Juliane Freitas • 24/10/2022
O edital do concurso DPE SP (Defensoria Pública do Estado de São Paulo) poderá ser publicado em breve! Isso porque a banca organizadora do certame já foi definida, sendo a Vunesp a responsável pela seleção.
Recentemente, o Direção Concursos obteve acesso, com exclusividade, ao contrato entre a DPE SP e a banca Vunesp, que conta com importantes detalhes acerca do novo certame, que ofertará vagas para os cargos de Oficial e Agente de Defensoria Pública.
Veja, nesta matéria, o que estudar para conquistar sua vaga no cargo de Agente de Defensoria Pública e acelere sua preparação!
Confira os cursos do Direção para o Concurso DPE SP!
O edital mais recente para o cargo de Agente de Defensoria Pública foi publicado no ano de 2015, pela banca FCC (Fundação Carlos Chagas). Na ocasião, foram ofertadas 46 vagas imediatas, além de oportunidades em cadastro reserva, para diversas áreas de especialidade. O cargo exigiu dos candidatos o nível superior de escolaridade.
Os candidatos foram avaliados por meio da realização de provas objetivas e prova discursiva, totalizando 4 horas e meia de duração.
As provas objetivas contaram com 70 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas cada, de peso 1 e peso 3. As disciplinas cobradas foram as seguintes:
Confira, a seguir, o conteúdo programático para o cargo de Agente de Defensoria Pública:
Conhecimentos Gerais
Língua Portuguesa:
Domínio da ortografia oficial. Emprego da acentuação gráfica. Emprego dos sinais de pontuação. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Domínio dos mecanismos de coesão textual. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Sintaxe. Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Adequação da linguagem ao tipo de documento. Adequação do formato do texto ao gênero.
Matemática e Raciocínio Lógico (Somente para os cargos: Administrador de Banco de Dados, Administrador de Redes, Analista de Sistemas, Analista de Suporte, Engenheiro de Redes e Programador):
Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Relação entre grandezas: tabelas, gráficos e fórmulas. Razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três simples e composta; porcentagem e problemas. Juros simples e compostos. Sistemas usuais de medidas. Equações do 1º e do 2º grau; sistemas de equações. Noções de contagem, probabilidade e estatística. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a
conclusões determinadas.
Conhecimentos Básicos de Informática (Exceto para os cargos: Administrador de Banco de Dados, Administrador de Redes, Analista de Sistemas, Analista de Suporte, Engenheiro de Redes e Programador):
Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet/Intranet. Organização de informação para uso na Internet. Ferramentas e aplicativos de navegação e
de correio eletrônico. Acesso à distância a computadores, transferência de informação e arquivos. Conceitos de proteção e segurança da informação. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: fundamentos de hardware e de software. Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realização de cópia de segurança (backup). Conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos, pastas e programas e funcionamento de periféricos no sistema operacional Windows 7. Aplicativos para edição de textos e planilhas eletrônicas utilizando o Microsoft Office 2007.
Conhecimentos Jurídicos e Institucionais:
Constituição da República: arts. 1º ao 144 e arts. 193 e 232. Constituição do Estado: arts. 1º ao 143 e arts. 177 e 283. Lei Complementar Estadual nº 988/2006 e suas alterações posteriores. Lei Complementar Federal nº 80/94, e alterações posteriores, em especial a Lei Complementar 132/2009. Lei Estadual nº 10.261/68 – Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado e suas alterações posteriores. Lei Complementar Estadual nº 1.050/2008. Código Penal (Decreto-lei nº 2.848/40 e suas alterações posteriores): arts. 312 a 327 (Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Contra a Administração em Geral). Lei de Improbidade Administrativa: Lei n. 8429/1992 – Artigos 1º a 12º (Disposições Gerais; Atos de Improbidade e Penas). Deliberação CSDP nº 111, de 9 de janeiro de 2009 e alterações. Ato Normativo DPG nº 23, de 06 de outubro de 2009 e alterações. Ato Normativo DPG nº 55, de 20 de outubro de 2011.
Clique aqui para conferir o conteúdo específico para todos os cargos!
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.