Natália Pires • 19/08/2024
As provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) foram aplicadas no último domingo (18/8), e uma questão que segue intrigando muitos candidatos é a marcação do número do gabarito da prova.
As provas foram identificadas por meio de números presentes na capa, e estes deveriam ser marcados nos respectivos cartões-respostas. Porém, ao final do certame, muitos candidatos alegaram não ter feito a marcação.
Em resposta ao time de jornalismo do Direção Concursos, o coordenador-geral de Logística do Concurso Nacional Unificado (CNU), Alexandre Retamal, informou que o assunto ainda está sendo analisado e reforçou que o MGI não tem a intenção de prejudicar os candidatos, porém, Retamal ressaltou, também, que a princípio o correto seria o candidato ter feito a identificação no cartão resposta.
“Estamos verificando o que é possível fazer, é claro que nos casos que tem apenas um gabarito facilita, mas tem provas com três gabaritos ou mais e temos que avaliar caso a caso junto com a Cesgranrio. A princípio, a pessoa tem que cumprir o que está no edital, a pessoa tem que cumprir o que está recomendado na capa do caderno de prova, mas não temos a intenção de prejudicar ninguém.”, informou Retamal.
Vale lembrar que a marcação do número do gabarito foi sinalizada no edital, conforme mostra trecho abaixo:
Confira, abaixo, análise feita pelo jornalista Victor Gammaro:
Está começando agora no mundo do concurso público? Não sabe por onde começar? O Direção concursos preparou um Manual Básico do Iniciante de Concursos Públicos para você dar seu primeiro para aprovação. Nele, você vai encontrar os termos, os conceitos as áreas de estudo e tudo o que você precisa saber!
Clique abaixo, e adquira seu material gratuito:
MANUAL BÁSICO DO INICIANTE: E-BOOK GRATUITO!
O Concurso Nacional Unificado (CNU) teve seu primeiro edital publicado em janeiro de 2024. Organizado pela Fundação Cesgranrio, o certame é destinado à oferta de 6.640 vagas de níveis médio e superior para 21 órgãos e entidades do Executivo Federal.
As oportunidades estão distribuídas em 8 blocos temáticos, segmentados conforme mostrado abaixo:
Os aprovados no certame receberão salários iniciais que variam entre R$ 5.866,69 (Técnico do IBGE) e R$ 22.921,71 (Auditor Fiscal do Trabalho).
As provas objetivas e discursivas foram aplicadas simultaneamente, para todos os cargos, no último domingo (18/8), em dois turnos, sendo:
Confira, na tabela abaixo, as próximas datas do cronograma do CNU e fique atento para não perder nenhum prazo:
Agora o Direção tem um canal EXCLUSIVO para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais. Não perca tempo e entre agora!
Aproveite nossa promoção especial de assinaturas e tenha acesso a mais de 300 cursos preparatórios para concursos públicos.
Com nossos conteúdos cuidadosamente elaborados e a orientação dos nossos professores experientes, você terá acesso a conteúdos completos e com muita qualidade. Cada curso é feito para oferecer o melhor material de estudo, com vídeos, PDFs, e milhares de questões resolvidas e comentadas para maximizar seu aprendizado.
Não perca essa oportunidade de transformar sua preparação e alcançar a tão sonhada aprovação. Nosso compromisso é com o um conhecimento de qualidade que há quase 6 anos já aprovou milhares de alunos. Garanta sua assinatura e comece hoje mesmo a mudar seu futuro!
Natália Pires
Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.