Kamilla Barradas • 10/05/2023
Um novo concurso AFT é muito aguardado e deve sair do papel ainda em 2023. O SINAIT voltou a reforçar a necessidade de novos provimentos na carreira, sem editais há 10 anos.
Em reunião com os diretores do Sindicato, o ministro do trabalho reconheceu a importância da pauta. Confira a expectativa do novo certame, bem como os detalhes da carreira e do último concurso na matéria e antecipe sua preparação com as Assinaturas do Direção Concursos.
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Receba as principais notícias no Telegram do Direção News
Durante reunião da Diretoria Executiva Nacional do SINAIT ( Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho) com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, foi reforçada a necessidade da realização de um novo concurso público para o cargo de Auditor Fiscal do Trabalho (concurso AFT) o quanto antes, devido à carência de servidores, o que prejudica a manutenção das ações de fiscalização.
A carreira não realiza novos provimentos há 10 anos e possui uma defasagem de pessoal superior a 45% da dotação legal. O ministro reconheceu a importância da pauta e reafirmou seu compromisso em seguir com as tratativas para um novo certame.
Além disso, os diretores do Sindicatos indicaram que a regulamentação do Bônus de Eficiência e Produtividade também é tratada como prioridade. Uma vez aprovado, o valor será agregado aos salários já atrativos do cargo.
O novo edital é aguardado ainda para 2023 e deve contar com oportunidades para as funções de Auditor Fiscal do Trabalho (AFT), Técnico de TI e servidores administrativos. O número de vagas ainda não foi divulgado, porém há mais de 1.500 vacâncias.
Vinculado à Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), o Auditor Fiscal do Trabalho (AFT) é responsável por fiscalizar as condições de trabalho a que estão submetidos todos os trabalhadores do país, seja qual for o vínculo (celetista, autônomo, voluntário, entre outros).
Além da regularidade legal, os fiscais também verificam a segurança e os riscos à saúde do trabalhador que as atividades desempenhadas podem trazer.
Veja as atribuições do cargo:
A carreira é muito atrativa devido a seus altos salários. A remuneração inicial de um Auditor Fiscal do Trabalho é de cerca de R$ 21 mil. O servidor faz jus a uma série de benefícios, como vale alimentação.
O cargo exige nível superior de formação em qualquer área, com diploma fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Os últimos provimentos no Ministério do Trabalho e Emprego para o cargo de AFT foram realizados por concurso público lançado em 2013, sob gestão da então Cespe (atual Cebraspe).
Os inscritos foram avaliados pelas etapas de prova objetiva, prova discursiva e sindicância de vida pregressa.
Confira as matérias cobradas: Português, Raciocínio Lógico, Direitos Humanos, Administração Geral e Pública, Noções de Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Auditoria, Economia do Trabalho, Direito do Trabalho, Seguridade Social, Legislação Previdenciária, Segurança e Saúde no Trabalho, Legislação do Trabalho e Contabilidade Geral.
Veja todos os detalhes do último edital na matéria.
Kamilla Barradas
Advogada formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Especialista nas áreas tributária, cível e Administração Pública. Atua com tradução jurídica e na produção de conteúdos no ramo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.