Mateus Melis • 30/05/2023
Foi publicado no Diário Oficial estadual o regulamento do novo concurso DPE PI (Defensoria Pública do Piauí). O documento serve para nortear o edital que está previsto para ser publicado em breve.
Este será o primeiro concurso DPE PI e será destinado ao provimento de vagas para os cargos de Analista, Técnico e Auxiliar Defensorial.
Confira abaixo alguns detalhes do novo certame que foram divulgados no regulamento.
Mas antes de continuar a leitura deste texto, confira os cursos do Direção. A MELHOR PREPARAÇÃO para você garantir seu lugar no edital dos sonhos. Clique no botão abaixo e saiba mais!
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Receba as principais notícias no Telegram do Direção News
O documento apresenta requisitos básicos que serão exigidos pelo certame. Ainda não há mais detalhes sobre as vagas do concurso DPE PI, mas, apesar disso, algumas carreiras podem exigir nível superior, enquanto outras poderão exigir o nível médio de formação.
De uma maneira geral, os requisitos para a investidura no cargo público são:
De acordo com Lei nº 6.838, de 13 de junho de 2016, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e
Remuneração dos Servidores da Defensoria Pública do Estado do Piauí, o salário inicial do aprovado será de:
O regulamento também deixa claro sobre as reservas de vagas. Conforme indicado no documento, o certame reservará um percentual de 10% das oportunidades para pessoas com deficiência.
Para pessoas negras, quilombolas e indígenas, o concurso DPE PI destinará 20% das vagas que serão ofertadas no novo certame.
Conforme indicado no documento, as etapas do certame serão realizadas na cidade de Teresina/PI.
Os candidatos serão avaliados por meio das seguintes etapas:
A prova objetiva será no modelo múltipla escolha. Ou seja, serão questões com cerca de 4 ou 5 alternativas e apenas uma única reposta correta.
A prova será dividida em duas partes: parte de questões de conhecimentos gerais e parte de questões de conhecimentos específicos.
De acordo com o regulamento, o prazo de validade do certame será de 2 anos, contados a partir da publicação do edital de homologação do resultado final.
A validade do certame pode ser prorrogada por mais dois anos, a critério da Defensoria Pública.
Confira AQUI! O regulamento do concurso DPE PI!
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.