Redação Direção Concursos • 30/12/2021
O edital do concurso do Banco da Amazônia (concurso Basa) foi publicado com a oferta de 219 vagas imediatas, além de 939 vagas para de cadastro de reserva, em cargos de níveis médio e superior.
Confira todos os detalhes sobre o concurso Basa navegando pelo índice abaixo:
Interessados em uma das vagas do concurso do Banco da Amazônia deverão se candidatar por meio do site da Fundação Cesgranrio, organizadora do certame.
O prazo estará aberto entre os dias 5 de janeiro e 7 de fevereiro de 2022. A taxa de participação é de R$ 38, para candidatos de nível médio, e R$ 48, para candidatos de nível superior.
O concurso Basa tem a seguinte divisão de vagas:
De acordo com o último edital, publicado em 2018, o cargo de técnico bancário exige apenas nível médio.
Sendo obrigatório o certificado de conclusão ou diploma de curso de nível médio, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação.
Importante: não ficará configurada a conclusão do curso de nível médio se o(a) candidato(a) estiver cumprindo período de recuperação ou dependência na época da admissão, fato que implicará sua eliminação deste Concurso Público. Mais informações aqui.
De acordo com o edital do concurso Basa, os salários ofertados são de:
Além disso, os funcionários recebem algumas vantagens, como:
O concurso Basa consistirá de três etapas, a saber:
As provas objetivas terão a seguinte estrutura, conforme o cargo desejado:
Técnico Bancário
Técnico Científico – Tecnologia de Informação
LÍNGUA PORTUGUESA I: 1 – Compreensão do texto. 2 – Ortografia oficial. 2.1 – Emprego das letras. 2.2 – Emprego da acentuação gráfica. 3 – Tempos e modos verbais. 4Colocação e emprego dos pronomes. 5 – Coordenação e subordinação. 6 – Pontuação. 7 Concordância verbal e nominal. 8 – Regência verbal e nominal. 8.1 – Emprego do sinal
indicativo de crase. 9 – Redação oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República, 3ª edição, revista, atualizada e ampliada). 9.1 – Adequação da linguagem ao tipo de documento.
MATEMÁTICA: 1 – Números inteiros, racionais e reais. 2 – Sistema legal de medidas. 3 – Razões e proporções. 4 – Divisão proporcional. 5 – Regras de três simples e compostas. 6 – Percentagens. 7 – Equações e inequações de 1.º e de 2.º graus. 8 – Sistemas de equações do 1º grau. 9 – Funções e gráficos. 10 – Progressões aritméticas e geométricas.
11 – Funções exponenciais e logarítmicas. 12 – Juros simples e compostos: capitalização e descontos. 13 – Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, proporcionais, real e aparente. 14 – Rendas uniformes e variáveis. 15 – Planos de amortização de empréstimos e financiamentos. 16 – Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de
financiamento, empréstimo e investimento. 17 – Avaliação de alternativas de investimento. 18 – Taxas de retorno, taxa interna de retorno. 19 – Análise e interpretação de tabelas e gráficos estatísticos. 20 – Variância, desvio padrão, média, mediana e moda.
LEGISLAÇÃO I: 1 – Estatuto Social do Banco da Amazônia; 2 – Código de Ética do Banco da Amazônia; 3. Fundo Constitucional de Financiamento do Norte: Lei nº 7.827, de 27 de setembro de 1989, lei nº 9.126, de 10 de novembro de 1995 e Lei nº 10.177, de 12 de janeiro de 2001
ATUALIDADES I: Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, arte e cultura, tecnologia, energia, conjuntura geopolítica, desenvolvimento sustentável e ecologia, nos contextos nacional e internacional, suas inter-relações e suas vinculações históricas.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 – Sistema operacional (ambientes Linux, Windows 10). 1.1 – Definições. 1.2 – Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 2 – Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e Libre Office). 3 – Redes de computadores. 3.1 – Conceitos de protocolos
de comunicação, TCP/IP, tipos e topologias de redes, Internet e Intranet. 3.2 – Ameaças e procedimentos e mecanismos de proteção. 3.3 – Malware. 3.4 – Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware, etc.). 4 – Programas de navegação (Microsoft Edge, Mozilla Firefox, Google Chrome e similares) 5 – Programas de correio eletrônico (Microsoft Outlook e similares). 6 – Procedimentos de backup. 7 – Armazenamento de dados na nuvem. 8 – Ferramentas de produtividade e trabalho a distância (Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Drive e Skype).
