Maurício Miranda Sá • 18/11/2020
Em matéria divulgada no portal oficial do Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi informado que o ministro da pasta, André Mendonça, afirmou que o Departamento Penitenciário Nacional (concurso Depen) irá criar 20 mil novas vagas no sistema penitenciário ainda em 2020.
A declaração foi feita na quinta-feira, 12 de novembro, na abertura do XI Workshop sobre o Sistema Penitenciário Federal e reitera o compromisso do atual governo com a política de segurança pública no país.
Ainda segundo a informação do portal, André Mendonça afirmou que a meta é de criar 100 mil novas vagas até 2023. “O ministro vai propor aos secretários de Segurança Pública a implantação de forças tarefas conjuntas entre instituições federais e estaduais, para atuar no combate ao crime organizado, com foco no sistema prisional”, diz um trecho.
O concurso Depen, que teve edital publicado com 309 vagas, acabou suspenso em agosto, devido à pandemia de Covid-19. O órgão oferece vagas em cargos de nível médio e nível superior.
Dessas vagas, 294 são para o cargo de agente de execução penal (nível médio) e as demais para o cargo de especialista federal em assistência à execução penal (nível superior).
Hoje, são pagos os valores de R$ 6.030,23 aos agentes de execução penal. Essas parcelas são referentes aos valores a seguir listados:
Importa lembrar que as inscrições estão encerradas, mas há um ala forte no órgão que luta pela reabertura dessas inscrições. Caso isso aconteça, a informação será amplamente difundida nos meios oficiais.
O concurso Depen será realizado em duas etapas distintas, sendo a primeira composta de cinco fases, as quais são de provas objetivas e discursiva, TAF, avaliação de saúde, exame psicológico e investigação social. A segunda etapa, por sua vez, é o Curso de Formação Profissional.
Os candidatos a uma das 294 vagas no cargo de agente federal de execução penal terão que passar pela prova objetiva com conteúdos de 13 disciplinas, separadas entre aquelas de conhecimentos básicos, específicos e complementares. Confira abaixo.
O cargo de Especialista Federal em Assistência à Execução Penal, por sua vez, terá as disciplinas listadas abaixo como objeto de cobrança:
O candidato poderá ser lotado em Brasília, Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Catanduvas (Paraná), Mossoró (Rio Grande do Norte) e Porto Velho (Rondônia).
Você já sabe o que o PDF 2.0 que todo mundo está comentando? O professor Ronaldo Fonseca preparou um vídeo com todas as explicações sobre essa ferramenta que vai fazer toda a diferença na sua preparação:
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.