Torgan Magalhães • 20/08/2024
Está iniciado, nesta terça-feira (19), o prazo para interposição de recursos contra o gabarito preliminar da prova objetiva do CNU (Concurso Nacional Unificado)!
Interessados em recorrer contra o gabarito divulgado pela Fundação Cesgranrio deverão entrar no site da banca organizadora até esta quarta-feira (21).
O edital do certame traz algumas orientações aos candidatos que desejam entrar com recurso, que são:
O professor do Direção Concursos, Erick Alves aconselhou os candidatos a acompanharem o gabarito extraoficial feito pelo Direção Concursos.
Peguem ali o gabarito extraoficial feito pelo Direção Concursos, já vê as questões que você está com dúvida que eventualmente pode entrar com recurso. Os nossos professores vão fazer assim que o gabarito for divulgado da banca. Ai com isso faremos sugestão de recursos no blog e vamos fazer algumas lives para ajudar.
O time de professores do Direção Concursos preparou um aglomerado de questões que podem ser realizados recursos. Veja, abaixo!
Ei, concurseiro(a), você que fez o CNU quer continuar a sua preparação para as inúmeras oportunidades desde ano e do próximo?
Então, faça parte de um grupo exclusivo de alunos que irão receber materias gratuitos, participar de lives com os nossos especialistas e muito mais! Isso tudo será apenas para aqueles que estão compromissados em mudar de vida.
Entre AGORA no botão abaixo:
QUERO SABER FAZER PARTE DO GRUPO EXCLUSIVO
Abaixo, é possível conferir quais questões os professores do Direção Concursos separam para que os candidatos entrem com recurso contra o gabarito da prova objetiva do CNU:
ESTA MATÉRIA ESTÁ SENDO ATUALIZADA! ATUALIZE A PÁGINA PARA CONFERIR MAIS RECURSOS CONTRA AS OBJETIVAS DO CNU!
A questão aborda a utilização do método da rede de interação no contexto da avaliação de impacto ambiental. O gabarito oficial aponta a alternativa B como correta, que sugere que este método é utilizado para identificar impactos indiretos, separando-os dos impactos primários. No entanto, essa descrição não corresponde ao conceito clássico do método da rede de interação.
O método da rede de interação, conforme amplamente descrito na literatura de avaliação de impacto ambiental, utiliza listagens de controle dispostas em linhas e colunas para relacionar fatores ambientais com as ações de um empreendimento, avaliando e ponderando os impactos nos pontos de cruzamento. Esse método é conhecido por preservar as relações de causa e efeito, o que é fundamental para uma avaliação detalhada e estruturada dos impactos ambientais. Esta descrição se alinha perfeitamente com a alternativa A, e não com a alternativa B.
Portanto, com base no conceito correto do método da rede de interação, solicita-se a alteração do gabarito da questão 26 para a alternativa A.
A questão apresenta três situações observadas e respectivas sugestões para adequação às normas de acessibilidade. De acordo com a norma ABNT NBR 9050:2015, que trata da acessibilidade em edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, as sugestões II e III estão corretas e em conformidade com as exigências da norma.
Sugestão II: Revestir o piso da rampa com material em relevo para garantir sinalização tátil de alerta é uma medida que está claramente de acordo com a norma, pois a sinalização tátil é essencial para pessoas com deficiência visual.
Sugestão III: A inclusão de identificação numérica em braile e em cor contrastante na altura da maçaneta também segue as diretrizes da norma, garantindo acessibilidade a pessoas com deficiência visual.
A sugestão I, por outro lado, que propõe a criação de uma rampa ao lado de uma escada existente, com base na descrição fornecida, não estaria em conformidade com a norma, pois a inclinação e as dimensões propostas podem não atender aos critérios técnicos estabelecidos para rampas acessíveis, comprometendo a segurança e a funcionalidade.
Portanto, a correta interpretação da norma indica que as sugestões II e III estão de acordo com as exigências de acessibilidade, enquanto a sugestão I não está. Assim, solicita-se a alteração do gabarito para a alternativa *D*, que considera apenas as sugestões II e III como estando corretas.
CNU: sugestão de recurso para o bloco 3 – Questão 11, Eixo 2, Prova 9 – Professora Ellen Vanelly:
Apesar de concordarmos com o gabarito da banca, é importante ressaltar que o conceito de Atmosfera Perigosa conforme a NR 33 não é exatamente o mesmo citado pela alternativa A “deficiência na ventilação e enriquecimento de oxigênio”.
33.2.2.1 Considera-se atmosfera perigosa aquela em que estejam presentes uma das seguintes condições: a) deficiência ou enriquecimento de oxigênio; b) presença de contaminantes com potencial de causar danos à saúde do trabalhador; ou c) seja caracterizada como uma atmosfera explosiva.
