Se o concurso Banco do Brasil for a porta de entrada no serviço público dos seus sonhos, é bom que você já tenha iniciado os estudos ou não perca mais tempo. Isso, pois, um novo edital para a empresa está na iminência de ser publicado.
Quais são as fases que levam à publicação do edital do concurso Banco do Brasil?
É do conhecimento de boa parte dos concurseiros que, até a publicação de um novo edital, o órgão ou entidade passar por algumas fases, e essas nos indicam o quão próximo a prova está de ser realizada.
Boatos acerca do concurso Banco do Brasil
No início do ano, mais precisamente no mês de janeiro, burburinhos deram conta de que a empresa pública andava, internamente, trabalhando em cima de um novo edital do concurso Banco do Brasil.
Autorização formal para a realização da seleção
Essa é uma fase que não aconteceu. Não há nenhuma publicação oficial sobre uma autorização forma para a realização de um novo concurso do Banco do Brasil.
Formação de comissão responsável
A terceira fase é a criação da comissão de concurso (formada por empregados públicos do Banco do Brasil) para a realização de estudos de viabilidade da seleção (como o déficit de pessoal e orçamento), a elaboração do Projeto Básico, a licitação para escolha de banca, etc.
Finalização do Projeto Básico
O Projeto Básico nada mais é que um documento que as bancas as quais se interessam pelo concurso avaliam a possibilidade de realizar o concurso dentro das expectativas do órgão ou entidade que o produziram. Nele constam, por exemplo, a perspectiva de inscritos, as matérias e conteúdos que estarão presentes na prova, bem como diversos outros detalhes do futuro edital.
Contratação da banca responsável
Com o Projeto Básico realizado e a licitação (ou dispensa) para escolha de banca, a entidade está pronta para assinar o contrato com a empresa que irá gerir o concurso e, daí em diante a publicação do edital para o concurso Banco do Brasil é um passo curto.
Esses são os primeiros indicativos, em regra, da realização de uma nova seleção, o que, sem contar com os boatos, não aconteceram até aqui!
No entanto, fontes internas garantiram ao Direção Concursos que a publicação do concurso poderia estar mais próxima do que se imagina, inclusive com escolha da banca já realizada.
Quer motivos para estudar? Clique na imagem a seguir:
FGV organiza concurso Banco do Brasil
A banca escolhida pelo Banco do Brasil para ser a responsável pelo concurso é a Fundação Getúlio Vargas (FGV), apesar do órgão não confirmar (ou negar) a informação.
Por outro lado, a entidade informou que há sim chances de ser publicado um novo edital para o provimento de cargos no Banco do Brasil, principalmente na área de tecnologia da informação, ainda em 2020.
Mas por que você deve começar a estudar agora?
O intuito desta matéria, porém, é dizer o porquê da necessidade de você que almeja um “lugar ao sol” no Banco do Brasil dever começar seus estudos o quanto antes.
Simples! O concurso Banco do Brasil é esperado por milhares de candidatos e sempre integra a lista de provas mais concorridas do país e, assim, não dá para ficar de braços cruzados esperando a publicação de um novo edital para só então começar a jornada.
Outro motivo é que o edital para o concurso Banco do Brasil estava aguardado para ser publicado já em março (2020), o que acabou não acontecendo devido à pandemia de Coronavírus (Covid-19) pela qual passa o país.
E mais! O déficit de pessoal (a falta de empregados) que há, hoje, na entidade beira o colapso e o Banco do Brasil não aguentará muito tempo sem realizar concurso para repor os cargos vagos.
Além dos motivos já citados anteriormente, para ser aprovado no concurso Banco do Brasil, o candidato deverá estudar, no mínimo, sete (7) disciplinas complexas, com bastante conteúdo em cada uma delas. veja logo mais!
