Juliane Freitas • 29/11/2022
A realização do concurso CVM (Comissão de Valores Mobiliários) é aguardada com ansiedade pelos concurseiros e poderá ser realizado em 2023!
Isso porque, a publicação do edital para provimento de servidores na CVM já estaria sendo tratada como algo viável pela equipe do governo de Lula, presidente eleito. Dessa forma, espera-se que haja, em breve, a autorização do governo para tal.
É importante mencionar que diversas movimentações vêm ocorrendo em 2022 para que seja possível a realização do certame já em 2023. A expectativa é que o assunto seja prioritariamente tratado junto à equipe de transição do novo governo. A informação é do portal Valor Econômico.
“A CVM chegou em uma situação limite. Precisamos muito de um concurso público para estarmos preparados para atender um mercado que cresce em tamanho e complexidade”, destacou João Pedro Nascimento, presidente da CVM.
Vale lembrar que, em outubro de 2022, o sindicato que representa a categoria realizou uma campanha a fim de pressionar o Ministério da Economia para a realização do certame. Veja detalhes aqui!
Confira, a seguir, mais detalhes sobre o concurso CVM:
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
Em abril de 2022 foi realizado um pedido de concurso CVM. Veja mais detalhes aqui! Na ocasião, foram solicitadas 127 vagas, segmentadas em 3 cargos distintos.
As oportunidades seriam distribuídas da seguinte forma:
Antes disso, em setembro de 2021, a autarquia protocolou junto ao Ministério da Economia um pedido de realização de um novo concurso para o preenchimento de 121 vagas.
As vagas solicitadas seriam distribuídas entre os seguintes seguintes cargos:
O último edital do concurso CVM foi publicado em 2010 com oportunidades para candidatos de nível superior nas carreiras de Inspetor, de Analista e de Agente Executivo (nível médio). A banca foi a Esaf.
Os cargos exigiam nível superior em qualquer área e/ou nas seguintes especialidades:
Os cargos ofertados contam com remuneração de R$19.655,06, já incluindo o auxílio-alimentação no valor de R$458. As vagas se dividiram da seguinte forma:
os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva e de redação. As disciplinas cobradas variaram de acordo com a escolaridade. Para o nível médio, por exemplo, foram cobradas:
Já as provas de nível superior tiveram questões sobre:
Inspetor: Atua na fiscalização das entidades supervisionadas pela CVM, planejando e executando inspeções e instruindo processos sancionadores.
Analista:
– Mercado de Capitais: Desenvolve as atividades especializadas necessárias à regulação, acompanhamento, controle e supervisão das entidades sob jurisdição da CVM, elaborando atos normativos, implementando e aperfeiçoando sistemas de registro e acompanhamento e providenciando resposta às reclamações de investidores.
– Arquivologia: Implementa tecnicamente a política de gestão de documentos, em meio eletrônico e em suportes tradicionais, assim como a gestão de arquivos físicos da Comissão de Valores Mobiliários.
– Biblioteconomia: Administra serviços de biblioteca, com ênfase em temas relacionados ao mercado de valores mobiliários, prestando atendimento aos públicos interno e externo.
– Recursos Humanos: Desenvolve atividades de gestão de pessoas, tais como processos seletivos, capacitação, avaliação de desempenho, administração de cargos e salários, benefícios, registro e acompanhamento funcional e outras tarefas correlatas.
– Sistemas: Implementa os sistemas informatizados adequados às necessidades da CVM, elaborando diagnósticos e estudos de planejamento, desenvolvendo sistemas ou acompanhando e apoiando seu desenvolvimento por terceiros e promovendo a manutenção dos sistemas existentes.
– Infraestrutura de TI: Gere os recursos ligados à tecnologia da informação, planejando e administrando a implementação e utilização de sistemas operacionais, infraestrutura, banco de dados, rede, correio eletrônico e help-desk.
– Normas Contábeis e de Auditoria: Elabora Normas de Contabilidade e de Auditoria; mantém sistemas de credenciamento de Auditores Independentes; responde a consultas técnicas de outras áreas da CVM e do mercado com relação à aplicação de normas de Contabilidade e Auditoria.
– Planejamento e Execução Financeira: Desenvolve atividades relacionadas ao planejamento plurianual, planejamento e execução orçamentária, elaboração de processos licitatórios, auditoria interna, gestão de contratos e processos conexos.
– Planejamento e Execução Financeira – Contador: Controla a execução financeira, acompanhando o fluxo de caixa; efetua registro de atos e fatos contábeis; elabora controles contábeis; controla a prestação de contas da CVM; desenvolve outras atividades relacionadas ao planejamento e execução financeira.
Agente Executivo: Fornece o suporte especializado à execução das atividades da CVM, prestando apoio a Analistas e Inspetores em atividades de natureza técnico-administrativas.
O cargo de Inspetor exigiu o diploma de nível superior em qualquer área de formação. O cargo de Analista, exigiu o curso superior, em áreas específicas de formação. Confira quais foram:
Os cargos exigiam nível superior em qualquer área e/ou nas seguintes especialidades:
Já o cargo de Agente Executivo, exigiu o nível médio de formação.
Em relação à remuneração, de acordo com o Portal da Transparência, os servidores fazem jus, atualmente, aos seguintes salários iniciais:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.