Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

CNU: veja como será a etapa da Prova de Títulos

CNU: veja como será a etapa da Prova de Títulos

As notas finais das provas objetivas e preliminares da discursivas do CNU (Concurso Nacional Unificado) foram divulgadas e o Ministério da Gestão e Inovação publicou as orientações para a etapa de Prova de Títulos!

A Prova de Títulos irá acontecer os dias 9 e 10 de outubro, onde os candidatos que possuem essa etapa, tanto nos blocos de nível superior quanto no de nível médio (bloco 8) devem enviar a documentação comprobatória na área do candidatos, no site do Concurso Nacional Unificado.

A Fundação Cesgranrio, organizadora do certame, informará os candidatos habilitados para essa etapa, no extrato do resultado, no campo situação no cargo, por e-mail e Whatsapp, para que realizem o envio dos documentos comprobatórios de titulação e experiência profissional.

Ao todo, 45.082 candidatos estão habilitados a encaminhar os títulos, com exceção dos que fizeram as provas para o bloco 4, em atendimento à decisão liminar da Justiça do Distrito Federal, que suspendeu a divulgação dos resultados das provas deste bloco.

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com Agravo de Instrumento, com pedido de efeito suspensivo da decisão, alegando “prejuízos irreparáveis”.

O MGI também divulgou, nesta terça-feira (8), a nota de corte para que a prova discursiva ou a redação fosse corrigida. Veja, abaixo, as orientações gerais para o envio de títulos no CNU!

O que fazer pós-CNU?

Enfim chegamos ao final da sua jornada de preparação para o CNU. Foram dias de muito eforço e dedicação que te trouxeram até aqui.

Mas concurseiro(a), seus estudos não podem parar! Ainda existem inúmeras oportunidades em concursos públicos que você poderá conquistar neste ano e no próximo.

Por isso, montamos um e-book gratuito com dicas do que fazer após o CNU. É gratuito, toque no botão abaixo:

QUERO SABER O QUE FAZER DEPOIS DO CNU

Quais candidatos devem enviar a documentação?

De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação, todos os candidatos habilitados para a prova de títulos, de todos os blocos, que foram informados da convocação para esta etapa de Prova de Títulos, deverão realizar o envio dos documentos comprobatórios na área do candidato.

Importante ressaltar que a comprovação de títulos é apenas classificatória, onde a classificação do candidato pode mudar de acordo com a pontuação obtida nesta etapa.

Como enviar os documentos comprobatórios no CNU?

Os títulos deverão ser enviados exclusivamente via upload da imagem do documento original ou cópia autenticada em cartório, frente e verso, de acordo com as orientações dos editais. Somente serão aceitos os documentos enviados nos formatos PDF, JPEG e JPG, no tamanho máximo de 2MB.

O prazo para envio dos documentos inicia-se às 10h do dia 9/10 e termina às 23h59 do dia 10/10. Abaixo, é possível conferir todas as orientações para o envio de títulos no CNU.

Titulação Acadêmica (Doutorado, Mestrado, Graduação e Especialização) – CNU

  • No que tange à Titulação Acadêmica, prevista no subitem 7.1.3.14 do Edital, o candidato poderá:
    • 10.1. Apresentar documentos referentes à titulação de doutorado (imagem do documento original ou cópia autenticada em cartório, frente e verso).
    • 10.1.1. O candidato dispõe de três opções de envio, devendo escolher apenas uma delas:
      • 10.1.1.1. Opção 1: Diploma de doutorado
      • 10.1.1.2. Opção 2: Certificado/declaração acompanhado de histórico escolar
      • 10.1.1.3. Opção 3: Diploma de doutorado no exterior revalidado no Brasil, acompanhada da tradução para a Língua Portuguesa por tradutor juramentado.
    • 10.2. Apresentar documentos referentes à titulação de mestrado (imagem do documento original ou cópia autenticada em cartório, frente e verso).
      • 10.2.1. O candidato dispõe de três opções de envio, devendo escolher apenas uma delas:
        • 10.2.1.1. Opção 1: Diploma de mestrado
        • 10.2.1.2. Opção 2: Certificado/declaração acompanhado de histórico escolar
        • 10.2.1.3. Opção 3: Diploma de mestrado no exterior revalidado no Brasil, acompanhada da tradução para a Língua Portuguesa por tradutor juramentado.
      • 10.3. Apresentar documentos referentes à titulação de graduação (imagem do documento original ou cópia autenticada em cartório, frente e verso).
        • 10.3.1. O candidato dispõe de três opções de envio, devendo escolher apenas uma delas:
          • 10.3.1.1. Opção 1: Diploma de graduação
          • 10.3.1.2. Opção 2: Certificado/declaração acompanhado de histórico escolar
          • 10.3.1.3. Opção 3: Diploma de graduação no exterior revalidado no Brasil, acompanhada da tradução para a Língua Portuguesa por tradutor juramentado.
      • 10.4. Apresentar documentos referentes à titulação de especialização (imagem do documento original ou cópia autenticada em cartório, frente e verso).
        • 10.4.1. O candidato dispõe de duas opções de envio, devendo escolher apenas uma delas:
          • 10.4.1.1. Opção 1: Certificado de especialização
          • 10.4.1.2. Opção 2: Declaração acompanhada de histórico escolar
        • 10.4.2. O candidato poderá enviar documentos comprobatórios de mais de uma especialização, conforme o Quadro de Atribuição de Pontos para a Avaliação de Títulos dispostos nos Editais.

