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Edital FME Niterói (RJ) publicado; 193 vagas com iniciais de até R$4,2 mil

Edital FME Niterói (RJ) publicado; 193 vagas com iniciais de até R$4,2 mil

O edita FME Niterói (RJ) foi publicado e vem ofertando 193 vagas para a Fundação Municipal de Educação (FME). O salário inicial pode chegar a R$ 4,2 mil.

Em resumo, veja as informações principais:

  • Banca: Coseac/UFF
  • Vagas: 193
  • Cargo: diversos
  • Escolaridade: nível médio e superior
  • Salários:  R$2.774,29 a R$4.286,76
  • Inscrições:  20 de dezembro a 23 de janeiro
  • Taxas: R$95,00 a R$135,00
  • Provas: 25 de fevereiro
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Vagas e remunerações do edital FME Niterói

O edital Niterói (RJ) oferta 193 vagas de nível médio e superior para a área da educação, conforme é apontado na tabela a seguir:

Com relação as remunerações dos futuros aprovados, têm-se:

Inscrições e principais prazos do edital FME Niterói

Os interessados no edital Niterói devem se inscrever entre os dias 20 de dezembro e 23 de janeiro de 2024 através do site da banca organizadora. A taxa de participação varia entre R$95,00 (nível médio) e R$135,00 (nível superior).

Confira, a seguir, um resumo com as principais datas:

  • Inscrições: 20 de dezembro a 23 de janeiro de 2024
  • Pedido de isenção da taxa: 20 de dezembro de 2023 a 22 de dezembro de 2023
  • Prazo para pagamento da taxa; 23 de janeiro de 2024
  • Provas: 25 de fevereiro de 2024

Etapas e provas do edital FME Niterói

O edital Niterói é composto por duas etapas: a objetiva e a de análise de títulos.

As Provas Objetivas serão compostas por 50 questões de múltipla escolha, contendo 5 (cinco) opções de respostas, sendo somente uma correta. Confira as disciplinas cobradas:

As provas serão realizadas no dia 25 de fevereiro em turnos distintos para os cargos de nível médio e superior.

Os candidatos a Agente de Administração Educacional, Professor I, Professor I de Apoio Educacional Especializado farão a prova às 9h, enquanto que os candidatos a Assistente Social, Contador, Pedagogo, Professor II e Psicólogo, farão o exame às 15h. A duração da prova é de 4 horas.

Serão habilitados na Etapa I – Prova Objetiva os candidatos que obtiverem:

  • Pontuação igual ou superior a 35 (trinta e cinco) pontos no tópico de Conhecimentos Específicos;
  • Pontuação igual ou superior a 3 (três) pontos em cada um dos demais tópicos da Prova Objetiva.

A Etapa II, de avaliação de títulos, é destinada aos cargos de nível superior e dispõe da análise das qualificações de cada candidato. Veja como ocorre a atribuição de pontos:

Ao final, serão habilitados para os cargos de:

  • Professor I e Professor I de Apoio Educacional Especializado: 5 (cinco) vezes o número de cada tipo de vaga oferecidas neste Edital
  • Assistente Social, Contador, Pedagogo, Professor II (todas as habilitações) e Psicólogo: todos os candidatos até o limite total de 100 (cem), obedecida a proporção das reservas de vaga.

Confira o conteúdo programático:

LÍNGUA PORTUGUESA – NÍVEL SUPERIOR E MÉDIO
COMPREENSÃO E ESTRUTURAÇÃO DE TEXTOS. COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL. SEMÂNTICA: SINÔNIMOS, ANTÔNIMOS, POLISSEMIA. VOCÁBULOS HOMÔNIMOS E PARÔNIMOS. DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO. SENTIDO FIGURADO. SISTEMA ORTOGRÁFICO EM VIGOR: EMPREGO DAS LETRAS E ACENTUAÇÃO GRÁFICA. FORMAÇÃO DE PALAVRAS: PREFIXOS E SUFIXOS. FLEXÃO NOMINAL DE GÊNERO E NÚMERO. FLEXÃO VERBAL: VERBOS REGULARES E IRREGULARES. VOZES VERBAIS. EMPREGO DOS MODOS E TEMPOS VERBAIS. EMPREGO DOS PRONOMES PESSOAIS E DAS FORMAS DE TRATAMENTO. EMPREGO DO PRONOME RELATIVO. EMPREGO DAS CONJUNÇÕES E DAS PREPOSIÇÕES. SINTAXE DE COLOCAÇÃO. COLOCAÇÃO PRONOMINAL. CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL. REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL. EMPREGO DO ACENTO DA CRASE. NEXOS SEMÂNTICOS E SINTÁTICOS ENTRE AS ORAÇÕES, NA CONSTRUÇÃO DO PERÍODO. EMPREGO DOS SINAIS DE PONTUAÇÃO.

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO – NÍVEL SUPERIOR – PROFESSOR II
ASPECTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO: O PENSAMENTO PEDAGÓGICO MODERNO: AS TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS LIBERAIS E PROGRESSISTAS. A CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM, ALUNO, ENSINO E PROFESSOR NESSAS ABORDAGENS TEÓRICAS. O PENSAMENTO PEDAGÓGICO BRASILEIRO: CORRENTES E TENDÊNCIAS NA PRÁTICA ESCOLAR. ASPECTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO. AS BASES SOCIOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO. A EDUCAÇÃO COMO PROCESSO SOCIAL. EDUCAÇÃO PARA O CONTROLE E PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. A RELAÇÃO ESCOLA/FAMÍLIA/COMUNIDADE. EDUCAÇÃO E SOCIEDADE NO BRASIL. ASPECTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO. ASPECTOS PSICOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM: DIFERENTES ABORDAGENS. A RELAÇÃO PENSAMENTO/LINGUAGEM E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS. CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO: O BIOLÓGICO, O PSICOLÓGICO E O SOCIAL. O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E O AFETIVO. ASPECTOS DO COTIDIANO ESCOLAR. A SALA DE AULA COMO AMBIENTE INTERATIVO: A RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO E ALUNO/ALUNO. A ORGANIZAÇÃO SOCIAL DA CLASSE. A SALA DE AULA E SUAS PLURALIDADES. OS OBJETIVOS EDUCACIONAIS E OS CONTEÚDOS DE APRENDIZAGEM. O PLANEJAMENTO CURRICULAR E O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO. A AVALIAÇÃO COMO PROCESSO CONTÍNUO, INVESTIGATIVO E INCLUSIVO. AVALIAÇÃO: FUNÇÃO, OBJETIVOS E MODALIDADES. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR. OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. ASPECTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. CONSTITUIÇÃO FEDERAL (DIREITOS FUNDAMENTAIS E O CAPÍTULO III, SEÇÃO I, DA EDUCAÇÃO). LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. RESOLUÇÃO CNE/CEB 04/2010: FIXA AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. PARECER 11/2010: DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS. RESOLUÇÃO 07/2010: FIXA AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS. ECA – ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. PORTARIA CONJUNTA SME/FME Nº 04/2023, INSTITUI AS DIRETRIZES E OS REFERENCIAIS CURRICULARES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITERÓI. PORTARIA FME Nº 87/2011, INSTITUI A PROPOSTA PEDAGÓGICA QUE FUNDAMENTA O TRABALHO PEDAGÓGICO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE NITERÓI.

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Adriele Silva

Adriele Silva

Formada em jornalismo pela Unesp Bauru (SP) e mestre em jornalismo pela UEPG (PR).

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