Maurício Miranda Sá • 07/08/2020
Informado em primeira mão (e com exclusividade) pelo Direção Concursos na última quinta-feira, dia 6 de agosto, o concurso Depen foi mesmo suspenso pelo órgão.
O edital de suspensão foi tornado público no Diário Oficial da União (DOU) de 7 de agosto de 2020.
Segundo o documento, a diretora-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em razão da pandemia do vírus Covid-19, torna pública a suspensão da seleção para o provimento de vagas nos cargos de Especialista Federal em Assistência à Execução Penal e de Agente Federal de Execução Penal.
Agora, aguarda-se a publicação de um novo cronograma, que poderá trazer a reabertura das inscrições. A seguir, confira a publicação oficial no DOU:
Nesta matéria, você irá conferir as principais informações do concurso Depen. Antes, confira este recado do Direção Concursos:
Não se esqueça: o Direção Concursos oferece a forma mais barata para você estudar com o edital já publicado!
Na assinatura ilimitada mensal, você não compromete o limite do seu cartão e pode usar o melhor material para se preparar em alto nível até o dia da prova.
Você pode ter tudo isso clicando na imagem abaixo e realizando a sua assinatura, com um plano de estudos enxuto, efetivo e que cabe no seu bolso.
Com exclusividade, o jornalismo do Direção Concursos, em 6 de agosto, já havia divulgado que a suspensão oficial do concurso Depen era questão de tempo.
Uma fonte interna e do alto escalão do órgão confirmou as suspeitas, afirmando que “é inviável a realização das provas em setembro e as inscrições têm grandes chances de serem reabertas”.
Portanto, com a divulgação oficial de suspensão do certame, as provas só deverão ser realizadas mesmo em 2021.
O posicionamento oficial do órgão, assim como da banca, até então, era de que haveria reunião nesta sexta-feira (7/8), para definir essa situação.
Sua preparação para o concurso DEPEN deve ser totalmente direcionada e de qualidade. Por isso, preparamos o Vade Mecum com as Leis pertinentes para a sua aprovação.
Antes mesmo da notícia dada ontem, uma outra fonte da equipe do Direção Concursos teve acesso a um ofício expedido pelo Ministério Público Federal (MPF), solicitando algumas informações ao Depen. Os pedidos eram:
O caso foi tratado internamente, até divulgação oficial realizada neste dia 7 de agosto.
O edital do concurso Depen teve publicação realizada em 5 de maio deste ano (2020), 309 vagas imediatas, sendo divididas em:
Na atualidade, o cargo de Agente Federal de Execução Penal recebe, inicialmente, R$ 6.030,23, que corresponde à soma dos seguintes valores:
A seleção, quanto retomada, deverá continuar a ser realizada em duas (2) etapas, sendo a primeira divida em cinco (5) fases:
A segunda etapa é o curso de formação profissional.
Para o cargo de Agente Federal de Execução Penal, o edital trouxe as seguintes disciplinas:
Já para o cargo de Especialista Federal em Assistência à Execução Penal, as disciplinas listadas abaixo foram divulgadas em edital:
Lembra-se que aqueles aprovados em uma das vagas do concurso Depen 2020 poderão ser lotados em uma das cinco (5) penitenciárias federais, localizadas nas cidades listadas abaixo:
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.