PUBLICIDADE
Redação Direção Concursos • 09/06/2020
Previsto para 2020, o concurso Banco do Brasil segue rodeado de polêmicas. Isso porque nesta segunda-feira (8/6) o atual presidente da instituição financeira voltou a defender a sua privatização como algo inevitável diante do avanço tecnológico. Porém, o presidente Jair Bolsonaro e especialistas já dizem que o cenário é praticamente impossível. Vale lembrar que há um edital para o banco já engatilhado depois da pandemia.
De acordo com Rubens Novaes, a instituição deve ter dificuldades de se adaptar aos desafios tecnológicos e de gestão diante das mudanças que o Banco Central (BC) analisa para o setor, o que inclui novos modelos de empresas financeiras, como as fintechs. “O mundo bancário vai mudar radicalmente. As empresas bancárias serão cada vez mais empresas de tecnologia”, avaliou.
Segundo Rubens Novaes com “as amarras do setor público”, o Banco do Brasil não terá a capacidade de adaptação necessária. Além disso, a autoridade afirmou que a “porta de entrada” para o concurso Banco do Brasil deve ser alterada.
“Devem ser colocadas pessoas cada vez mais com um perfil tecnológico. Todas essas transformações que são necessárias não poderão ser feitas se continuarmos presos às amarras do setor público. É pensando no benefício do banco que falo em privatização”, afirmou. Veja detalhes no vídeo abaixo:
Mesmo sendo algo recorrente na fala de autoridades públicas, inclusive pelo Ministro da Economia, a privatização do Banco do Brasil continua sendo veementemente descartada por especialistas e até mesmo pelo presidente da república, Jair Bolsonaro, em diversas oportunidades.
Os analistas Victor Shabbel e Maria Clara Negrão acreditam em poucas chances de o Banco do Brasil ser realmente privatizado. Segundo o comentário dos especialistas, “privatizar o Banco do Brasil é um movimento político dispendioso e só seria possível em circunstâncias únicas”, acredita.
Além disso, o governo precisaria convencer o mercado e a sociedade que conta com alternativas à altura para atuar no setor bancário. No caso, teria que fortalecer a Caixa Econômica Federal.
Em audiência realizada em dezembro de 2019, na Câmara dos Deputados, o presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, afirmou que a possibilidade de privatização do banco é “assunto encerrado”. De acordo com Novaes, não é desejo do presidente Jair Bolsonaro realizar a privatização.
O presidente do BB declarou que a privatização se trata, na verdade, de “uma decisão política”. A vontade de Novaes e do ministro Paulo Guedes é de privatizar a instituição. “Mas o fato é que o presidente [Bolsonaro] já disse que não vai privatizar, e o assunto está encerrado”.
Além disso, ele recordou que a privatização precisa passar pelo Congresso Nacional, por meio de projeto de lei. Desde janeiro de 2019, a equipe econômica de Bolsonaro tem prometido privatizações de diversas estatais.
O novo edital para o Banco do Brasil deve ser publicado ainda em 2020. De acordo com fontes internas, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) seria a banca responsável por organizar e aplicar as provas destinadas ao cargo de Escriturário, que exige nível médio.
Segundo a fonte, o Banco do Brasil só está aguardando a demissão dos empregados públicos que não voltaram da licença, para publicar o edital Banco do Brasil 2020.
A chance de o concurso Banco do Brasil ser nacional é grande, apesar de não ter sido confirmado.
Veja todos os detalhes do concurso Banco do Brasil
Com nossa Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos, inclusive concursos para a carreira bancária. Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve.
Então, clique abaixo e confira:
Redação Direção Concursos
Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.