Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

Concurso Basa: edital publicado, 1.158 vagas e provas em março

Concurso Basa: edital publicado, 1.158 vagas e provas em março

Como anunciado, foi publicado o edital de concurso público do Banco da Amazônia (concurso Basa). O edital oferta oportunidades de níveis médio e superior.

Confira abaixo, em síntese, as principais informações:

  • Banca organizadora é a Fundação Cesgranrio
  • 219 vagas imediatas + 939 de Cadastro de Reserva
  • Cargos de Técnico Bancário e Técnico Científico – Tecnologia da Informação
  • Escolaridade de nível médio e nível superior
  • Salários de R$ 2.937,18 até R$3.490,88
  • Inscrições de 5/1 até 7/2/2022
  • Taxas de inscrição de R$ 38 a R$ 48
  • Provas em 13/3/2022
  • Provas em Belém/PA, Boa Vista/RR, Cuiabá/MT, Macapá/AP, Manaus/AM, Palmas / TO, Porto Velho/RO, Rio Branco/AC, Santarém/PA e São Luís/MA
  • Link para o edital publicado na íntegra
  • Material de estudo para o concurso BASA

Confira mais detalhes do edital:

cursos para este concursos

Divisão de vagas concurso Basa

O concurso Basa tem a seguinte divisão de vagas:

  • Técnico Bancário:
    • Ampla Concorrência: 72 + 612 CR
    • PcD: 91 + 41 CR
    • Pretos e Pardos: 41 + 163 CR
  • Técnico Científico
    • Ampla Concorrência: 11 + 90 CR
    • PcD: 1 + 9 CR
    • Pretos e Pardos: 3 + 24 CR

Requisitos

  • Técnico Bancário: certificado de conclusão ou diploma de curso de nível médio, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação.
  • Técnico Científico – Tecnologia da Informação: certificado de conclusão ou diploma de graduação de nível superior em Bacharel em Ciência da Computação, Bacharel em Sistema de Informação, Gestão da Tecnologia da Informação, Bacharel em Tecnologia da Informação, Tecnologia em Bancos de Dados, Tecnologia em Processamento de Dados, Tecnologia em Rede de Computadores, Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, Análise de Sistemas, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema, Bacharelado em Informática, Ciência da Informação, Computação – ênfase em Sistema de Informação, Informática – Análise de Sistema, Informática – Sistema de Informação, Tecnologia em Projeto de Sistema de Informação ou Desenvolvimento de Sistema expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação

Salários concurso Basa

De acordo com o edital do concurso Basa, os salários ofertados são de:

  • Técnico Bancário: R$ 2.937,18
  • Técnico Científico -Tecnologia da Informação: R$3.490,88

Além disso, os funcionários recebem algumas vantagens, como:

  • auxílio alimentação (Ticket e Cesta Alimentação) no valor de R$ 1.486,03
  • auxílio-creche;
  • possibilidade de exercício de funções gratificadas, a critério do Banco da Amazônia;
  • possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional;
  • possibilidade de participação no Plano de Previdência Complementar do Banco da Amazônia – PrevAmazônia;
  • participação nos lucros ou nos resultados da Empresa, observadas as disposições legais em vigor

Provas e etapas concurso Basa

O concurso Basa consistirá de três etapas, a saber:

  • a) 1ª Etapa – Avaliação de Conhecimentos, mediante a aplicação de provas objetivas, de caracteres eliminatório e classificatório, sob a responsabilidade da FUNDAÇÃO CESGRANRIO.
  • b) 2ª Etapa – Perícia Médica, de caráter eliminatório, sob a responsabilidade do FUNDAÇÃO CESGRANRIO e do BANCO DA AMAZÔNIA S.A.
  • c) 3ª Etapa – Aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos(as) pretos (as) ou pardos (as), de caráter eliminatório, sob a responsabilidade da FUNDAÇÃO CESGRANRIO.

