níveis médio e superior de formação para 21 órgãos e entidades do Executivo Federal.

As oportunidades estão distribuídas em 8 blocos temáticos, segmentados conforme mostrado abaixo:

  • Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias: 727 vagas;
  • Bloco 2 – Tecnologia, Dados, e Informação: 597 vagas;
  • Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas: 530 vagas;
  • Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor: 971 vagas;
  • Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 1.016 vagas;
  • Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação: 359 vagas;
  • Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública: 1.748 vagas;
  • Bloco 8 – Nível Intermediário: 692 vagas.

Os aprovados no certame receberão salários iniciais que variam entre R$ 5.866,69 (Técnico do IBGE) e R$ 22.921,71 (Auditor Fiscal do Trabalho).

As avaliações foram aplicadas no dia 18 de agosto, em 228 municípios e mais de 2,1 milhões de candidatos se inscreveram. No entanto, segundo o MGI, mais de 40% dos inscritos não compareceram às provas.

Vale destacar que o MGI já está se movimentando para que um novo Concurso Nacional Unificado seja realizado, tendo em vista que enviou convites para órgãos demonstrarem interesse. Até o momento, a Fundaj aderiu ao certame e a SUSEP recusou.

Resumo do Concurso Nacional Unificado (CNU)

Aproveite a Black Friday do Direção Concursos!

Na Black Friday do Direção Concursos, estamos oferecendo o MENOR PREÇO DO ANO pela nossa Assinatura Vitalícia durante todo mês de novembro!

Isso mesmo, você pode PAGAR MENOS e garantir o acesso a uma plataforma completa, desenhada para te levar até a aprovação que você tanto busca em mais de 500 concursos.

E não adianta deixar para depois: a condição especial tem data para acabar, então seja rápido!

Com a Assinatura Vitalícia, você vai ter em mãos mais de 500 cursos completos, em vídeo e PDF, que cobrem todos os detalhes dos principais concursos do país; acesso direto aos nossos professores com o tira-dúvidas, sem enrolação, respondendo o que você realmente precisa; ao Sistema de Questões que coloca sua preparação à prova e te ajuda a dominar cada assunto até a aprovação e muito mais.

Toque no banner abaixo e acesse a página para DAR O PASSO QUE VAI MUDAR SUA VIDA

Torgan Magalhães

Torgan Magalhães

Jornalista do Direção Concursos. Estudante do Ceub, com experiência nas áreas de redação e assessoria de imprensa.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.