Veja o que foi cobrado no concurso Banco do Brasil 2015
LÍNGUA PORTUGUESA:
Emprego do acento indicativo de crase;
Concordância verbal e nominal;
Regência verbal e nominal;
Colocação pronominal dos pronomes oblíquos átonos (próclise, mesóclise e ênclise);
Emprego dos sinais indicativos de pontuação: vírgula, ponto, ponto e vírgula, dois-pontos, reticências, aspas, travessão e parênteses.
LÍNGUA INGLESA:
Conhecimento de um vocabulário fundamental e dos aspectos gramaticais básicos para a interpretação de textos técnicos.
MATEMÁTICA:
Lógica proposicional;
Noções de conjuntos;
Relações e funções;
Funções polinomiais;
Funções exponenciais e logarítmicas;
Matrizes; Determinantes;
Sistemas lineares;
Sequências;
Progressões aritméticas e progressões geométricas;
Matemática financeira.
ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO:
Sistema Financeiro Nacional.
Dinâmica do mercado.
Mercado bancário.
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA:
Análise combinatória;
Noções de probabilidade;
Teorema de Bayes;
Probabilidade condicional;
Noções de estatística;
População e amostra;
Análise e interpretação de tabelas e gráficos;
Regressão, tendências, extrapolações e interpolações;
Tabelas de distribuição empírica de variáveis e histogramas;
Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: Conselho Monetário Nacional; COPOM – Comitê de Política Monetária. Banco Central do Brasil;
Comissão de Valores Mobiliários.
Produtos Bancários: Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, caderneta de poupança, capitalização, previdência, investimentos e seguros.
Noções de Mercado de capitais.
Noções de Mercado Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas.
Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias.
Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas.
Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações, Circular Bacen 3.461/2009 e suas alterações e Carta-Circular Bacen 3.542/12.
Autorregulação Bancária.
CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA:
Linguagens de programação: Java (SE 8 e EE 7), Phyton 3.6, JavaScript/EcmaScript 6, Scala 2.12 e Pig 0.16;
Estruturas de dados e algoritmos: busca sequencial e busca binária sobre arrays, ordenação (métodos da bolha, ordenação por seleção, ordenação por inserção, lista encadeada, pilha, fila, noções sobre árvore binária), noções de algoritmos de aprendizado supervisionados e não supervisionados;
Banco de dados: conceitos de banco de dados e sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD), modelagem conceitual de dados (a abordagem entidaderelacionamento), modelo relacional de dados (conceitos básicos, normalização), banco de dados SQL (linguagem SQL (SQL2008), linguagem HiveQL (Hive 2.2.0)), banco de dados NoSQL (conceitos básicos, bancos orientados a grafos, colunas, chave/valor e documentos), data Warehouse (modelagem conceitual para data warehouses, dados multidimensionais);
Tecnologias web: HTML 5, CSS 3, XML 1.1, Json (ECMA-404), Angular.js 1.6.x, Node.js 6.11.3, REST;
Manipulação e visualização de dados: linguagem R 3.4.2 e R Studio 5.1, OLAP, MS Excel 2013; Sistema de arquivos e ingestão de dados: conceitos de MapReduce, HDFS/Hadoop/YARN 2.7.4, Ferramentas de ingestão de dados (Sqoop 1.4.6, Flume 1.7.0, NiFi 1.3.0 e Kafka 0.11.0).
Veja o que foi cobrado no concurso Banco do Brasil 2018
LÍNGUA PORTUGUESA:
Ortografia oficial.
Pontuação.
Emprego das classes de palavras.
Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação.
Concordância nominal e verbal.
Regência nominal e verbal.
Crase.
Construção frasal.
Emprego de conectores.
Compreensão de textos.
RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO:
Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas.
Frações e operações com frações.
Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas.
Estatística descritiva; distribuição de probabilidade discreta. Juros simples e compostos: capitalização e descontos. Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, proporcionais, real e aparente.
Planos ou Sistemas de Amortização de Empréstimos e Financiamentos.
Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento.
Taxas de Retorno.
ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO:
Sistema financeiro nacional.
Dinâmica do mercado.
Mercado bancário.
CULTURA ORGANIZACIONAL:
Conceito de Cultura Organizacional.
Preceitos da Cultura Organizacional.
Vantagens e desvantagens da Cultura Organizacional.
Características da Cultura Organizacional.
Cultura Empresarial.
Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional.
A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. Código de Ética do Banco do Brasil (disponível no sítio do BB na internet).
Código de conduta da alta administração pública.
Gestão da Sustentabilidade.
Essência BB: Crença, Missão, Valores e Visão.
Estatuto Social do Banco.
TÉCNICAS DE VENDAS:
Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado, metas.
Técnicas de vendas de Produtos e Serviços financeiros no setor bancário: planejamento, técnicas; motivação para vendas; Produto, Preço, Praça, Promoção; Vantagem competitiva; Como lidar com a concorrência; Noções de Imaterialidade ou intangibilidade, Inseparabilidade e Variabilidade dos produtos bancários.
Manejo de carteira de Pessoa Física e de Pessoa Jurídica.
Noções de Marketing de Relacionamento.
Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada).
ATENDIMENTO (focado em vendas):
Marketing em empresas de serviços;
Satisfação e retenção de clientes;
Valor percebido pelo cliente;
Telemarketing;
Etiqueta empresarial: comportamento, aparência, cuidados no atendimento pessoal e telefônico;
Interação entre vendedor e cliente;
Qualidade no atendimento a clientes;
Resolução CMN nº 4.433, de 23/07/15 – Dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
DOMÍNIO PRODUTIVO DA INFORMÁTICA:
Microsoft Windows 7 em português: Conhecimentos básicos.
Criação de pastas (diretórios), arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas. Processador de texto (MS Word e BrOffice.org Writer).
Edição e formatação de textos (operações do menu: Formatar, Inserir tabelas, Exibir-cabeçalho e rodapé, Arquivo-configurar página e
impressão, Ferramentas-ortografia e gramática.
Planilhas eletrônicas (MS Excel e BrOffice.org Calc). Edição e formatação de células, manipulação de fórmulas matemáticas elementares, filtros, seleções e ordenação. Editor de Apresentações (MS PowerPoint e BrOffice.org Impress).
Uso de slide mestre, formatação e transição de slides, inserção de objetos (som, imagem, links).
O básico de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, World Wide Web, Navegador Internet (Internet Explorer e Mozilla Firefox), busca e pesquisa na Web.
Tecnologias e ferramentas de colaboração, correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis.
Conceitos básicos de proteção e segurança, realização de cópias de segurança (backup), vírus e ataques a computadores.
Organização e gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.
Conhecimentos gerais sobre redes sociais (twitter, facebook, linkedin).
CONHECIMENTOS BANCÁRIOS:
Estrutura do Sistema Financeiro Nacional:
Conselho Monetário Nacional; COPOM – Comitê de Política Monetária.
Banco Central do Brasil; Comissão de Valores Mobiliários.
Produtos Bancários: Noções de cartões de crédito e débito, crédito
direto ao consumidor, crédito rural, caderneta de poupança, capitalização, previdência, investimentos e seguros.
Noções do Mercado de capitais e de Câmbio.
Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias; Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas.
Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações, Circular Bacen 3.461/2009 e suas alterações e Carta-Circular Bacen 3.542/12.
Autorregulação Bancária.
LÍNGUA INGLESA:
Conhecimento de um vocabulário fundamental e dos aspectos gramaticais básicos para a interpretação de textos técnicos.
Foi publicada a MP nº 966, no Diário Oficial do dia 14 de maio (2020), que pretende livrar aqueles agentes públicos que estão na linha de frente do combate à pandemia. Leis mais clicando na imagem abaixo:
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos
Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.