Provas Objetivas

As provas objetivas terão a seguinte estrutura, conforme o cargo desejado:

Técnico Bancário

  • Língua Portuguesa I (5 questões, no valor de 1 ponto cada, subtotalizando 5 pontos)
  • Matemática (5 questões, no valor de 1 ponto cada, subtotalizando 5 pontos)
  • Legislação I (5 questões, no valor de 1 ponto cada, subtotalizando 5 pontos)
  • Atualidades I (5 questões, no valor de 1 ponto cada, subtotalizando 5 pontos)
  • Noções de Informática (5 questões, no valor de 1 ponto cada, subtotalizando 5 pontos)
  • Atendimento (focado em vendas) (5 questões, no valor de 1 ponto cada, subtotalizando 5 pontos)
  • Conhecimentos Específicos (30 questões, no valor de 1 ponto cada, subtotalizando 30 pontos)

Técnico Científico – Tecnologia de Informação

  • Língua Portuguesa II (10 questões, no valor de 1 ponto cada, subtotalizando 10 pontos)
  • Noções de Sistema Bancário (10 questões, no valor de 1 ponto cada, subtotalizando 10 pontos)
  • Legislação II (5 questões, no valor de 1 ponto cada, subtotalizando 5 pontos)
  • Atualidades II (5 questões, no valor de 1 ponto cada, subtotalizando 5 pontos)
  • Conhecimentos Específicos (30 questões, no valor de 1 ponto cada, subtotalizando 30 pontos)

Conteúdo programático Técnico Bancário

LÍNGUA PORTUGUESA I: 1 – Compreensão do texto. 2 – Ortografia oficial. 2.1 – Emprego das letras. 2.2 – Emprego da acentuação gráfica. 3 – Tempos e modos verbais. 4Colocação e emprego dos pronomes. 5 – Coordenação e subordinação. 6 – Pontuação. 7 Concordância verbal e nominal. 8 – Regência verbal e nominal. 8.1 – Emprego do sinal
indicativo de crase. 9 – Redação oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República, 3ª edição, revista, atualizada e ampliada). 9.1 – Adequação da linguagem ao tipo de documento.

MATEMÁTICA: 1 – Números inteiros, racionais e reais. 2 – Sistema legal de medidas. 3 – Razões e proporções. 4 – Divisão proporcional. 5 – Regras de três simples e compostas. 6 – Percentagens. 7 – Equações e inequações de 1.º e de 2.º graus. 8 – Sistemas de equações do 1º grau. 9 – Funções e gráficos. 10 – Progressões aritméticas e geométricas.
11 – Funções exponenciais e logarítmicas. 12 – Juros simples e compostos: capitalização e descontos. 13 – Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, proporcionais, real e aparente. 14 – Rendas uniformes e variáveis. 15 – Planos de amortização de empréstimos e financiamentos. 16 – Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de
financiamento, empréstimo e investimento. 17 – Avaliação de alternativas de investimento. 18 – Taxas de retorno, taxa interna de retorno. 19 – Análise e interpretação de tabelas e gráficos estatísticos. 20 – Variância, desvio padrão, média, mediana e moda.

LEGISLAÇÃO I: 1 – Estatuto Social do Banco da Amazônia; 2 – Código de Ética do Banco da Amazônia; 3. Fundo Constitucional de Financiamento do Norte: Lei nº 7.827, de 27 de setembro de 1989, lei nº 9.126, de 10 de novembro de 1995 e Lei nº 10.177, de 12 de janeiro de 2001

ATUALIDADES I: Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, arte e cultura, tecnologia, energia, conjuntura geopolítica, desenvolvimento sustentável e ecologia, nos contextos nacional e internacional, suas inter-relações e suas vinculações históricas.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 – Sistema operacional (ambientes Linux, Windows 10). 1.1 – Definições. 1.2 – Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 2 – Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e Libre Office). 3 – Redes de computadores. 3.1 – Conceitos de protocolos
de comunicação, TCP/IP, tipos e topologias de redes, Internet e Intranet. 3.2 – Ameaças e procedimentos e mecanismos de proteção. 3.3 – Malware. 3.4 – Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware, etc.). 4 – Programas de navegação (Microsoft Edge, Mozilla Firefox, Google Chrome e similares) 5 – Programas de correio eletrônico (Microsoft Outlook e similares). 6 – Procedimentos de backup. 7 – Armazenamento de dados na nuvem. 8 – Ferramentas de produtividade e trabalho a distância (Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Drive e Skype).

