Mateus Melis • 05/12/2022
Um novo concurso AGU (Advocacia Geral da União) para cargos efetivos do Quadro Técnico-Administrativo foi solicitado em caráter de urgência ao Ministério de Estado e Gestão da Inovação em Serviços Públicos. É o que informa o Ofício ao qual o Direção Concursos teve acesso.
Segundo o documento, a realização de um novo certame “é medida essencial, urgente, para garantir a capacidade institucional mínima.”
No ofício endereçado ao Ministério de Estado e Gestão da Inovação em Serviços Públicos, a autarquia lembra que no ano de 2022, não pôde solicitar novo concurso para o ano de 2023, tendo em vista que possuía um concurso vigente até 2023.
Com a lista de excedentes já totalmente esgotada, o órgão solicitou autorização para provimento adicional de 12 vagas em 2023, das quais apenas 7 foram preenchidas. Os demais convocados não tomaram posse.
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Receba as principais notícias no Telegram do Direção News
Sem concurso para o Quadro Técnico-Administrativo desde 2017, o Ofício lembra que a AGU recebeu apenas 112 novos servidores, o que, para o órgão, é especialmente grave quando observado o quadro técnico atual, composto por 70% de pessoas requisitadas, com remuneração média quase duas vezes superior à média recebida pelos servidores do quadro próprio.
Ainda segundo o documento, dados dão conta de que 36% dos servidores têm mais de 50 anos de idade, e com isso, estão cada vez mais próximos da aposentadoria.
Demos aqui que em nota técnica enviada ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos o órgão solicitou o provimento de 2.300 vagas de nível superior, a serem segmentadas entre os cargos abaixo:
De acordo com a publicação, depois de autorizado o certame, a comissão de planejamento deverá enviar o projeto básico e outros levantamentos em até 90 dias.
A banca organizadora deverá ser definida 60 dias após o projeto básico e, por fim, o edital deverá ser publicado nos 60 dias subsequentes.
Dessa forma, a expectativa é que as nomeações sejam realizadas apenas em 2024.
Confira, em detalhes, o cronograma previsto:
Veja mais detalhes acerca do concurso AGU clicando aqui.
Paralelamente, um outro concurso AGU segue em andamento. Trata-se do certame destinado para os cargos de Advogado da União, Procurador Federal e Procurador da Fazenda Nacional.
O concurso AGU teve seus editais publicados para provimento de 300 vagas imediatas, além de oportunidades em cadastro reserva.
Como requisito de escolaridade, os candidatos precisam ter diploma, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Direito, registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e comprovação de, no mínimo, dois anos de prática forense.
Os interessados serão avaliados por meio de seis etapas, sendo elas as seguintes:
As provas objetivas serão aplicadas em dias distintos, sendo:
Confira abaixo os salários e a progressão do servidor até o topo da carreira:
CONFIRA TODOS OS NOSSOS CURSOS!
Advogado-geral da União:
Procurador Federal
Procurador da Fazenda Nacional
Para todas as carreiras é necessário possuir 2 anos de prática jurídica.
O último edital do concurso AGU para advogado da União foi organizado pela então banca Cespe (atual Cebraspe), com 84 vagas. Já para procurador, o último edital foi em 2013, regido pela mesma banca, com 78 vagas.
À época, os salários pagos eram de R$ 17.330,33 e R$ 15.719,13, para uma jornada de 40h semanais, respectivamente. Ambos os cargos exigiram nível superior em Direito.
Foram cobradas as seguintes disciplinas para advogado da AGU:
Já para procurador federal, as disciplinas exigidas foram:
Já o último concurso AGU para Procurador da Fazenda Nacional foi realizado em 2015 e ficou sob organização da banca Esaf. Foram ofertadas, ao todo, 150 oportunidades para a carreira. Foram cobrados conhecimentos nas seguintes disciplinas:
Os candidatos ainda passaram por provas discursivas, orais e de títulos. Para saber mais sobre esses editais, clique nos links a seguir (advogado da AGU e procurador federal).
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.