Kamilla Barradas • 10/05/2023
Novidades na movimentação do último concurso ABIN, que ocorreu em 2018. Foi solicitada nomeação de 75 excedentes para compor os quadros do órgão.
A agência possui um número grande cargos vagos, o que aumenta a expectativa por um novo concurso. Confira todos os detalhes na matéria e antecipe sua preparação com a oferta especial de Assinatura que o Direção Concursos preparou.
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Receba as principais notícias no Telegram do Direção News
Segundo informações obtidas pelo Direção Concursos, a Casa Civil enviou solicitação para convocação de 75 excedentes do concurso público da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) de 2018. O pedido foi protocolado no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos em 13 de abril de 2023.
O último concurso da ABIN possui validade até agosto de 2024 e ofertou 300 vagas para diversos cargos do órgão. A convocação é muito aguardada e já havia sido sugerida pela Comissão de Relações Exteriores do Senado e outros órgãos, já que a Agência possui uma enorme vacância em seus quadros de pessoal.
O novo diretor-geral da agência, Luiz Fernando Corrêa, está tratando o assunto como prioridade: “administrativamente eu penso que se nós temos um concurso válido e pessoas em condições de serem chamadas, é recomendável otimizar essa questão”, afirmou.
Mesmo com a convocação dos novos servidores, o órgão conta mais muitas vacâncias. De acordo com o último levantamento realizado no portal Dados Abertos, do Governo Federal, mais de 4.500 cargos estão vagos.
O maior déficit é para a carreira de Oficial de Inteligência, seguida pelas de Agente de Inteligência e Oficial Técnico de Inteligência. Veja mais detalhes na matéria.
De acordo com Luiz Fernando Corrêa, novo nome indicado para a diretoria-geral do órgão, há necessidade de recomposição, já que os números representam uma perda de 74% da força de trabalho, o que compromete a manutenção das atividades.
Apesar da convocação dos excedentes, a ABIN segue com necessidade de prover mais servidores, o que aumenta a expectativa por um novo concurso. Ainda não há informações de um cronograma, nem quantas e quais vagas serão ofertadas, já que a última seleção segue válida até agosto de 2024.
Lançado em 2018, o último certame para o preenchimento do quadro de pessoal da Abin ofertou 300 vagas, sob gestão da Cespe (atual Cebraspe). O concurso seguirá vigente até agosto de 2024.
As oportunidades foram distribuídas da seguinte forma:
Os inscritos foram selecionados e avaliados pelas etapas de prova objetiva, prova discursiva, avaliação médica, avaliação psicológica, teste de aptidão física e curso de formação, a depender do cargo pretendido.
As remunerações eram atrativas e chegavam a R$ 18.116,30 para o cargo de Oficial de Inteligência. Vale lembrar que tal valor já passou por reajustes e atualização.
Confira todos os detalhes no site da banca.
Kamilla Barradas
Advogada formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Especialista nas áreas tributária, cível e Administração Pública. Atua com tradução jurídica e na produção de conteúdos no ramo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.