Juliane Freitas • 29/04/2022
Foi realizado nesta sexta-feira, 29/4, um pedido de novo concurso da Comissão de Valores Mobiliários (concurso CVM).
O presidente da CVM, Marcelo Barbosa, enviou ao Ministério da Economia uma solicitação de autorização para concurso público a fim de possibilitar o ingresso de novos servidores para 2023.
No documento, Barbosa ressaltou:
“É urgente a implantação de medidas que proporcionem o fortalecimento institucional desta Autarquia, notadamente o ingresso de novos servidores em 2023, tendo em vista a desproporcionalidade entre o atual quantitativo de pessoal e as ações necessárias para a manutenção da capacidade institucional da CVM em supervisionar e assegurar a integridade de um mercado a cada dia mais complexo e em constante crescimento”.
Foram solicitadas 127 vagas, segmentadas em 3 cargos distintos. Confira:
O último concurso CVM aconteceu em 2010, ofertando vagas de níveis médio e superior.
Outro pedido de edital já havia sido encaminhado ao Ministério da Economia em setembro de 2021.
Na época, a autarquia solicitou ao Ministério da Economia a realização de um novo concurso para o preenchimento de 121 vagas.
As vagas solicitadas podem ser divididas da seguinte forma:
O presidente da autarquia, Marcelo Barbosa, ressaltou em entrevista ao jornal Valor Econômico, a necessidade de realização de um novo concurso CVM.
O edital mais recente do concurso CVM foi publicado em 2010. Foram oferecidas oportunidades de nível superior de escolaridade, nos cargos de Inspetor, de Analista e de Agente Executivo (nível médio). A banca organizadora foi a Esaf.
Os cargos exigiam nível superior em qualquer área e/ou nas seguintes especialidades:
Em relação à remuneração, os aprovados fizeram jus à quantia inicial de R$19.655,06, já incluindo o auxílio-alimentação no valor de R$458. Confira no quadro abaixo como se dividiram as vagas:
Já a respeito das etapas do certame, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva e de redação. As disciplinas cobradas variaram de acordo com a escolaridade. Para o nível médio, por exemplo, foram cobradas:
Já as provas de nível superior tiveram questões sobre:
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Receba as principais notícias no Telegram do Direção News
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.