Victor Gammaro • 17/06/2019
Concurso AL TO | Em entrevista ao Jornal Opção, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Antônio Andrade, confirmou a intenção de lançar um novo certame para o segundo semestre de 2019.
Perguntado sobre a situação do concurso (cancelado em 2016), o presidente afirmou que deseja divulgar edital a partir de julho.
Antônio Andrade: Devolvemos o valor de todas as taxas de inscrições aos candidatos. É o mínimo que poderíamos ter feito. Aquele concurso tinha vários vícios irreparáveis. Era impossível dar sequência. Estamos fazendo vários estudos, temos uma comissão para isso. Se tudo der certo, vamos lançar o edital do novo concurso no segundo semestre de 2019, com garantias que ele terá sequência e não será interrompido ou cancelado por falhas pontuais.
Em 2016, um edital para a AL TO chegou a ser publicado, mas cerca de 24h após o lançamento, o Tribunal de Contas do Tocantins cancelou a seleção. Segundo o órgão, algumas irregularidades foram encontradas no contrato da AL TO com a Funrio, banca que organizaria o certame.
Além disso, o TCE TO recomendou um estudo de impacto financeiro por parte da Assembleia, contendo informações sobre cargos, vagas e planos de carreia, por exemplo.
O Ministério Público tocantinense, por sua vez, mostrou contra-argumentos diante da decisão. Um dos pontos citados é o alto número de comissionados. O julgamento está marcado para 19/6.
Apesar do cancelamento do edital, o documento ainda serve de base para estudos e preparo para o próximo certame. Ao todo, foram 130 oportunidades para os níveis médio e superior.
Além dos salários discriminados no edital, o servidor da AL TO ainda faz jus a um auxílio-alimentação que gira em torno dos R$ 1.400 mensais.
O concurso AL TO de 2016 para nível médio seria realizado em apenas uma fase com provas objetivas. O de nível superior contaria com provas objetivas e discursivas, além de prova de títulos. Todas as avaliações seriam de caráter eliminatório e classificatório.
As avaliações da seleção seriam raplicadas nos Municípios de Palmas, Araguaína e Gurupi.
Victor Gammaro
Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.