PUBLICIDADE
Larissa Lustoza • 29/06/2021
Em entrevista exclusiva ao Direção Concursos, o presidente do Sinpol DF, Paulo Rogério, trouxe informações muito importantes sobre o concurso público para o Policial Penal do DF (concurso Agepen DF).
A atual situação do sistema penitenciário é, de acordo com o presidente do Sinpol DF, alarmante. Segundo Rogério, o sistema penitenciário tem sobrevivido, em grande parte, por conta do serviço voluntário dos policiais.
“Colegas policiais estão trabalhando no dia de folga para suprir a carência dos efetivos”, declarou.
Por isso, presidente do Sindpol reforçou a urgente necessidade de um novo concurso público e, graças a cobranças do sindicato e categoria, recomendação do MPDFT, determinação de varas, a secretaria de Economia autorizou a realização de um novo concurso Agepen DF.
O concurso Agepen DF foi autorizado para 1.179 vagas, sendo 400 imediatas. No entanto, presidente do Sindpol já adiantou que a previsão é chamar todos os aprovados. “Da forma que o sistema penitenciário se encontra, eu duvido que não chame”, afirmou.
Além disso, Paulo Rogério trouxe diversas informações sobre a carreira, como, por exemplo, os salários que serão pagos aos recém-aprovados. O presidente já adiantou que “é impossível ganhar menos de R$ 7 mil”.
Além disso, ele declarou que, assim que carreira foi regulamentada, uma diferença salarial será corrigida entre plantonistas e quem trabalha no expediente.
Os salários de um Policial Penal DF é composto da seguinte maneira:
Veja abaixo um contracheque disponibilizado pelo presidente do sindicato para exemplificar as vantagens da carreira:
A expectativa, pelo presidente do Sindpol, é de que o edital seja publicado de outubro a dezembro. “Dentro do script, entre outubro e dezembro, edital está na rua”, anunciou.
O sindicato também espera por uma celeridade no procedimento, tanto que as etapas do próximo concurso Agepen DF. A começar com o Curso de Formação que o presidente declarou que será mais curto e não mais será como uma etapa eliminatória.
Candidatos aprovados já irão iniciar o Curso de Formação trabalhando e pela duração de 30 dias. O restante das etapas continuam as mesmas: prova objetiva, prova física, psicoteste, investigação de vida pregressa e Curso de Formação.
O próximo concurso Agepen DF também não terá a divisão de vagas entre o sexo masculino e feminino, conforme é visto em outros estados. No entanto, Paulo Rogério prevê que essa conversa terá que ser feita para as próximas seleções.
“No futuro, a Administração Pública terá que ter essa conversa”, afirmou “Está desproporcional. No próximo, não terá essa divisão, mas chegará um momento que será necessário”.
Veja a entrevista na íntegra:
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.