Experiência Profissional

  • Quanto à Experiência Profissional, orienta-se que o candidato apresente, separadamente, os documentos referentes a cada experiência/atividade que desejar comprovar, na forma do subitem 7.1.3.15 e demais dispositivos do Edital pertinentes à respectiva comprovação.
  • 11.1. O candidato deve escolher a categoria de envio adequada, inserindo a data de início e término, para cada uma das suas experiências/atividades. Analise cuidadosamente quais modalidades são mais pertinentes e que melhor atendam à sua realidade.
  • 11.2. No caso de alguma experiência/atividade ainda estiver sendo realizada, o candidato deve preencher no campo “data de término” a data correspondente à emissão da declaração do órgão ou empresa.
  • 11.3. A apresentação do diploma (frente e verso) ou declaração comprobatória da escolaridade exigida como requisito básico para a titulação do cargo (curso de graduação) é obrigatória para fins de análise da experiência profissional. No entanto, não será computada na avaliação dos Títulos, conforme subitem 7.1.3.5, com exceção daqueles cargos que preveem título de graduação em seus Quadros de Atribuição de Pontos para a Avaliação de Títulos.

Produção Acadêmica – CNU

  • Quanto à Produção Acadêmica, orienta-se que o candidato apresente, separadamente, os documentos referentes a cada experiência/atividade que desejar comprovar, na forma do subitem 7.1.3.15.1 do Edital e demais dispositivos pertinentes à respectiva comprovação.
  • 12.1. O candidato deve escolher a categoria de envio adequada, inserindo a data de início e fim, para cada uma das suas experiências/atividades. Analise cuidadosamente quais modalidades são mais pertinentes e que melhor atendam à sua realidade.
    • 12.1.1. Apresentar documentos referentes a palestras, aulas e instruções (imagem da declaração e/ou certificado em papel timbrado da Instituição com nome do evento, nome do departamento ou instituto, carga horária e data de início e fim, para cada uma das suas experiências/atividades. – Frente e verso).
    • 12.1.2. Apresentar documentos referentes a artigos ou trabalhos em anais (imagem da(s) páginas do artigo e/ou trabalho em que constem título, o(s) nome(s) do(s) autor(es), o nome da revista, o conselho editorial, o ISBN ou ISSN, conforme consta na respectiva publicação para cada uma das suas experiências/atividades. – Frente e verso).
    • 12.1.3. Apresentar documentos referentes a livros publicados (imagem da capa e contracapa com o título e o nome do(s) autor(res), página de catalogação bibliográfica, ISBN ou ISSN e conselho editorial para cada uma das suas experiências/atividades. – Frente e verso).
    • 12.1.4. Apresentar documentos referentes a capítulos de livros (imagem da capa, contracapa e índice com o título e o nome do(s) autor(es) e a primeira página do capítulo com o nome do(s) autor(es), página de catalogação bibliográfica, ISBN ou ISSN e conselho editorial para cada uma das suas experiências/atividades. – Frente e verso).
    • 12.1.5. Apresentar documentos referentes a relatórios técnicos, de pesquisa ou de extensão universitária (imagem da capa, contracapa e índice com o nome do(s) autor(res), primeira página do trabalho com o título e o nome do(s) autor(es) e página de catalogação bibliográfica para cada uma das suas experiências/atividades. – Frente e verso).
    • 12.1.6. Apresentar documentos referentes à monografia, dissertação de mestrado e tese de doutorado (imagem da capa, contracapa e índice com o nome do(s) autor(res), primeira página do trabalho com o título e o nome do(s) autor(es) e página de catalogação bibliográfica para cada uma das suas experiências/atividades. – Frente e verso).
    • 12.1.7. Apresentar documentos referentes a orientação, coorientação e preceptoria de mestrado, doutorado, estagiários, residentes, especialização e bolsistas acadêmicos (imagem da declaração e/ou certificado em papel timbrado da Instituição emitido por autoridade competente da instituição, nome do orientador ou preceptor, carga horária e data de início e fim, para cada uma das suas experiências/atividades. – Frente e verso).
    • 12.1.8. Apresentar documentos referentes à organização de shows, exposições audiovisuais, feiras e eventos (imagem da declaração e/ou contrato de trabalho e/ou prestação de serviços ou afins, emitido por autoridade competente do órgão/entidade ou empresa, data de início e fim, para cada uma das suas experiências/atividades. – Frente e verso).
  • 12.2. O candidato poderá enviar documentos comprobatórios de mais de uma especialização.
  • 12.3. No caso de alguma experiência/atividades ainda estiver sendo realizada, o candidato deve preencher no campo “data de término” a data correspondente à emissão da declaração do órgão ou empresa.
  • 12.4. A apresentação do diploma ou declaração comprobatória da escolaridade exigida como requisito básico para a titulação do cargo (curso de graduação) é obrigatória para fins de análise da experiência profissional. No entanto, não será computada na avaliação dos Títulos, conforme subitem 7.1.3.5.1 do Edital.

