Larissa Lustoza • 08/05/2020
Uma situação muito comum entre concurseiros é a dúvida para qual concurso público estudar, especialmente quando muitos se dedicam há bastante tempo para um certame e, no meio do caminho, outro edital é lançado.
É o caso do edital do concurso Depen, que foi lançado no dia 5 de maio, que fez concurseiros questionarem se era possível conciliar com os estudos de outros certames. Nesta matéria, nós vamos comparar o concurso Depen com outra seleção policial bastante desejada: Policial do Senado.
Você também pode conferir a opinião do nosso professor Julio Ponte, Policial Legislativo do Senado e especialista em preparação para a carreira policial.
O edital Depen trouxe 294 vagas imediatas para Agente de Execução Penal, carreira que exige nível médio. A remuneração inicial, prevista no edital, é de R$ 6 mil. Mas, de acordo com os benefícios da carreira, a remuneração pode ser bem maior (clique aqui e entenda melhor).
A primeira etapa do concurso, que antecede o Curso de Formação, é formada pelas seguintes fases:
A lista completa dos conteúdos cobrados nas provas objetivas é a seguinte:
Clique e participe do grupo do Whatsapp do Direção para o concurso Depen
Agora, vamos falar sobre o concurso Senado, para Policial Legislativo. A comissão já está formada e estão previstas 24 vagas para o cargo de Policial Legislativo, que também só exige nível médio. A remuneração inicial é de R$ 18.591,18.
De acordo com o último edital, as etapas do concurso Senado para Policial foram as seguintes:
As provas objetivas cobraram os seguintes conteúdos:
Apesar de não estar destrinchado como no edital Depen, no último concurso Senado, na área de conhecimentos gerais, foram cobrados conteúdos de Atualidades, Meio Ambiente e Noções de Direito Administrativo.
Já em conhecimentos específicos, foram cobrados conteúdos de Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal e regimento interno do Senado.
Segundo o professor Julio Ponte, o ideal é não conciliar caso esteja começando a estudar. “Se o aluno não viu o edital do Senado anterior todo, eu sugiro não migrar. O concurso do Senado deve ser ainda este ano ainda e se ele estudar para o Depen, vai perder o foco e vai gastar alguns meses da preparação“.
Porém, a situação é diferente caso o aluno já esteja bastante avançado nos estudos do concurso Senado, pois tem tempo para se dedicar ao outro edital. “O aluno que está estudando para o Senado há bastante tempo e já viu o edital todo ou quase todo, pode ser uma opção fazer a prova do Depen“.
Há vários pontos que precisam ser levados em conta quando for escolher qual edital ou concurso que vai se dedicar. O Agente de Execução Penal, Luiz Fernando, aprovado no último concurso Depen, conta um pouco da sua experiência.
“É uma carreira que tem uma oportunidade muito grande, no sentido de atribuições“, explica. “Você pode trabalhar, por exemplo, com políticas públicas penitenciárias, você pode trabalhar com licitações, com a parte de corregedoria, de inteligência penitenciária ou na comunidade inteligência no Brasil e Mundo”.
Veja abaixo o trecho da entrevista em que ele comenta mais detalhes sobre o órgão:
Quem espera outros editais, pode se preparar para uma bomba de concursos policiais. Quer saber se são uma boa escolha? Então não perca nossa Batida Policial! No dia 10/5, às 20h, vamos falar sobre os editais mais quentes do momento para a carreira policial. Inscreva-se abaixo e não perca!
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.