Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

CNU: ministra projeta segunda edição com provas em agosto de 2025

CNU: ministra projeta segunda edição com provas em agosto de 2025

Atenção, concurseiros! A viabilidade de uma nova edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) está sendo estudada pelo governo e, caso confirmado, o certame pode ter suas provas aplicadas em agosto de 2025.

A informação foi divulgada pela ministra da Gestão e Inovação em serviços Públicos, Esther Dweck, em entrevista ao programa “Bom dia, Ministra”, nesta quinta-feira (15/8). Esther falou também sobre novas oportunidades para 2025, ela projeta por volta de 7 mil oportunidades entre convocados de listas de excedentes e novos concursos públicos.

Segundo a ministra, até o momento já foram autorizadas mais de 1.085 vagas e novas autorizações importantes devem ocorrer ainda no segundo semestre de 2024. Esse é um dos motivos que impulsiona o interesse em realizar a segunda edição do Concurso Nacional Unificado, porém, Esther reforça que a possibilidade ainda será estudada após a aplicação das provas no próximo domingo (18/8).

“A realização de um novo concurso ainda é uma possibilidade, com a prova realizada no domingo, faremos um balanço dessa prova, por enquanto nosso balanço é muito positivo. Todas nossas análises são bastante positivas e temos também coisas que podemos melhorar em um novo edital de prova, aprendemos muito com esse primeiro e temos muita vontade em realizar um novo.”, explica a ministra.

Esther reforça também, que a adesão ao CNU é voluntária aos órgãos, dessa forma, conforme novas vagas estão sendo autorizadas também estão havendo conversas com esses órgãos sobre a possibilidade de oferta das oportunidades em um novo concurso unificado em 2025, mas a decisão ainda não está definida.

Após o balanço que será feito pós aplicação das provas no próximo domingo, a decisão sobre uma nova edição do certame será tomada até março de 2025, com previsão de aplicação das provas em agosto, caso seja confirmado o novo Concurso Nacional Unificado.

Confira, abaixo, trecho da entrevista da ministra Esther Dweck ao programa “Bom dia, Ministra”:

Concurso Nacional Unificado: Materiais Gratuitos!

Estudando para o CNU?

Visite nossa página de materiais gratuitos, onde reunimos recursos essenciais para a sua preparação. Lá, você encontrará tudo o que precisa, desde cronogramas até vídeos de resolução de questões e eBooks repletos de informações valiosas.

Dê um grande passo rumo à realização do seu sonho. Entre na nossa página agora:

ACESSE NOSSA PÁGINA DE MATÉRIAS GRATUITOS

Panorama do CNU

O Concurso Nacional Unificado (CNU) teve seu primeiro edital publicado em janeiro de 2024. Organizado pela Fundação Cesgranrio, o certame é destinado à oferta de 6.640 vagas de níveis médio e superior para 21 órgãos e entidades do Executivo Federal.

As oportunidades estão distribuídas em 8 blocos temáticos, segmentados conforme mostrado abaixo:

  • Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias: 727 vagas;
  • Bloco 2 – Tecnologia, Dados, e Informação: 597 vagas;
  • Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas: 530 vagas;
  • Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor: 971 vagas;
  • Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 1.016 vagas;
  • Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação: 359 vagas;
  • Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública: 1.748 vagas;
  • Bloco 8 – Nível Intermediário: 692 vagas.

Os aprovados no certame receberão salários iniciais que variam entre R$ 5.866,69 (Técnico do IBGE) e R$ 22.921,71 (Auditor Fiscal do Trabalho).

Segundo o edital, as provas objetivas e discursivas serão aplicadas simultaneamente, para todos os cargos, em dois turnos, sendo:

  • Turno matutino (2h30 de prova)
    • Nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimento específico do bloco;
    • Nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.
  • Turno Vespertino (3h30 de prova)
    • Nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões);
    • Nível médio: provas objetivas (40 questões).

As mesmas provas que já foram impressas e seriam aplicadas em 5 de maio serão aplicadas no dia 18 de agosto, os locais de prova já estão disponíveis para consulta!

Novo canal do Direção no WhatsApp

Agora o Direção tem um canal EXCLUSIVO para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais. Não perca tempo e entre agora!

Entre agora no canal!

Resumo do CNU

Estude com quem APROVA

Aproveite nossa promoção especial de assinaturas e tenha acesso a mais de 300 cursos preparatórios para concursos públicos.

Com nossos conteúdos cuidadosamente elaborados e a orientação dos nossos professores experientes, você terá acesso a conteúdos completos e com muita qualidade. Cada curso é feito para oferecer o melhor material de estudo, com vídeos, PDFs, e milhares de questões resolvidas e comentadas para maximizar seu aprendizado.

Não perca essa oportunidade de transformar sua preparação e alcançar a tão sonhada aprovação. Nosso compromisso é com o um conhecimento de qualidade que há quase 6 anos já aprovou milhares de alunos. Garanta sua assinatura e comece hoje mesmo a mudar seu futuro!

Natália Pires

Natália Pires

Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.