Ricardo Loiola • 06/07/2023
Um novo concurso AGU (Advocacia Geral da União) para cargos efetivos do Quadro Técnico-Administrativo foi solicitado em caráter de urgência ao Ministério de Estado e Gestão da Inovação em Serviços Públicos. É o que informa o Ofício ao qual o Direção Concursos teve acesso.
Segundo o documento, a realização de um novo certame “é medida essencial, urgente, para garantir a capacidade institucional mínima.” Confira detalhes ao longo da matéria!
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Receba as principais notícias no Telegram do Direção News
No ofício endereçado ao Ministério de Estado e Gestão da Inovação em Serviços Públicos, a autarquia lembra que no ano de 2022, não pôde solicitar novo concurso para o ano de 2023, tendo em vista que possuía um concurso vigente até 2023.
Com a lista de excedentes já totalmente esgotada, o órgão solicitou autorização para provimento adicional de 12 vagas em 2023, das quais apenas 7 foram preenchidas. Os demais convocados não tomaram posse.
Em situação de carência de pessoal grave, o órgão solicita que uma autorização de novo concurso público para o quadro técnico da Advocacia-Geral da União seja avaliado não apenas para 2024, mas como demanda presente e prioritária ainda no ano de 2023.
Por fim, a solicitação pede o quantitativo de vagas que for viável do ponto de vista orçamentário, de forma a reduzir os riscos colocados à continuidade dos serviços prestados.
Sem concurso desde 2017, o Ofício lembra que a AGU recebeu apenas 112 novos servidores, o que, para o órgão, é especialmente grave quando observado o quadro técnico atual, composto por 70% de pessoas requisitadas, com remuneração média quase duas vezes superior à média recebida pelos servidores do quadro próprio.
O texto alerta que 27% da força de trabalho técnica total (somando servidores do quadro próprio e
terceirizados) é de empregados requisitados de uma única empresa, a Infraero, que está com Plano de Demissão Voluntária – PDV aberto até 31 de agosto.
Neste sentido, a AGU adverte que o risco enfrentado na gestão de pessoas é bastante significativo já que, apenas em junho de 2023, 23 requisitados da INFRAERO se desligaram da AGU porque aderiram ao referido PDV.
Ainda segundo o documento, dados dão conta de que 36% dos servidores têm mais de 50 anos de idade, e com isso, estão cada vez mais próximos da aposentadoria.
Demos aqui que em nota técnica enviada ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos o órgão solicitou o provimento de 2.300 vagas de nível superior, a serem segmentadas entre os cargos abaixo:
De acordo com a publicação, depois de autorizado o certame, a comissão de planejamento deverá enviar o projeto básico e outros levantamentos em até 90 dias.
A banca organizadora deverá ser definida 60 dias após o projeto básico e, por fim, o edital deverá ser publicado nos 60 dias subsequentes.
Dessa forma, a expectativa é que as nomeações sejam realizadas apenas em 2024.
Confira, em detalhes, o cronograma previsto:
Veja mais detalhes acerca do concurso AGU clicando aqui.
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.