Experiência com Populações Indígenas

  • Quanto à Experiência Profissional com Populações Indígenas, orienta-se que o candidato apresente, separadamente, os documentos referentes a cada experiência/atividade que desejar comprovar, na forma do subitem 7.1.3.15.2 e demais dispositivos pertinentes à respectiva comprovação do Edital.
  • 13.1. O candidato deve escolher a categoria de envio adequada, inserindo a data de início e fim, para cada uma das suas experiências/atividades. Analise cuidadosamente quais modalidades são mais pertinentes e que melhor atendam à sua realidade.
    • 13.1.1. Apresentar 1 (um) documento referente ao item a) FUNAI / Ministério dos Povos Indígenas (imagem da declaração/certidão de tempo de serviço emitido pela FUNAI/Ministério dos Povos Indígenas contendo o número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) do órgão, ademais, deve informar o período (com início e fim ou até a data da expedição da declaração/certidão). 13.1.1.1. O candidato dispõe de duas opções de envio, devendo escolher apenas uma delas:
      • 13.1.1.1.1. Opção 1: Declaração emitida pela FUNAI/Ministério dos Povos Indígenas.
      • 13.1.1.1.2. Opção 2: Certidão emitida pela FUNAI/Ministério dos Povos Indígenas.
    • 13.1.2. Apresentar 1 (um) documento referente ao item b) Instituição pública (imagem da declaração/certidão de tempo de serviço emitido pela instituição pública, contendo o número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da instituição, ademais, deve informar o período (com início e fim ou até a data da expedição da declaração/certidão) e a espécie de serviço realizado.
      • 13.1.2.1. O candidato dispõe de duas opções de envio, devendo escolher apenas uma delas:
        • 13.1.2.1.1. Opção 1: Declaração emitida pelo Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
        • 13.1.2.1.2. Opção 2: Certidão emitida pelo Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
        • 13.1.3. Apresentar 1 (um) documento referente ao item c) Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) (imagem do original / cópia da CTPS, contendo a página de identificação do trabalhador e a página que conste o registro do empregador e o período, com início e fim, se for o caso).
        • 13.1.4. Apresentar 1 (um) documento referente ao item d) Declaração (imagem da declaração emitida pelo empregador / contratante / beneficiário, deve informar o período – com início e fim ou até a data da expedição da declaração -, a espécie do serviço realizado e a descrição das atividades desenvolvidas).
        • 13.1.5. Apresentar 1 (um) documento referente ao item e) Contrato (imagem do contrato de prestação de serviço ou atividade entre o empregador / contratante / beneficiário e o candidato).
        • 13.1.6. Apresentar 2 (dois) documentos referentes ao item f) Recibo de Pagamento Autônomo (RPA) (imagem do original / cópia do RPA de pelo menos o primeiro e último período trabalhado; imagem da declaração emitida pelo empregador / contratante / beneficiário, que deve informar o período – com início e fim ou até a data da expedição da declaração -, a espécie do serviço realizado e a descrição das atividades desenvolvidas).

As orientações para o envio do títulos do CNU pode ser conferido na íntegra!

Resumo do CNU

Mês dos Professores

No mês dos Professores, todos os nossos especialistas se juntaram para te presentear! 🎁

Você poderá participar de aulas exclusivas para sair do ZERO até a aprovação, tendo acesso a:

  • Dicas práticas;
  • Orientações personalizadas;
  • Materiais diferenciados;
  • Conteúdo de qualidade;
  • E muito mais!

Além disso, eles irão liberar durante todo o mês de outubro, descontos imperdíveis para que você possa ter em mãos tudo o que irá precisar em cada etapa da sua jornada!

Porque com o Direção Concursos, o ensino transforma seu sonho em realidade! Clique no banner abaixo e aproveite as ofertas, por tempo limitado:

Torgan Magalhães

Torgan Magalhães

Jornalista do Direção Concursos. Estudante do Ceub, com experiência nas áreas de redação e assessoria de imprensa.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.