Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

CNU: MGI dá até 7/7 para pedir reembolso ou mudar local de prova!

CNU: MGI dá até 7/7 para pedir reembolso ou mudar local de prova!

Os candidatos do Concurso Nacional Unificado (CNU) terão até 7 de julho para pedir reembolso da taxa de inscrição, ou no caso dos residentes do Rio Grande do Sul, mudar a cidade de realização dos exames! A informação foi cedida pela ministra do MGI, Esther Dweck, em coletiva nesta quinta-feira (4)!

Quanto a devolução da taxa de, a ministra afirmou que TODOS os candidatos poderão realizar a solicitação caso queiram, a partir da próxima sexta-feira (5/7) e até às 23:59h de domingo (7/7).

Além disso, residentes do RS, ou candidatos que iriam fazer a prova no estado gaúcho, poderão solicitar a mudança na cidade de realização dos exames, o prazo é o mesmo da devolução de taxa; de 5 até 7 de julho de 2024. Foi comunicado que apenas 2.100 pessoas, que se encaixam nos requisitos, terão essa opção.

Os Cursos de formação, para os cargos que tiverem esta exigência, começarão em dezembro para que seja possível realizar as convocações no mês de janeiro. Outra informação importante é referente à garantia de realização de prova extraordinária, em caso de eventos imprevisíveis, como as enchentes no RS.

Em hipótese da ocorrência de evento excepcional e imprevisível que inviabilize a aplicação do Concurso Nacional Unificado (CNU) em locais determinados, que atinjam no mínimo 0,5% dos candidatos inscritos, a aplicação de novas provas será restrita aos candidatos do local atingido e já inscritos no certame.

Porém, os candidatos que vierem a participar da prova extraordinária não concorrerão às vagas da prova principal, mas à vagas suplementares!

Concurso Nacional Unificado: Materiais Gratuitos!

Estudando para o CNU?

Visite nossa página de materiais gratuitos, onde reunimos recursos essenciais para a sua preparação. Lá, você encontrará tudo o que precisa, desde cronogramas até vídeos de resolução de questões e eBooks repletos de informações valiosas.

Dê um grande passo rumo à realização do seu sonho. Entre na nossa página agora:

ACESSE NOSSA PÁGINA DE MATÉRIAS GRATUITOS

Novo cronograma do CNU

Confira o novo cronograma do CNU divulgado em reunião coletiva nesta quinta-feira (4), pela ministra Esther Dweck:

Como destaque, estão as datas de provas, que se mantiveram, e serão aplicadas em 18 de agosto de 2024; divulgação dos resultados finais em 21 de novembro; e previsão de início das convocações dos aprovados em janeiro de 2025.

Além disso, foi afirmado que os cursos de formação, para os cargos que tiverem esta exigência, começarão em dezembro/24 para que seja possível realizar as convocações no mês de janeiro.

Panorama do CNU

O CNU (Concurso Nacional Unificado) oferta 6.640 vagas de níveis médio e superior de formação para 21 órgãos e entidades do Executivo Federal.

As oportunidades estão distribuídas em 8 blocos temáticos, segmentados conforme mostrado abaixo:

  • Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias: 727 vagas;
  • Bloco 2 – Tecnologia, Dados, e Informação: 597 vagas;
  • Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas: 530 vagas;
  • Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor: 971 vagas;
  • Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 1.016 vagas;
  • Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação: 359 vagas;
  • Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública: 1.748 vagas;
  • Bloco 8 – Nível Intermediário: 692 vagas.

PUBLICIDADE

Os aprovados no certame receberão salários iniciais que variam entre R$ 5.866,69 (Técnico do IBGE) e R$ 22.921,71 (Auditor Fiscal do Trabalho).

Segundo o edital, as provas objetivas e discursivas serão aplicadas simultaneamente, para todos os cargos, em dois turnos, sendo:

  • Turno matutino (2h30 de prova)
    • Nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimento específico do bloco;
    • Nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.
  • Turno Vespertino (3h30 de prova)
    • Nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões);
    • Nível médio: provas objetivas (40 questões).

A previsão do governo federal é que as mesmas provas que já foram impressas e seriam aplicadas em 5 de maio sejam aplicadas no dia 18 de agosto.

Sem tempo para estudar? Veja esse Material Gratuito!

Se você sempre diz que não tem tempo para estudar ou para resolver seus problemas, este e-book vai te ajudar! Já te adianto: você TEM tempo para estudar. Confira as dicas do Prof. Ronaldo e começa agora sua preparação!


Clique no botão abaixo, e garanta seu e-book gratuito:

QUERO O MEU MATERIAL GRATUITO!

Resumo do Concurso Nacional Unificado

Estude com quem APROVA

Aproveite nossa promoção especial de assinaturas e tenha acesso a mais de 300 cursos preparatórios para concursos públicos.

Com nossos conteúdos cuidadosamente elaborados e a orientação dos nossos professores experientes, você terá acesso a conteúdos completos e com muita qualidade. Cada curso é feito para oferecer o melhor material de estudo, com vídeos, PDFs, e milhares de questões resolvidas e comentadas para maximizar seu aprendizado.

Não perca essa oportunidade de transformar sua preparação e alcançar a tão sonhada aprovação. Nosso compromisso é com o um conhecimento de qualidade que há quase 6 anos já aprovou milhares de alunos. Garanta sua assinatura e comece hoje mesmo a mudar seu futuro!

Está sem tempo para perder? Receba as principais notícias do mundo dos concursos no seu celular. Clique aqui e faça parte do nosso canal no telegram!

Lucas Ramos

Lucas Ramos

Estagiário do time de jornalismo do Direção Concursos. Graduando em Comunicação Organizacional pela Universidade de Brasília (UnB).

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.