Dessa forma, perceba que não está exatamente como o disposto na NR o conceito solicitado, abrindo margens para dúvidas. Passível de anulação.
Essa foi uma das mais polêmicas do CNU.
A ergonomia cognitiva é a área da Ergonomia que estuda a resposta emocional e mental que o trabalhador dá diante da solicitação de atividades que requerem esforço mental, raciocínio e concentração. Também se relaciona com o desempenho emocional de um colaborador e com a resposta que ele tem no ambiente de trabalho e em relação às suas funções. Ou seja, está ligada aos processos mentais.
A ergonomia física é entendida como a relação entre as atividades desempenhadas pelos profissionais no ambiente de trabalho e as características anatômicas da pessoa: sua fisiologia, antropometria e biomecânica. Então aqui eu tenho o ambiente físico, o posto de trabalho, a cadeira.
Quando a questão fala equilíbrio entre as exigências do trabalho aos limites e capacidades do homem, podem ser capacidades físicas, até podem, mas você concorda que também pode ser capacidade mental? de memória, de raciocínio. Então aqui eu acredito que cabe recurso também.
De acordo com a página do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Mesotelioma é uma neoplasia que afeta o mesotélio. O principal agente cientificamente identificado como causador do mesotelioma maligno é o asbesto, popularmente conhecido como amianto.
Portanto, a alternativa A do CNU apresenta uma resposta correta.
Porém…. aí vem o problema a alternativa C menciona que “trabalhador de postos de combustíveis com câncer hematológico”. O benzeno é uma das substâncias mais produzidas pela indústria e amplamente utilizado em diversos setores, inclusive locais revendedores de derivados de petróleo, como os postos de combustíveis. Essa substância é altamente inflamável, volátil, pouco solúvel em água e miscível com a maioria dos solventes orgânicos, o que facilita a contaminação do ar. Assim, por ser uma substância extremamente tóxica e cancerígena, o benzeno pode causar diferentes tipos de câncer no sangue, como as leucemias, além de haver suspeitas de sua associação com outros tumores.
Resumindo, ficamos dessa forma com duas alternativas corretas, cabendo também a anulação da questão.
Mais uma questão com gabarito inesperado e sem sentido. A sobrecarga de trabalho ocorre quando a quantidade ou intensidade das tarefas profissionais supera a capacidade do indivíduo de realizá-las de forma saudável, resultando em esgotamento físico, mental e emocional.
Ela leva a sintomas como: irritabilidade, redução da produtividade, desmotivação, dificuldade de concentração e memorização. Quando um trabalhador está sobrecarregado, ele tende a dedicar mais tempo e esforço ao trabalho, sacrificando momentos de descanso, lazer e convívio social. Isso resulta em um desequilíbrio entre trabalho e vida pessoal, que é um sinal claro de estresse ocupacional.
O gabarito dado pela banca foi “ Perceber que muitos colegas de trabalho estão cansados devido às exigências da empresa”. Essa alternativa não faz sentido nenhum, o trabalhador pode estar sobrecarregado, lidando com altos níveis de estresse, e não necessariamente irá perceber o problema dos colegas de trabalho, isso pode ou não acontecer. Porém, dentre as demais alternativas, a que mais tem relação com a sobrecarga de trabalho é justamente essa dificuldade de equilíbrio que pode inclusive agravar o quadro de desgaste e levar até um burnout ou depressão.
Enfim, infelizmente os elaboradores das questões aparentemente esqueceram que a maioria dos cargos era para AFT e não abordaram praticamente nada das diversas NR’s exigidas no edital. Bem frustrante, mas é o que temos. Estamos na torcida pela alteração dos gabaritos.
Aproveite nossa promoção especial de assinaturas e tenha acesso a mais de 300 cursos preparatórios para concursos públicos.
Com nossos conteúdos cuidadosamente elaborados e a orientação dos nossos professores experientes, você terá acesso a conteúdos completos e com muita qualidade. Cada curso é feito para oferecer o melhor material de estudo, com vídeos, PDFs, e milhares de questões resolvidas e comentadas para maximizar seu aprendizado.
Não perca essa oportunidade de transformar sua preparação e alcançar a tão sonhada aprovação. Nosso compromisso é com o um conhecimento de qualidade que há quase 6 anos já aprovou milhares de alunos. Garanta sua assinatura e comece hoje mesmo a mudar seu futuro!
Torgan Magalhães
Jornalista do Direção Concursos. Estudante do Ceub, com experiência nas áreas de redação e assessoria de imprensa.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.