Maurício Miranda Sá • 02/04/2020
Nem só de notícias ruins vive o concurseiro em época de coronavírus. O concurso DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional), através do Diário Oficial da União (DOU), tornou público o extrato de contrato com a banca Cebraspe/Cespe, que foi escolhida por dispensa de licitação.
Veja o extrato do Diário Oficial da União que traz a dispensa de licitação que confirmou a banca Cebraspe para o concurso Depen:
CURSOS COMPLETOS PARA O CONCURSO DEPEN 2020 NESTE LINK
O concurso DEPEN 2020 será realizado para o provimento 309 vagas, sendo 294 para cargos de Agente Federal de Execução Penal e 15 cargos de Especialista Federal em Assistência à Execução Penal do Departamento Penitenciário Nacional.
A comissão responsável pelo concurso DEPEN foi formada no começo do mês de março (2020) e já era esperado que, muito em breve, a banca pudesse ser divulgada.
Em 2015, também organizado pela banca Cespe, o edital do concurso DEPEN trouxe 258 vagas para os cargos de Especialista em Assistência Penitenciária, de Agente Penitenciário Federal e de Técnico de Apoio à Assistência Penitenciária.
1ª Etapa
2ª Etapa
Os candidatos puderam ser lotados em uma (1) das seis (6) unidades do DEPEN espalhadas pelo país. Sendo elas:
Provas Objetivas
As provas objetiva e prova discursiva tiveram duração de 4 horas e 30 minutos, com a objetiva sendo constituída por questões no modelo CERTO e ERRADO, onde uma errada anulava uma alternativa correta.
Provas Discursivas
Os candidatos que ficassem mais bem colocados em algumas posições (a depender do cargo escolhido) tiveram suas provas discursivas corrigidas, conforme a tabela vista logo abaixo:
TAF – Teste de Aptidão Física
Foram convocados para o Teste de Aptidão Física (TAF) os candidatos aprovados na prova discursiva e classificados conforme a soma da nota final nas provas objetivas e discursiva do concurso DEPEN, a depender da colocação. Veja:
O TAF do concurso DEPEN 2015 contou com as seguintes provas, para o cargos de Agente Penitenciário Federal:
o candidato a uma das vagas ainda passou pelas fases de avaliação médica, psicológica e investigação social.
O curso de formação profissional, segunda etapa do concurso DEPEN, tinha por objetivo complementar, ampliar e desenvolver o nível de conhecimento teórico-prático necessário ao futuro desempenho das atribuições relacionadas ao cargo.
Na prova de conhecimentos básicos, para todos os cargos, o concurso DEPEN 2015 exigiu as seguintes disciplinas:
Para verificar prova de conhecimentos específicos, para todos os cargos previstos no edital, o candidato pode acessar este link e conferir a íntegra.
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.