ATENDIMENTO (focado em vendas): 1- Marketing em empresas de serviços; 2 – Satisfação e retenção de clientes; 3 – Valor percebido pelo cliente; 4 – Telemarketing; 5 – Etiqueta empresarial: comportamento, aparência, cuidados no atendimento pessoal e telefônico; 6 – Interação entre vendedor e cliente; 7 – Qualidade no atendimento a clientes;
8 – Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020 que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. 9 – Resolução CMN nº 3.694/2009 e alterações. 10 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) 11.Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 1 – Estrutura do Sistema Financeiro Nacional. 1.1 – Conselho Monetário
Nacional. 1.2 – Banco Central do Brasil. 1.3 – Comissão de Valores Mobiliários. 1.4 – Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional. 1.5 – Bancos comerciais. 1.6 – Caixa Econômica Federal. 1.7 – Cooperativas de crédito. 1.8 – Bancos de investimento. 1.9 – Bancos de desenvolvimento. 1.10 – Sociedades de crédito, financiamento e investimento
(Financeiras). 1.11 – Sociedades de arrendamento mercantil. 1.12 – Sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários. 1.13 – Sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários. 1.14 – A bolsa de valores brasileira (B3). 1.15 – Sistema especial de liquidação e custódia (SELIC). 1.16 – Sociedades de crédito imobiliário. 1.17 – Associações de poupança e empréstimo. 2 – Sociedades de fomento mercantil (factoring) e sociedades administradoras de cartões de crédito. 3 – Produtos e serviços financeiros. 3.1 – Depósitos à vista, depósitos a prazo (CDB e RDB) e letras de câmbio. 3.2 – Cobrança e pagamento de títulos e carnês. 3.3 – Transferências automáticas de fundos. 3.4 – Commercialpapers. 3.5 – Arrecadação de tributos e tarifas públicas. 3.6 – Home/office banking, remote banking. 3.7 Corporate finance. 3.8 – Fundos mútuos de investimento. 3.9 – Hot money. 3.10 – Contas garantidas. 3.11 – Crédito rotativo. 3.12 – Descontos de títulos. 3.13 – Financiamento de capital de giro. 3.14 – Vendorfinance/comprorfinance. 3.15 – Leasing (tipos, funcionamento, bens). 3.16 – Financiamento de capital fixo. 3.17 – Crédito direto ao consumidor. 3.18 – Crédito rural. 3.19 – Cadernetas de poupança. 3.20 – Financiamento à importação e à exportação: repasses de recursos do BNDES. 3.21 – Cartões de crédito. 3.22 – Títulos de capitalização. 3.23 – Planos de aposentadoria e pensão privados. 3.24 – Planos de seguros. 4 – Mercado de capitais. 4.1 – Ações: características e direitos. 4.2 – Debêntures. 4.3 – Diferenças entre companhias abertas e companhias fechadas. 4.4 – Operações de underwriting. 4.5 – Funcionamento do mercado à vista de ações. 4.6 – Mercado de balcão. 4.7 – Operações com ouro. 5 – Mercado de câmbio. 5.1 – Instituições autorizadas a operar. 5.2 – Operações básicas. 5.3 – Contratos de câmbio: características. 5.4 – Taxas de câmbio. 5.5 – Remessas. 5.6 – SISCOMEX. 6 – Operações com derivativos: características básicas do funcionamento do mercado a termo, do mercado de opções, do mercado futuro e das operações de swap. 7 – Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval, fiança, penhor mercantil, alienação fiduciária, hipoteca, fianças bancárias, fundo garantidor de crédito (FGC). 8 – Crime de lavagem de dinheiro 8.1 – Conceito e etapas. 8.2 – Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro. 8.2.1 – Lei n.º 9.613/1998 e suas alterações. 8.2.2 – Circular Bacen 3.978/2020. 8.2.3 – Carta-Circular Bacen nº 4001/2020. 9 – Técnicas de vendas: 9.1 – Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; 9.2 – análise do mercado, metas. 9.3 – Técnicas de vendas de Produtos e Serviços financeiros o setor bancário: planejamento, técnicas; 9.4 – motivação para vendas; 9.5 – Produto, Preço, Praça, Promoção; 9.6 – Vantagem competitiva; 9.7 – Como lidar com a concorrência; 9.8 – Noções de Imaterialidade ou intangibilidade, Inseparabilidade e Variabilidade dos produtos bancários. 9.9 – Manejo de carteira de Pessoa Física e de Pessoa Jurídica. 9.10 – Noções de Marketing de Relacionamento. 9.11 – Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada).

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.