Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

Concurso Anvisa: Barra Torres aponta déficit de servidores após crítica de Lula

Concurso Anvisa: Barra Torres aponta déficit de servidores após crítica de Lula

O diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Antonio Barra Torres, declarou em carta aberta ao presidente Lula, que há falta de servidores na agência. A declaração evidencia a necessidade um novo concurso Anvisa.

Presidente Lula participou na última sexta-feira (23/8), da inauguração da fábrica de medicamentos para diabetes e obesidade da farmacêutica EMS, e na ocasião Lula cobrou da Anvisa maior rapidez na aprovação de registros de remédios.

“Quando algum companheiro da Anvisa perceber que um parente dele morreu porque o remédio que poderia ser produzido aqui, não foi produzido porque eles não permitiram, aí vamos conseguir que ela seja mais rápida”, afirmou o presidente brasileiro.

A EMS aguarda a liberação do registro para a produção da molécula de liraglutida, composto usado nos medicamentos para diabetes e obesidade.

Em contrapartida, o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, respondeu ao presidente Lula em carta aberta, afirmando que há falta de servidores na agência.

“A fala, entristece, agride, avilta e, acima de tudo, enfraquece a Anvisa, internamente e no cenário internacional, onde é referência para inúmeros países, fruto de árduo trabalho, por mais de 25 anos. Nenhuma morte é necessária. Nenhuma morte de familiar é necessária. Necessário é que mais pessoas possam se somar a nós, em nosso trabalho. Necessário é que gestores públicos, responsáveis por gerar condições de trabalho, cumpram com seus deveres e não terceirizem suas próprias responsabilidades.”, declarou Barra Torres.

Além disso, o presidente da Agência afirmou, também, que o órgão fez reuniões com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) e enviou 22 ofícios para alertar sobre a situação.

“A medida concreta que recebemos nesse ínterim, foi a liberação por parte do Governo Federal de 50 vagas (menos da metade) das 120 disponíveis no ano de 2023, para concurso público para a Anvisa. Assim, desde o início do atual governo, a Anvisa enviou vinte e seis (26) ofícios expondo o problema da falta de pessoal e participou de reuniões com Ministros, sobre o mesmo tema. Com número insuficiente de trabalhadores e com tarefas de trabalho que só fazem crescer, o tempo para realização de tais tarefas, só pode se tornar mais longo. Aguardamos que essa situação seja de fato e finalmente resolvida, conforme a fala referenciada.”, afirmou o presidente da Anvisa.

Vale lembrar que na última terça-feira (20/8), foi enviado ao MGI pedido de autorização para realização de um novo concurso Anvisa. Foram solicitadas, ao todo, 91 vagas de níveis médio e superior.

Caso a proposta seja aprovada, o provimento dos postos efetivos é previsto para 2025.

Confira, abaixo, trecho da fala do presidente Lula:

Sem tempo para estudar? Veja esse Material Gratuito!

Se você sempre diz que não tem tempo para estudar ou para resolver seus problemas, este e-book vai te ajudar! Já te adianto: você TEM tempo para estudar. Confira as dicas do Prof. Ronaldo e começa agora sua preparação!


Clique no botão abaixo, e garanta seu e-book gratuito:

QUERO O MEU MATERIAL GRATUITO!

Panorama do concurso Anvisa

Como mencionado anteriormente, na última terça-feira (20/8) foi enviado ao MGI pedido de autorização para realização de um novo concurso Anvisa.

De acordo com o documento, são solicitadas 91 vagas de níveis médio e superior, distribuídas da seguinte forma:

  • Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária: 10 vagas;
  • Analista Administrativo: 18 vagas;
  • Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária: 8 vagas; e
  • Técnico Administrativo: 55 vagas.

Como uma das justificativas para a solicitação da autorização, é mencionado que a Anvisa possui hoje menos servidores do que no ano em que foi criada, há 25 anos. E a defasagem aumentará, visto que atualmente, cerca de 55%
dos servidores já recebem o abono de permanência, logo, já estão aptos a se aposentar.

Atualmente, o órgão possui 141 postos desocupados, dentre os 1.328 cargos vigentes, previstos pela Lei nº 10.882/2004, conforme mostra quadro abaixo:

cargos desocupados, referente ao novo concurso Anvisa

Caso o certame seja autorizado, o provimento dos postos efetivos é previsto para 2025.

Novo canal do Direção no WhatsApp

Agora o Direção tem um canal EXCLUSIVO para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais. Não perca tempo e entre agora!

Entre agora no canal!

Resumo do concurso Anvisa

  • Situação: solicitado
  • Vagas: 91
  • Cargos:
    • Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária
    • Analista Administrativo
    • Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária
    • Técnico Administrativo
  • Escolaridade: níveis médio e superior
  • Salário inicial: até R$ 16.413,35
  • Último edital

Estude com quem APROVA

Aproveite nossa promoção especial de assinaturas e tenha acesso a mais de 300 cursos preparatórios para concursos públicos.

Com nossos conteúdos cuidadosamente elaborados e a orientação dos nossos professores experientes, você terá acesso a conteúdos completos e com muita qualidade. Cada curso é feito para oferecer o melhor material de estudo, com vídeos, PDFs, e milhares de questões resolvidas e comentadas para maximizar seu aprendizado.

Não perca essa oportunidade de transformar sua preparação e alcançar a tão sonhada aprovação. Nosso compromisso é com o um conhecimento de qualidade que há quase 6 anos já aprovou milhares de alunos. Garanta sua assinatura e comece hoje mesmo a mudar seu futuro!

Natália Pires

Natália Pires

Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.