ATENDIMENTO (focado em vendas): 1- Marketing em empresas de serviços; 2 – Satisfação e retenção de clientes; 3 – Valor percebido pelo cliente; 4 – Telemarketing; 5 – Etiqueta empresarial: comportamento, aparência, cuidados no atendimento pessoal e telefônico; 6 – Interação entre vendedor e cliente; 7 – Qualidade no atendimento a clientes;
8 – Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020 que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. 9 – Resolução CMN nº 3.694/2009 e alterações. 10 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) 11.Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 1 – Estrutura do Sistema Financeiro Nacional. 1.1 – Conselho Monetário
Nacional. 1.2 – Banco Central do Brasil. 1.3 – Comissão de Valores Mobiliários. 1.4 – Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional. 1.5 – Bancos comerciais. 1.6 – Caixa Econômica Federal. 1.7 – Cooperativas de crédito. 1.8 – Bancos de investimento. 1.9 – Bancos de desenvolvimento. 1.10 – Sociedades de crédito, financiamento e investimento
(Financeiras). 1.11 – Sociedades de arrendamento mercantil. 1.12 – Sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários. 1.13 – Sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários. 1.14 – A bolsa de valores brasileira (B3). 1.15 – Sistema especial de liquidação e custódia (SELIC). 1.16 – Sociedades de crédito imobiliário. 1.17 – Associações de poupança e empréstimo. 2 – Sociedades de fomento mercantil (factoring) e sociedades administradoras de cartões de crédito. 3 – Produtos e serviços financeiros. 3.1 – Depósitos à vista, depósitos a prazo (CDB e RDB) e letras de câmbio. 3.2 – Cobrança e pagamento de títulos e carnês. 3.3 – Transferências automáticas de fundos. 3.4 – Commercialpapers. 3.5 – Arrecadação de tributos e tarifas públicas. 3.6 – Home/office banking, remote banking. 3.7 Corporate finance. 3.8 – Fundos mútuos de investimento. 3.9 – Hot money. 3.10 – Contas garantidas. 3.11 – Crédito rotativo. 3.12 – Descontos de títulos. 3.13 – Financiamento de capital de giro. 3.14 – Vendorfinance/comprorfinance. 3.15 – Leasing (tipos, funcionamento, bens). 3.16 – Financiamento de capital fixo. 3.17 – Crédito direto ao consumidor. 3.18 – Crédito rural. 3.19 – Cadernetas de poupança. 3.20 – Financiamento à importação e à exportação: repasses de recursos do BNDES. 3.21 – Cartões de crédito. 3.22 – Títulos de capitalização. 3.23 – Planos de aposentadoria e pensão privados. 3.24 – Planos de seguros. 4 – Mercado de capitais. 4.1 – Ações: características e direitos. 4.2 – Debêntures. 4.3 – Diferenças entre companhias abertas e companhias fechadas. 4.4 – Operações de underwriting. 4.5 – Funcionamento do mercado à vista de ações. 4.6 – Mercado de balcão. 4.7 – Operações com ouro. 5 – Mercado de câmbio. 5.1 – Instituições autorizadas a operar. 5.2 – Operações básicas. 5.3 – Contratos de câmbio: características. 5.4 – Taxas de câmbio. 5.5 – Remessas. 5.6 – SISCOMEX. 6 – Operações com derivativos: características básicas do funcionamento do mercado a termo, do mercado de opções, do mercado futuro e das operações de swap. 7 – Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval, fiança, penhor mercantil, alienação fiduciária, hipoteca, fianças bancárias, fundo garantidor de crédito (FGC). 8 – Crime de lavagem de dinheiro 8.1 – Conceito e etapas. 8.2 – Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro. 8.2.1 – Lei n.º 9.613/1998 e suas alterações. 8.2.2 – Circular Bacen 3.978/2020. 8.2.3 – Carta-Circular Bacen nº 4001/2020. 9 – Técnicas de vendas: 9.1 – Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; 9.2 – análise do mercado, metas. 9.3 – Técnicas de vendas de Produtos e Serviços financeiros o setor bancário: planejamento, técnicas; 9.4 – motivação para vendas; 9.5 – Produto, Preço, Praça, Promoção; 9.6 – Vantagem competitiva; 9.7 – Como lidar com a concorrência; 9.8 – Noções de Imaterialidade ou intangibilidade, Inseparabilidade e Variabilidade dos produtos bancários. 9.9 – Manejo de carteira de Pessoa Física e de Pessoa Jurídica. 9.10 – Noções de Marketing de Relacionamento. 9.11 – Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada).
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
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