Katharine Mota • 31/01/2022
As provas do concurso Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) foram aplicadas no último domingo, 30 de janeiro, e mais de 63 mil candidatos não compareceram para fazer os exames.
Segundo a Cebraspe, organizadora do evento, a abstenção do concurso Ibama foi de 44,39% para nível médio (cargo de técnico administrativo) e 36,42% para nível superior (cargos de analista ambiental e analista administrativo). Os dados foram repassados pela assessoria de comunicação da banca para a equipe do Direção Concursos.
No total foram 151.062 inscrições recebidas e, aproximadamente, 87.435 candidatos realizaram os exames do concurso Ibama no final de semana.
Isso significa que dos 108.041 inscritos para o cargo de técnico administrativo, apenas 60.082 fizeram a prova. Para os cargos de nível superior dos 43.021 inscritos, cerca de 27.353 estiveram presentes no último domingo.
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
O edital do concurso Ibama ofereceu 568 vagas, sendo 96 para analista ambiental, 40 para analista administrativo e 432 para técnico administrativo. O salários iniciais são de R$ 4.063,34 e R$ 8.547,60 com uma jornada de trabalho de 40 horas semanais para todos os cargos.
A divulgação dos gabaritos preliminares das provas objetivas está prevista para o dia 1 de fevereiro no site da Cebraspe.
A expectativa é que os aprovados no concurso Ibama atuem para reforçar as ações voltadas à fiscalização ambiental, em especial às que pertencem a Amazônia Legal.
A equipe de professores do Direção Concursos fez a correção pós-prova do cargo de técnico administrativo do concurso Ibama. Você pode conferir o evento na íntegra abaixo:
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Katharine Mota
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Já atuou na área de Assessoria de Comunicação, área de tecnologia e na produção de conteúdos no ramo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.