PUBLICIDADE

CNU: posse de aprovados será 100% digital; saiba detalhes

Aprovados poderão tomar posse em seus cargos à distância

Por

Juliane Freitas
Compartilhe esta notícia
Imagem - CNU: posse de aprovados será 100% digital; saiba detalhes

O resultado final do CNU (Concurso Nacional Unificado) foi homologado neste mês de março e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) explicou como será o processo de admissão dos novos servidores.

De acordo com o MGI, uma nova funcionalidade foi lançada na plataforma SOUGOV.br visando simplificar o ingresso dos novos servidores no serviço público. Dessa forma, a posse dos aprovados será 100% digital, ou seja, os aprovados poderão tomar posse à distância, garantindo, segundo o órgão, agilidade e transparência.

A medida se faz importante, já que há aprovados no CNU espalhados por 908 cidades pelo país. Além disso, cerca de 37% dos aprovados residem em cidades do interior. Dados levantados pelo MGI mostram que 14% dos aprovados residem em cidades com menos de 100 mil habitantes, por exemplo.

Veja como ficou a distribuição das cidades com candidatos aprovados no CNU:

  • Norte: 65 cidades com aprovados;
  • Centro-Oeste: 62 cidades com aprovados;
  • Sul: 167 cidades com aprovados;
  • Nordeste: 291 cidades com aprovados;
  • Sudeste: 323 cidades com aprovados.

Em relação à nomeação dos aprovados, o MGI tem orientado os órgãos no sentido de que as autorizações para nomeação dos aprovados devem ser solicitadas via “Ofício do Ministro”, indicando o mês desejado para o provimento dos novos servidores.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por exemplo, prevê nomear 100 aprovados no cargo de Analista Técnico-Administrativo em maio de 2025.

Vale lembrar que a primeira edição do CNU ofertou 6.640 vagas de níveis médio e superior de formação, além de cadastro reserva, para 21 órgãos e entidades do Executivo Federal. Os salários iniciais oferecidos são de até R$ 22.921,71 (referente ao cargo de Auditor Fiscal do Trabalho).

As avaliações foram aplicadas em agosto de 2024 e o certame registrou mais de 2,1 milhões de candidatos inscritos.

CNU 2025 – Anúncio oficial deve ficar para abril

De acordo com fontes ligadas ao MGI ouvidas pelo Direção Concursos em março, é provável que o anúncio oficial da segunda edição do CNU seja postergado para o mês de abril. O atraso é consequência da demora para aprovação do Orçamento de 2025.

Vale lembrar que o projeto de lei orçamentária (LOA 2025) foi aprovado pelo Congresso Nacional apenas no último 21 de março, três meses após o prazo, e ainda não foi sancionado pelo governo federal.

A expectativa pelo anúncio do CNU 2025 se dá em função da previsão inicial do governo federal de que o edital seria publicado ainda no primeiro trimestre, ou seja, até o mês de março. A aplicação das provas, por sua vez, estaria prevista para ocorrer em agosto de 2025. No entanto, ainda não há definição sobre qual será a banca organizadora.

Recentemente, o MGI reforçou a previsão de que novas informações seriam divulgadas até o final de março, possibilidade que ainda não está totalmente descartada, segundo fontes do órgão.

Resumo do CNU 2025

O caminho mais direto para sua aprovação está aqui

Pare de perder tempo com materiais incompletos! As assinaturas do Direção Concursos reúnem TUDO o que você precisa para sua aprovação em um único lugar: PDFs direcionados, videoaulas com os melhores professores, milhares de questões e suporte exclusivo.

Já ajudamos milhares de concurseiros a transformarem o sonho em realidade – pessoas comuns que hoje têm estabilidade e salários que mudaram completamente suas vidas. O segredo não é estudar mais, é estudar melhor com o material certo.

Sua aprovação está a apenas uma assinatura de distância. Não deixe essa oportunidade passar, confira:

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
CNU
concurso na
concursos públicos
destaque-1
destaque-2
Juliane Freitas

Juliane Freitas

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.

    Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Saiba mais sobre a utilização de cookies em nossa Política de Privacidade.