Lorena Rodrigues • 27/12/2022
O edital do Concurso Banco do Brasil foi publicado e oferta 6 mil vagas de nível médio, no cargo de Escriturário. Sendo assim, o certame já está concorrido e será uma excelente oportunidade para concurseiros que pretendem ingressar em uma das mais importantes entidades nacionais.
As provas serão aplicadas no dia 23 de abril de 2023 e alguns candidatos já iniciaram os estudos em disciplinas como Conhecimentos Bancários, Matemática Financeira e outros conteúdos. Mas e a redação? Você sabe quais são os critérios necessários para ser aprovado?
Vale lembrar que além de provas objetivas, os candidatos do concurso Banco do Brasil também serão avaliados por meio da redação. Portanto, esta etapa importante pode ser responsável pelo sucesso ou fracasso de muitos candidatos.
Pensando nisso, a equipe de Jornalismo do Direção Concursos trouxe esta matéria que pode te ajudar a garantir a sua aprovação nesta etapa eliminatória!
Confira:
Quero o meu material de estudo para a redação do Banco do Brasil!
Antes de partir para as dicas, é importante que o candidato saiba quais são os critérios de avaliação.
A prova de redação será de caráter eliminatório e valerá, ao máximo, 100 pontos. O mínimo para ser considerado aprovado é 70 pontos.
A prova será avaliada conforme os seguintes critérios:
Além disso, o edital do concurso público estabelece que será atribuída a nota zero à redação que:
Serão classificados no certame, de acordo com os pontos obtidos na prova objetiva, os candidatos não eliminados na segunda etapa (a redação), conforme os limites estabelecidos no anexo II do edital.
Os candidatos que obtiverem nota inferior a 70 pontos, considerados não habilitados, serão eliminados da seleção.
Vale lembrar que a última prova do Concurso Banco do Brasil ocorreu no dia 26 de setembro de 2021. Segundo o professor de Redação e Repertório do Direção Concursos, Heitor Ferreira, o certame trabalhou com a premissa básica de “Atualidades do Mercado Financeiro”.
O especialista ressalta que existem alguns passos iniciais que o candidato deve seguir para realizar uma boa redação, são eles:
Heitor também destaca a importância do candidato possuir um bom repertório de texto. Mas como conseguir esses conhecimentos? Por meio do estudo de Atualidades, que pode inclusive, ser novamente o tema central da prova!
Ter atenção a estrutura do texto e ao tema proposto pela banca, também são etapas fundamentais.
“Uma das formas mais sólidas de você ter repertório para um texto, está no estudo das Atualidades do Mercado Financeiro. Acredito que essa nova prova não vai fugir a regra, é um perfil da Banca Cesgranrio produzir algo na linha do órgão solicitante”.
Já em relação a estrutura do texto, o professor explica que é preciso que o candidato se atente as três etapas que compõem o texto argumentativo, são elas:
A tese é o posicionamento crítico do autor, a parte mais importante que vai encaminhar o resto do seu texto. No desenvolvimento o estudante deve defender a sua tese com argumentos de sustentação, e a conclusão é onde ocorre o fechamento do texto, retomada conclusiva ou proposta de solução para a problemática citada.
O uso de conectivos para a organização do parágrafo, a utilização de períodos com pausa e clareza, adequação vocabular e a coesão são ferramentas que podem, e devem, complementar um bom texto dissertativo-argumentativo.
Quer saber todas as dicas de como estruturar a sua redação? Assista o vídeo completo na íntegra:
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.