Larissa Lustoza • 13/08/2020
Dados recentes mostram que o Ibama perdeu mais da metade dos fiscais em um período de 10 anos. Situação da falta de servidores foi até mencionada pelo vice-presidente, Hamilton Mourão, reforçando que seria preciso um novo concurso Ibama.
Os dados foram obtidos pelo jornal Estadão que indicam que o número de fiscais em campo é 55% inferior ao que o governo mantinha nas florestas dez anos atrás.
Em 2019, a diminuição foi de 24% sobre o ano anterior. O aumento das aposentadorias e a falta de concursos públicos agravaram a situação.
Um novo pedido para realização de concurso público já foi realizado e encaminhado para o Ministério da Economia. Foram solicitadas 2.311 vagas para o próximo concurso público do órgão, sendo:
Não é a primeira vez que o deficit de servidores no órgão é denunciado. O próprio vice-presidente, Hamilton Mourão, apontou a falta de fiscais no quadro de pessoal do Ibama.
Mourão presidiu o Conselho da Amazônia, que ocorreu em julho deste ano. Nas reuniões e encontros, o vice-presidente mencionou a necessidade de ter mais servidores para proteger efetivamente as florestas brasileiras.
Já naquela época, ele afirmava que o Ibama – sem concurso desde 2013 – e o Instituto Chico Mendes (ICMBio) atuavam com 50% do efetivo.
“Temos menos de 50% do efetivo, sendo que dos 50% existentes, você pode botar que dois terços estão no escritório e um terço que está na rua, e esse um terço que está na rua, não está só na Amazônia“, declarou.
Com isso, o vice-presidente afirmou que um novo edital de concurso Ibama entraria em discussão com o Ministério da Economia.
“Precisamos ter um planejamento para recuperar a capacidade operacional dos órgãos de fiscalização [federais] que perderam pessoal que se aposentou, e que estão com seus efetivos reduzidos”, afirmou.
Em resposta à equipe de jornalismo do Direção Concursos, a Casa Civil informou que o novo concurso Ibama estava em análise e discussão com o Ministério do Meio Ambiente.
Com isso, um novo concurso Ibama é uma seleção para ficar de olho. Por isso, esteja preparado com os cursos completos do Direção Concursos.
Clique abaixo e conheça os pacotes do Direção Concursos:
De 2012 a 2013, o Ibama lançou três editais. Somando todas as oportunidades, as vagas e cargos foram os seguintes:
CONCURSO TÉCNICO ADMINISTRATIVO – o cargo só exigia nível médio e os candidatos passaram por somente uma prova objetiva. O conteúdo cobrado foi o seguinte:
CONCURSO ANALISTA AMBIENTAL – para ser Analista Ambiental, era preciso ter nível superior completo em qualquer área. O conteúdo cobrado nas provas era de acordo com a área que o candidato escolhesse.
CONCURSO ANALISTA ADMINISTRATIVO – o cargo de Analista Administrativo também exige nível superior completo. O conteúdo cobrado nas provas objetivas foram:
Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.
Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!
Então, clique abaixo e confira:
As principais notícias, avisos de eventos e dicas de estudo estão no Instagram do Direção Concursos: clique e confira!
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.